Por que o salário mínimo não rende, hein?

Oi, comunidade! Tudo bem com vocês?

Eu aqui de novo, dessa vez pra falar sobre ele, o salário mínimo! Me contem uma coisa, vocês também tem a sensação de que o dinheiro não rende no supermercado? Parece que com a mesma quantia a gente compra cada vez menos coisas.

Pra quem depende de um único salário mínimo, então, tá quase impossível. Viver com R$ 1.212 tem se tornado cada vez mais difícil para milhões de brasileiros. A alta constante nos preços de alimentos, transporte e outros produtos básicos corrói o nosso poder de compra. Não tá fácil…

Mas qual seria o valor do salário mínimo ideal, hein? Quando uma pessoa pessoa precisaria receber pra conseguir cobrir com conforto todas as duas despesas básicas?

A gente foi atrás dessa resposta no novo episódio do Semanada. Dá o play pra descobrir e vem contar aqui como vocês conseguem equilibrar as contas com os preços subindo e o salário mínimo na mesma.

26 curtidas

So digo uma coisa, ta cada vez mais difícil. Trabalho na area de vendas, e vejo como as coisas estão subindo demais. Quem ganha um salario mínimo, ta tendo que se virar nos 30 para conseguir pagar as contas.

Sinceramente nem sei. :face_with_hand_over_mouth:

13 curtidas

A pergunta de milhões @victor.gouvea !

12 curtidas

Não está fácil mesmo e como nossa geração viveu pouco essa era da inflação alta só ouvimos como era dá medo de chegar a vivermos num mundo como era esse contando Como era viver no Brasil da hiperinflação? - #42 por TONYALMEIDA

11 curtidas

O valor ideia pra o salta mínimo hoje no Brasil, deveria ser 5 x 1.212,00 = R$6.060,00

Hoje em dia não sei ao certo, vai depende da situação. Ela mora de aluguel? Como é o custo de vida da cidade?
Creio que a média para viver com o básico seria uns R$3.000,00 sem aluguel, vivendo com conforto.

Bora descobri! :fire::rocket:

9 curtidas

Exato, Kleber. A renda fica pressionada com os custos de transporte, alimentação, gás, energia elétrica, aluguel. É um tal de corta daqui, corta dali…

Se você quiser saber mais sobre o salário mínimo ideal ouve o episódio que lá a gente conta :wink:

6 curtidas

Pois é! E que milhões de brasileiros estão se perguntando também…como faz?

6 curtidas

Exato, Guilherme! É por aí que o Dieese calcula mesmo. Assim daria pra pagar um aluguel decente, custos com educação, saúde, alimentação… Ouve o episódio e depois me conta o que achou!

6 curtidas

Escuta o Semana dessa Semana! :purple_heart:

5 curtidas

Vi hoje uma publicação que tem a resposta pra essa pergunta:

A impressão é que trabalhamos dobrado, pra ganhar metade, e pagamos o triplo pelas coisas

Essa eu ouvi no spotfy: uns 6 mil reais, uau e pensar que o primeiro salário mínimo era de R$70,00 lá em 1994, com a estreia do real.

O valor do salário mínimo é o que gasto pra pagar as contas da casa e abastecer a despensa… O que passa disso- e não é muito- uso pra lazer, diversão, dá pra parcelar alguma coisinha nas casas baianas e monto minha reserva, aos poucos.

4 curtidas