Porque o Nubank não é o meu banco principal?

Eu abandonei totalmente o Nubank, seja a conta, seja o cartão. Vou explicar o porque e espero que isso possa ser encarado como um feedback, e quem sabe, mudanças possam surgir a partir disso. Eu ainda sou um grande fã da empresa e tenho certeza de que a empresa tem um futuro brilhante pela frente.

Previdência Privada

Pelo Nu Invest, é possível contratar uma nova previdência privada, porém não é possível portar uma previdência já existente. Eu até mesmo mandei email perguntando se não poderíamos fazer a portabilidade por email já que o processo não está disponível pela plataforma, porém sem sucesso. Portar a previdência é importante pra mim por dois motivos:

  1. Eu quero um banco onde eu possa centralizar todo o meu relacionamento.
  2. O valor iria compor o saldo necessário para ter isenção do Ultravioleta.

Um outro problema da previdência são os fundos disponíveis. Infelizmente poucas opções de fundo para previdência.

Super app

Aos poucos eu estou vendo o Nubank unificar as funções de investimento no seu app. Isso pra mim é ruim, ou melhor, deveria ser opcional. Por motivos de segurança e eu não quero ter no meu celular os meus investimentos. O ideal, na minha opinião, é o Nubank permitir configurar isso: define que você não quer ver os seus investimentos no app do Nubank, assim você pode ter no seu celular só sua conta bancaria e cartão, o suficiente pro dia a dia, e no seu iPad o Nu Invest, com sua vida financeira mais detalhada. Ah, se você quiser ativar novamente os investimentos no seu app do Nubank, teria um período de 72 horas até os valores serem mostrados lá novamente, assim acredito que a ativação deste recurso não seja um problema de segurança.

Poucas opções de investimento

A usabilidade do Nu Invest é ótima, porém faltam opções de investimentos, principalmente fundos e renda fixa.

4 curtidas

Esse feedback seria muito importante para esse Tópico @bored : Tela Inicial do App: Introdução

Bem Vindo a Comunidade!

9 curtidas

Olá @bored, tudo bem?

Sobre a previdência privada, eu não tenho a informação se é possível fazer a transferência por outros bancos. Há a possibilidade de resgate antecipado, não? Mas acredito que deve haver um desconto considerável da sua rentabilidade.

Nas suas considerações do super app, a questão de segurança envolve mostrar os valores? Porque há a opção de esconder. Porém, se sua preocupação for a respeito da segurança do próprio aplicativo, devo dizer que ela também é do Nubank, pois imagine a repercussão que seria ter um aplicativo falho em um quesito tão importante para todos.

Por fim, sobre as opções de investimento, quais fundos ausentes você gostaria de ver? É importante este tipo de informação específica para que o time do Nubank possa saber exatamente o que fazer.

Espero ter contribuído para a discussão, abraço!

6 curtidas

Sobre a previdência privada , eu não tenho a informação se é possível fazer a transferência por outros bancos. Há a possibilidade de resgate antecipado, não? Mas acredito que deve haver um desconto considerável da sua rentabilidade.

Se eu resgatar a previdência, eu teria que pagar 30% de IRPF. A portabilidade é uma operação onde não há nenhum tipo de custo ou impostos.

Nas suas considerações do super app , a questão de segurança envolve mostrar os valores? Porque há a opção de esconder. Porém, se sua preocupação for a respeito da segurança do próprio aplicativo, devo dizer que ela também é do Nubank , pois imagine a repercussão que seria ter um aplicativo falho em um quesito tão importante para todos.

Eu não quero esconder os valores, que não apareça a caixinha de “Investimentos”. Eu gostaria que meus investimentos não fossem acessíveis através do app Nubank, somente através do app Nu Invest. Por isso sugeri a possibilidade de uma opção em “Configurar app” onde você poderia desativar completamente o acesso aos seus investimentos pelo aplicativo.

Por fim, sobre as opções de investimento , quais fundos ausentes você gostaria de ver? É importante este tipo de informação específica para que o time do Nubank possa saber exatamente o que fazer.

Trigono 70 Previdência
Trigono Verbier FIA
Monetus FIA
LCI, LCA, CDB

5 curtidas

Eu não tenho total certeza mas creio que esse “problema” acontece porque o Nu Invest te disponibiliza apenas os fundos de previdência e não tem um plano de previdência em si. Exemplo: no plano você pode escolher como quer receber os rendimentos no final, se é em parcela única ou se é em parcelas vitalícias extensível à dependentes e etc… existem várias formas de recebimento que você pode escolher, além de tempo de permanência pré estabelecido, nada a mais, nada a menos, salvo em casos específicos. No caso do Nu Invest, é apenas o fundo e você pode liquidar as cotas antes do prazo final ou até mesmo deixar mais tempo, vai dá sua vontade. Por esses motivos, a portabilidade não funciona.

Vai de cada cliente, não é? Eu entendo seu descontentamento, mas os mim isso é ótimo, tudo em um só lugar.

Pela minha experiência com outras plataformas, a Nu Invest está entre as melhores em questão de quantidade de investimentos. Eu não me importo muito com fundos pois não considero bons investimentos, vale mais a pena fazer aplicações individuais. Mas, como tudo na vida, vai do gosto de cada um. Infelizmente se o Nubank/Nu Invest não está te atendendo bem, é necessário procurar uma plataforma melhor.

