Primeira máquina de aceitar cartão de créditos

O logista colocava o cartão no slot, um papel duplo intermeado por carbono passava de um lado para o outro a prensa e ficava uma via com ele e outra com o cliente

10 curtidas

Pequena diferença dos smartphones e maquinhas com chips de hoje.

fico feliz por já ter nascido em uma época que não precisa ter todo esse trabalho, só aproximar o cartão e fim da transação.

1 curtida

Sim um trabalho realmente manual e para mais informações a Visa foi a primeira bandeira juntamente com o mastercar a mastercard quem trouxe foi o Credicard e os bancos incialmente trabalhavam com visa, depois surgiram tambem o AmericanExpress e Diners que pertencia ao mesmo grupo Credicard, era o cartão vip do grupo, agora tem um monte de bandeiras. Me corrija se estiver errado op amigo ex logista.

Pois é eu quase que vi as moedas de sal, primeira espécie de dinheiro,kkkk

Era muito top, e o atendente tinha que ligar pra operadora do cartão pra aprovar a compra, isso numa época que muito pouca gente usava cartão, que tinha era diferenciado, quase toda minha família e agregados compravam no meu cartão, quando chegava a semana de pagar a fatura era um sufoco, ligar pra os esquecidos pra lembrar o valor da parcela da compra deles. Kkkkkkkkkkkkkkk

Era assim mesmo…

1 curtida

Que legal compartilhar isso @anon95820378, um diferencial para quem gosta de história.

@anon95820378 essa máquina é da época dos dinossauros :t_rex: . Pura Nostalgia.

1 curtida

Obrigado por compartilhar!

E tinha que ficar esperto com esse papel carbono, pois senão o cartão podia ser fraudado! Tempos difíceis!

E tem gente que reclama do contactless :rofl:

1 curtida

Eu sou meio histórico, pessoal tenho muitas coisa que posso compartilhar preciso me policiar para não lotar esta comunidade

Tudo isso não seria possível sem este inicio nada cômodo, mas imprescindível na história, o telefone tinha diafrágma de couro, era necessário gritar para que a fizesse vibrar.


Primeiro computador
ENIAC era um monstrengo de 30 toneladas de peso que ocupava uma área de 180 m² de área construída. Sua produção custou nada menos do que US$ 500 mil na época, o que hoje representaria aproximadamente US$ 6 milhões e a máquina contava com um hardware com 70 mil resístores e 18 mil válvulas de vácuo que em funcionamento consumiam vorazmente 200 mil watts de energia

image
O Primeiro computador utilizado no país, que entra para o RankBrasil, é um Univac-120 adquirido em 1957 pelo governo do Estado de São Paulo.

A máquina era equipada com 4,5 mil válvulas e fazia 12 mil somas ou subtrações por minuto, além de 2,4 mil multiplicações ou divisões ao mesmo tempo.

Com 60 bytes de memória RAM, o equipamento foi comprado com o objetivo de calcular o consumo de água da capital paulista.

Setor privado
No setor privado, a empresa Anderson Clayton adquiriu o primeiro computador do país em 1959. O Ramac 305 tinha 2m de largura, 1,80m de altura, com mil válvulas em cada porta de entrada e saída da informação.

A unidade de disco contava com 150 mil bytes de capacidade, o que equivale atualmente à memória da agenda telefônica de um chip 3G. O computador levava cinco minutos para procurar uma informação.

Hoje o meu pc está obsoleto com 6 GB de memoria

image
O primeiro computador e telefone a chegar ao Brasil eu não vi em operação,mas a máquina de cartão e ste sim inclusive tive um destes