Por que a gente paga imposto de renda?

Olá comunidade, como vocês estão?

Se a gente perguntar, onze em cada dez brasileiros dirão que não gostam de pagar impostos. Mas, fazer o que, né? Não podemos fugir deles. :neutral_face:

No último dia 7, por exemplo, começou o período de declaração anual do Imposto de Renda 2022. Todo mundo que se encaixa nos critérios da Receita Federal precisa fazer a declaração. Se você não sabe se esse é o seu caso, clica aqui pra descobrir.

Mas peraí! Por que a gente paga Imposto de Renda mesmo? Quem que inventou essa história de cobrar imposto de todo mundo e ainda criou um tal de leão do IR pra incentivar o pagamento? :lion:

A gente resolveu contar toda essa história no novo episódio do Semanada. Muita coisa aconteceu ao longo da história do Imposto de Renda, que foi criado há mais de 200 anos lá na Inglaterra. Aqui no Brasil, ele vem sendo cobrado há 100 anos e é o tributo que mais arrecada dinheiro no país.

Aproveita que você não precisa pagar nada pra ouvir o Semana e dá o play.

35 curtidas

Rapaz, ótima pergunta! :sweat_smile:

17 curtidas

Bom dia @Johnatan_Castro, seja muito bem-vindo. Parabéns pelo primeiro tópico! Acabei de escutar no Spotify. Muito bom, adorei! :clap:

16 curtidas

Ótima pergunta

13 curtidas

Excelente tópico, parabéns!! :clap:

11 curtidas

Que baita pergunta, acho que todos já nos fizemos essa pergunta, e é muito interessante saber.

11 curtidas

Né isso!
Pagamos um imposto tão caro, pra ter um retorno tão ínfimo. Aff🤦🏼‍♂️

8 curtidas

Pro fundão eleitoral :+1: :clown_face:

1 curtida

Olá @Johnatan_Castro seja bem vindo a Nucommunity

@Johnatan_Castro seja muito bem vindo à NuCommunity, é um prazer vê-lo por aqui também! Sempre que posso acompanho suas lives no YouTube com o pessoal da NuInvest.

Por várias vezes me fiz essa pergunta kkkk, @Johnatan_Castro seja muito bem vindo e obrigado por nos trazer essas informações. Sucesso !

2 curtidas

Porque eu tenho que declarar o IR se eles já sabem tudo de mim?

Se eu declarar alguma coisa errada entro na “malha-fina” e eles me notificam, então, com certeza sabem tudo de mim.

Porque só não me mandam o boleto para pagar ou depositam minha restituição?

2 curtidas

Porque entre todas as máfias o estado e a mais violenta. E como todos sabem, se você não pagar a taxa de proteção a máfia costuma empregar violência contra você.

A verdade é que eles não sabem :rofl:

Precisam da declaração de outras pessoas pra descobrirem seus gastos. Juntando a declaração de todo mundo, a verdade toma forma. Ex: se alguém comprou alguma coisa, é porque alguém vendeu.

1 curtida

A questão não é pagar imposto, mas não ver nenhum retorno. A educação pública é ridícula, como também a segurança, saúde,etc.

2 curtidas

O irpf e pago quando vc lucra,mas quando vc toma preju ou golpe a receita nao quer participar e te ajudar a se reestabilizar,eita coisa boa​:rofl::rofl::rofl:

O imposto atual foi instituído em 1922 por Artur Bernardes, com a proposta de financiar a saúde, educação e o desenvolvimento urbano, com taxas variando entre 8 e 20%, com as maiores sendo pagas pelos de remuneração mais alta.

O imposto de renda foi instituído para TAXAR quem “ganhava” bem, hoje quem recebeu rendimentos tributáveis acima do limite (R$ 28.559,70) anual; ou 2.379,98 mensal (menos de 2 salários mínimos atuais “1.212,00”).
Já paga imposto de renda, RETIDO NA FONTE, antes de receber o pagamento, já é descontado o imposto de renda do seu salário.

fontes:

2 curtidas