Tive uma experiência ontem que merece ser relatada.
Ontem de manhã, fui apagar com os pontos do Rewards um valor de Uber que me parecia ser a cobrança definitiva de uma viagem.
Usei 555 pontos para apagar R$ 5,55, mas, em seguida, apareceu um outro valor de R$ 10,60 de Uber, sendo que foi apenas uma viagem.
Relatei que “algo de errado não estava certo” ao Nubank, que, por sua vez, mandou falar com o estabelecimento (Uber). Fiz isso e descobri que os R$ 5,55 (infelizmente apagados com os pontos do Rewards) era uma cobrança de autorização (isso pra ver se o cartão estava ok), a qual segundo a mensagem padrão do Uber, sem especificar valores, seria anulada no mesmo dia.
Parece que a situação é a seguinte: Uber lançou um valor de teste (que não aparece no histórico de viagens) e que no Nubank, depois de apagado com os pontos do Rewards, não consigo reportar que é uma cobrança de autorização, teste, com o valor estimado para a viagem e que deveria ser anulado pelo Uber.
Então, até o momento está assim (com base no extrato de pontos do Rewards):
Uber até fez a anulação dos R$ 5,55 cobrados, mas, ao que parece pelo extrato de pontos do Rewards, o Nubank não devolveu os 555 pontos.
Depois disso, o meu conselho é:
Esperar 24 horas para apagar valores do Uber e conferir com o histórico de viagens qual é o valor definitivo, real da viagem antes de apagá-lo com os pontos do Rewards. E também se os valores de teste foram realmente anulados, estornados, pois também já peguei cobranças em duplicidade do Uber pela mesma viagem há um tempo atrás e precisei reclamar.
Desde já, seja muito bem-vinda a nossa comunidade! Sinta-se em casa.
O seu relato foi levado à equipe do Nubank. Se eles tiverem algum comentário a acrescentar sobre o seu relato, e se for necessário, deixarão aqui neste tópico.
Ah, e obrigado pela dica! Se você achar interessante, entra em contato com eles através do seu aplicativo também, beleza?!
Boa noite, li seu relato. Quero dizer, que mesmo você tendo apagado o valor “teste” que a Uber lançou no seu cartão, eles ainda irão depositar esse valor te devolvendo. Então mesmo que o valor não seja vinculado a esse teste porque vc apagou, eles ainda irão te devolver. Você deve estar com a fatura total no seu cartão, o valor aparecendo menos a corrida teste que foi devolvida e menos o valor que vc apagou com o Rewards que equivale ao valor da corrida teste
Isso é um procedimento de segurança que algumas empresas fazem, para verificar se de fato o cartão existe. Acontece muito cmg, quando adiciono algum cartão novo ao PicPay. Mas foi bom vc relatar isso, vai deixar muitas pessoas mais atentas.
Quando você apaga uma compra do Rewards, não devolvemos os pontos, mas você mantém os créditos recebidos pela compra. Então nesse caso, dá uma olhadinha na sua fatura aberta, pois nela devem constar os créditos que você recebeu, independentemente do posicionamento da Uber com relação ao assunto.
Ah, e se realmente houver algo de errado ou que você não compreende, chama a gente pelo chat ou pelo 0800 591 2117 para podermos te orientar com relação a isso. Ficaremos felizes em te auxiliar
Boa tarde, Mexeus!
O problema foram os 555 pontos gastos para apagar uma compra anulada, posteriormente, pelo estabelecimento. É o que eu vejo no extrato de pontos. Eu gastei 555 pontos e depois a compra foi anulada, mas os 555 pontos não voltaram e, obviamente, os + R$ 5,55 foram ajustados para - R$ 5,55 depois da anulação do estabelecimento, ou seja, eu apaguei, eles anularam e os pontos se foram.
Por isso, o meu conselho de só apagar quando tiver certeza de que é o valor definitivo.
Entendi, @Adriana_Klann! Os pontos realmente não voltam, uma vez que você apaga a compra, essa é uma operação irreversível. Mas os créditos pela compra apagada também permanecem de qualquer maneira, então você ganha o valor que foi apagado e mantém o crédito independente de a compra ser cancelada ou estornada.
Agora se os créditos que você recebeu por essa compra sumiram quando ela foi estornada, precisaremos verificar o que ocorreu para analisar a possibilidade de ajuste.
Porém, como a comunidade não é um canal de atendimento, para resolver qualquer questão relacionada aos seus produtos, por gentileza, entre em contato com a gente por chat, e-mail ou telefone, tudo bem?
Já havia relatado o acontecido por outro meio, mas tá tranquilo, já desisti.
Fica o aprendizado de olhar melhor o que é cobrança de fato e o que é só de autorização.