Por que os produtos não são feitos para durar?

E aí gente, tudo bem?

Vocês já devem ter ouvido muito por aí, principalmente das pessoas mais velhas, que os produtos duravam mais no passado. E sabia que isso é verdade? Tudo faz parte de uma estratégia chamada obsolescência programada.

Tem mais ou menos 100 anos que essa estratégia existe na indústria, mas ela vem se tornando mais popular a cada ano. Por isso tem muito avô e avó com geladeira de 30 anos, enquanto a que a gente comprou no ano passado não está lá essas coisas.

No episódio de hoje do Semanada, a gente explica como funciona a obsolência programada, e como muitas pessoas mal percebem o quanto isso afeta a lógica de consumo e o meio ambiente.

Contem pra gente o que acharam do episódio e quais as táticas de vocês pra tentar fugir dessas armadilhas!

30 Likes

Ahhh, estava esperando criar esse tópico para poder comentar… que semanada incrível! O conteúdo está muuuuito interessante! Eu sabia que essa prática existia, a obsolescência programada, porém não sabia nomeá-la. De fato, é fácil perceber que há produtos que são feitos para durar e outros, não. Conhecimento é poder! Depois desse episódio não dá mais pra encarar meus hábitos de consumo da mesma maneira. É preciso estar atento a indústria e ao mundo dos negócios! Nosso bolso agradece e o meio ambiente também! Gerar lixo é inevitável, mas gerar lixo conscientemente é outra história. :wink:

Costumo utilizar todos os meus eletrônicos até quando não dão mais, até pifarem de verdade… só aí, adquiro outro!

12 Likes

:musical_note:Satisfação garantida
Obsolecência programada
Eles ganham a corrida antes mesmo da largada

Eles querem te vender, eles querem te comprar
Querem te matar a sede, eles querem te sedar
Quem são eles?
Quem eles pensam que são? :musical_note:

12 Likes

“Satisfação garantida
Obsolescência Programada
Eles ganham a corrida
Antes mesmo da largada.”

Foi em 2001 quando ouvi pela primeira vez, a frase Obsolescência Programada na música 3ª do Plural, do disco Surfando Karmas & DNA dos Engenheiros do Hawaii.
Essa linda canção que é uma crítica ao consumismo desenfreado e a propaganda massiva que incentiva esse consumo.

E o que faço pra tentar fugir dessa armadilha é me policiar e antes de comprar sempre me perguntar: Será que isso é realmente necessário?

13 Likes

:musical_note:Propaganda é a arma do negócio
No nosso peito bate um alvo muito fácil :musical_note:

A Promessa, Engenheiros do Hawaii, Álbum “Simples de Coração” (1995)

9 Likes

Adorei o tópico, @LarissaC. O assunto é completamente interessante, uma vez que realmente os produtos que temos hoje em dia são na maioria de fabricação frágil, qualidade baixíssima, poxa.

Gostei do tópico e já tô encaminhando pra algumas pessoas ali!! :crossed_fingers:t4::purple_heart::purple_heart::purple_heart:

Valeu, Lariii!!

6 Likes

Já tinha ouvido falar sim, é algo que nos deparamos bastante no estudo do Direito do Consumidor. E quanto mais a tecnologia se desenvolve, mais rapidamente ela consegue se reinventar e superar a si mesmo. Ninguém quer ficar de fora de nenhuma dessas revoluções e as novidades, o que gera o consumo desenfreado, quem nem sempre é falta de conhecimento ou controle, já que isso está inserido na psicologia comportamental como F.O.M.O, ou fear of missing out, que é o “medo de ficar de fora”, termo criado em 1996 que descreve o incômodo que temos quando sentimos que estamos perdendo algo.

Mas sabia que nem tudo que envolve a obsolescência programada é necessariamente ruim para o consumidor. Acho que a maioria das pessoa conhece o carro Fusca, que esbanjava durabilidade e resistência, tendo sido até mesmo um veículo de guerra por conta desses atributos. Todavia, tanta rigidez não era nada favorável ao condutor. Quando o veículo sofria algum impacto, por ter a carcaça resistente demais, todo o impacto era absorvido pelo condutor, quase sempre ocasionando o seu óbito.

Hoje em dia, os veículos são feitos para terem carcaças mais flexíveis, que amassem mesmo e assim absorvam o impacto, aumentando as chances de sobrevivência do condutor.

14 Likes

Adorei ! O tema “Obsolescência progrramada” nos provoca uma reflexão sobre comportamento e hábitos, além da informação sobre práticas abusivas ao consumidor, bem como formas de nos prevenir contra abusos, tão ruins pro nosso bolso e também para o meio ambiente. Muito bom.

5 Likes

Quem nunca ouviu de uma pessoa mais velha: “Carro antigo é que era bom, tinha lata forte! Hoje em dia os carros são todos frágeis!”

A lata podia ser até mais “forte”, mas em caso de acidente quem pagava o pato eram os ocupantes! :sweat_smile:

11 Likes

O Nokia 2280 da minha avô está vivíssimo até hoje. O meu celular se bater o lado já trinca a tela e para de funcionar, o dela até uma Vam já passou em cima!

image

Adorei o assunto!

7 Likes

Inclusive vai ser relançado pela Nokia em comemoração dos 25 anos de aparelho, eu adorei demais!

8 Likes

:rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl: essa cobrinha já me fez passar raiva viu.

Um bom celular só p receber chamada e ligar. Kk

4 Likes

Eu compro s[o para ter de lembrança! Lembro que eu chamada de ‘‘Tijolar’’

3 Likes

Já ouvi algumas vezes isso mesmo kkkkk. Um carro que custa caro pelo designer todo bonitão e seus recursos pra lá de espetaculares, mas deu uma batidinha… Tá feito o estrago :stuck_out_tongue:

2 Likes

Antes o carro do que eu! :rofl: :rofl:

4 Likes