Se a gente perguntar, onze em cada dez brasileiros dirão que não gostam de pagar impostos. Mas, fazer o que, né? Não podemos fugir deles.
No último dia 7, por exemplo, começou o período de declaração anual do Imposto de Renda 2022. Todo mundo que se encaixa nos critérios da Receita Federal precisa fazer a declaração. Se você não sabe se esse é o seu caso, clica aqui pra descobrir.
Mas peraí! Por que a gente paga Imposto de Renda mesmo? Quem que inventou essa história de cobrar imposto de todo mundo e ainda criou um tal de leão do IR pra incentivar o pagamento?
A gente resolveu contar toda essa história no novo episódio do Semanada. Muita coisa aconteceu ao longo da história do Imposto de Renda, que foi criado há mais de 200 anos lá na Inglaterra. Aqui no Brasil, ele vem sendo cobrado há 100 anos e é o tributo que mais arrecada dinheiro no país.
Aproveita que você não precisa pagar nada pra ouvir o Semana e dá o play.
@Johnatan_Castro seja muito bem vindo à NuCommunity, é um prazer vê-lo por aqui também! Sempre que posso acompanho suas lives no YouTube com o pessoal da NuInvest.
Porque entre todas as máfias o estado e a mais violenta. E como todos sabem, se você não pagar a taxa de proteção a máfia costuma empregar violência contra você.
Precisam da declaração de outras pessoas pra descobrirem seus gastos. Juntando a declaração de todo mundo, a verdade toma forma. Ex: se alguém comprou alguma coisa, é porque alguém vendeu.
O imposto atual foi instituído em 1922 por Artur Bernardes, com a proposta de financiar a saúde, educação e o desenvolvimento urbano, com taxas variando entre 8 e 20%, com as maiores sendo pagas pelos de remuneração mais alta.
O imposto de renda foi instituído para TAXAR quem “ganhava” bem, hoje quem recebeu rendimentos tributáveis acima do limite (R$ 28.559,70) anual; ou 2.379,98 mensal (menos de 2 salários mínimos atuais “1.212,00”).
Já paga imposto de renda, RETIDO NA FONTE, antes de receber o pagamento, já é descontado o imposto de renda do seu salário.