1 curtida

É sobre isso!

2 curtidas

Eu não tenho total certeza mas creio que esse “problema” acontece porque o Nu Invest te disponibiliza apenas os fundos de previdência e não tem um plano de previdência em si.

A equação é simples: se você pode contratar um novo plano (e você pode), logo, você deveria também poder portar um plano já existente. Na Easy Invest a portabilidade existia, mas era feita de uma forma bem manual. Eu mandei email para o suporte do Nubank perguntando se não poderíamos fazer de forma manual, e eles me responderam que não e que “em breve” a feature de portabilidade estaria disponível.

Vai de cada cliente, não é? Eu entendo seu descontentamento, mas os mim isso é ótimo, tudo em um só lugar.

Exato, por isso minha sugestão foi dar a opção para que, quem quiser, possa desativar totalmente a exibição dos investimentos no app e, ao ativar, os investimentos só voltem a aparecer depois de 72hrs. Ou seja, atende quem está feliz como você e outros que tem preocupações com segurança e não querem deixar seus investimentos disponíveis no seu celular.

Pela minha experiência com outras plataformas, a Nu Invest está entre as melhores em questão de quantidade de investimentos. Eu não me importo muito com fundos pois não considero bons investimentos, vale mais a pena fazer aplicações individuais.

Se tudo que você quer é tesouro direto e um home broker, tá perfeito o nu invest.

Mas, como tudo na vida, vai do gosto de cada um. Infelizmente se o Nubank/Nu Invest não está te atendendo bem, é necessário procurar uma plataforma melhor.

Sim, eu estou em uma plataforma que me atende melhor. Se você ler o primeiro parágrafo do meu post, eu disse que não vim aqui reclamar, e sim fazer um feedback construtivo.

2 curtidas

Geralmente sempre o que vejo sendo contrastado é Previdência Privada x Fundo de Investimentos. E essa previdência privada se apresenta como um fundo, mas com as tais vantagens tributárias. Pelo menos é o que informa o regulamento.

Isso me parece ser uma tendência do mercado e também uma preferência da maioria dos usuários.
Se você quiser separar investimentos da conta, provavelmente terá que optar por instituições diferentes.

2 curtidas

Geralmente sempre o que vejo sendo contrastado é Previdência Privada x Fundo de Investimentos. E essa previdência privada se apresenta como um fundo, mas com as tais vantagens tributárias. Pelo menos é o que informa o regulamento.

O plano de previdência é o seu contrato com uma instituição, este plano de assemelha mais com um seguro, inclusive por questões de sucessão patrimonial. Além é claro das vantagens tributárias que você citou.

Os fundos de investimento são onde você pode aportar os valores do plano de previdência, inclusive um plano de previdência pode ser composto de N fundos. Outra questão importante é que os fundos de investimento para previdência privada são diferentes dos fundos de investimentos normais que são abertos para o publico geral.

1 curtida

Isso me parece ser uma tendência do mercado.

Infelizmente. Pode parecer prático, mas eu acho que os apps acabam ficando muito poluídos e confusos. É muita função num app só. Saudades da época do “menos é mais”.

Se você quiser separar investimentos da conta, provavelmente terá que optar por instituições diferentes.

Por enquanto o BTG+ permite fazer essa separação, não é o padrão mas tem uma opção onde você pode escolher não mostrar seus investimentos no app do banco, assim eles são acessíveis só pelo app da corretora. Eu espero que eles mantenham essa opção, atende bem todos os públicos.

1 curtida

Onde eu queria chegar. Então, por exemplo. Na corretora, na seção de Previdência Privada aparecem vários fundos. Ex:

  • ICATU SEG PRIVILEGE FIC RF
  • OCEANA LONG BIASED FIC FI MULTI ACS PREV
  • BRASIL CAPITAL 100 B PREV FIA FIA
  • ALASKA ICATU PREV FIM
  • Etc.

Se eu escolher um desses, eu não consigo definir se vai ser PGBL, VGBL, ou a questão da sucessão patrimonial? Beneficiários, etc.

Ou vou ter que procurar um corretor para definir essas questões?

1 curtida

Onde eu queria chegar. Então, por exemplo. Na corretora, na seção de Previdência Privada aparecem vários fundos. Ex:

  • ICATU SEG PRIVILEGE FIC RF
  • OCEANA LONG BIASED FIC FI MULTI ACS PREV
  • BRASIL CAPITAL 100 B PREV FIA FIA
  • ALASKA ICATU PREV FIM
  • Etc.

Se eu escolher um desses, eu não consigo definir se vai ser PGBL, VGBL, ou a questão da sucessão patrimonial? Beneficiários, etc.

Ou vou ter que procurar um corretor para definir essas questões?

Escolhe o fundo, clica em contratar, e o app vai te perguntar se você quer PGBL ou VGBL, idade de aposentadoria e etc. Novas contratações dá pra fazer 100% pelo app.

3 curtidas

Muito pelo contrário, eu pouco invisto em Tesouro e não uso a plataforma da Nu Invest para renda variável.

1 curtida

Cara, perfeito seu feedback. Concordo 100%. :clap:

1 curtida