Por que você precisa entender sobre ESG? (e um desafio!)

Oi, gente
Como está tudo por aí?

Vocês topam um desafio? :stuck_out_tongue_winking_eye: Antes de falar qual é, preciso contar sobre o Semanada desta semana. Ele tem tudo a ver com o desafio que quero lançar aqui. Eu sei que alguns de vocês torceram o nariz quando viram o título deste tópico. ESG parece mesmo uma daquelas coisas chatas, que não têm nada a ver com a gente, né? Mas, ao pesquisar sobre o assunto para escrever o episódio desta semana, vi que não era bem assim.

ESG é uma sigla, em inglês, para Ambiental, Social e Governança. Ela representa as ações das empresas nesses três pilares. Pesquisando sobre o assunto e ouvindo a Christianne Canavero, diretora de ESG do Nubank, descobri que as práticas ESG são ações que ajudam a resolver problemas que a gente conhece bem, como a fome e a desigualdade, por exemplo.

Ouça o episódio para você entender melhor o que é ESG e como essa sigla pode afetar a sua vida:

Mas sabe o que achei mais massa nessa história toda? É que ESG é sobre pessoas. Olha só: não adianta uma empresa ter um monte de ações legais se as pessoas que trabalham nela não replicarem isso de alguma forma. Por exemplo: uma empresa tem um projeto de combate à fome, mas os funcionários desperdiçam comida na hora do almoço. Não faz sentido, né?

Descobri que ESG só dá resultado de verdade se todo mundo participar. Foi assim que nasceu um desafio que eu desenhei pra mim e quero compartilhar com vocês! Pensei em metas pessoais que têm a ver com os três pilares do ESG. Olha quais são:

• Ambiental: comprar menos produtos embalados em caixas, plásticos ou alumínio;
  • Social: reduzir a zero o desperdício de comida aqui em casa até o final deste semestre;
  • Governança: criar um calendário à vista das coisas burocráticas que preciso resolver neste ano –quem ouvir o episódio vai entender o que isso tem a ver com governança.

Agora eu desafio vocês a criarem objetivos bem com a cara do ESG! Topam!? Espero que sim! Compartilha aqui quais são essas metas que eu quero ver! Bora?

32 Likes