Precisamos falar de dinheiro com os pais

Oooooooooi Comunidade! Quanto tempo, tava com saudade de vir falar aqui com vcs! :purple_heart:

E hoje cheguei pra conversar sobre um tema que é meio cabeludo, mas que todo mundo vai ter que passar um dia: falar sobre dinheiro com os pais. Se vocês soubessem o tanto de gente que leva um susto quando chega nesse assunto… comigo foi meio assim. Meu pai faleceu em 2018 :frowning: e a gente descobriu uma dívida grande que não fazia ideia – e que tamo pagando até hoje. Foi um Deus nos acuda até entender o tamanho da treta!

Então, pra ajudar outras pessoas a não passarem pelo mesmo, pensei: poxa, vamos falar disso logo de uma vez? Tirar o tabu da frente, sabe? É tão importante…e se tem uma coisa que a gente faz aqui o tempo todo no Nu é tentar desburocratizar a vida financeira. Por que não fazer isso antes dos problemas chegarem?

Foi daí que surgiu esse episódio do Semanada, que conta com dicas de uma professora de psicologia da PUC - SP, e dá umas boas ideias. E aí, vcs já conversaram com os pais sobre o tema? Contem pra mim!

26 curtidas

Ótimos assuntos como sempre, notificação de novos episódios do semana já tá ON no Spotify! :purple_heart:

15 curtidas

Meus pais são completos descontrolados, eu desisti de falar sobre isso com eles kkkk

8 curtidas

Sim, pouco a pouco estou mostrando esse lado, alguma vezes sem sucesso, mas continuo tentando e respeito a opinião deles.

5 curtidas

Não desista, faz 4 anos que meu pai acumulou uma dívida de 150 mil reais, oriundo de empréstimos e cheque especial, até então ninguém da família sabia.
Percebemos em um momento que não havia mais dinheiro nem pra supermercado, então fiz uma intervenção nele e fomos descobrindo todas as dívidas em bancões, plano de saúde, familiares.

Fiz uma procuração e tomei a frente das finanças da casa - espero que você não precise disso - e hoje temos “apenas” 26 mil para pagar, e ainda com reserva de emergência feita. :star_struck:

No primeiro ano meus pais foram bem difíceis de lidar, mas depois eles aprenderam. Hoje em dia eles mesmos já cuidam das finanças do dia a dia, eu só estou ajudando em investimento agora.

8 curtidas

Vc foi guerreiro kkk

4 curtidas

Que bom que vc curtiu :slight_smile: esse é um assunto importante mesmo e que quase ninguém fala, né? Bora divulgar pros amigos!

7 curtidas

Isso é mais comum do que vc pensa, Marcos. Ouve o episódio, tenta pegar umas dicas aqui. Talvez mandar pra eles o episódio pode ajudar a começar a conversa!

5 curtidas

O importante é tentar, Guilherme. Nem sempre a gente vai ter o resultado que gostaria, mas empurrar pra baixo do tapete e fingir que não existe também não é a solução. Eu acho que vc tá no caminho certo, com paciência e empatia, aos poucos, vai colhendo resultados, vc vai ver!

4 curtidas

Arthur, que história legal! É muito bom ler isso e saber que é possível, sim. Dá um trabalho grande? Dá…não só na parte prática, mas também na emocional. Mas no fim das contas o resultado é muito positivo porque garante mais qualidade de vida pra eles mesmos. Parabéns pelo seu esforço!

6 curtidas

Assunto necessário mas bem delicado!!

Excelente abordagem do assunto, com meus pais e irmão sempre tocamos no assunto, falamos sobre organização financeira, investimentos e bens e o assunto tem amadurecido muito ao longo destes anos acho que não teremos surpresas no futuro.

Mas já presenciei situações muito complicadas em pessoas próximas, entre dividas deixadas por pessoas falecidas e briga entre família por herança

8 curtidas

O assunto é bem delicado, mas realmente, a única certeza que temos é da morte, que uma hora chega…
Como dito aí, é importante fazer isso enquanto tá todo mundo saudável, pra não parecer que está agourando.
Já enviei pro meu irmão ouvir, pra ver se conversamos sobre no próximo almoço em família, até pensei também em extender a assistência funerária pros meus pais no meu seguro de vida, mas nãos ei se eles já tem, se já estão no plano da minha avó…
coisas que a gente só descobre conversando mesmo.

tô aqui pensando no trabalhão que vou deixar quando eu for dessa pra outra: é conta em tanta instituição, que até eu me embananei quando troquei de celular.

pelo menos dívida não tem, ainda…

Briga por herança é clássico, pode ser a família mais unida do mundo… seja pelo valor afetivo, ou pelo monetário mesmo, sempre dá treta, que poderia ser evitada se tudo tivesse sido resolvido em vida.

5 curtidas

A gente sempre conhece alguma história complicada, né William? Ainda bem que vocês conseguem manter essa conversa de um modo saudável e tranquilo!

5 curtidas

Bruno, fiquei muito feliz em saber que esse episódio despertou em você a vontade de abrir essa conversa com seus pais! É REALMENTE importante, e não tem como fugir dela…um dia a questão vai precisar ser enfrentada. Boa sorte pra vocês, espero que dê tudo certo!

5 curtidas