Quando chega a independência financeira?

Olá, comunidade!

Como vocês estão? Tiveram boas festas? Estão preparados para 2022?

Aqui a gente já começou o ano querendo saber dos planos de vocês. No primeiro episódio do ano do Semanada, vamos falar sobre independência financeira. Quando será que ela chega, hein?

Eu, por exemplo, mudei pra São Paulo em 2006 e morava sozinho, já me sentia super independente. Até que meu pai ficou sem grana e me falou: “filho, se você quiser continuar em São Paulo, agora é por sua conta”. E foi então que eu percebi que não era independente coisa nenhuma – mas tive que ficar na marra.

No episódio de hoje tem algumas considerações interessantes sobre isso, e algumas dicas pra ajudar a chegar lá. Sabia que liberdade financeira é diferente de independência? Pois é, ouçam o episódio pra descobrir mais e me contem: o que é independência financeira pra vocês?

29 Likes

Acho que quando eu tive a minha primeira obrigação de pagamento no meu nome, caiu a ficha e falei: Agora sou eu comigo mesmo.

E vamos de Semanada!

17 Likes

Eu sempre trabalhei desde muito novinha, e mesmo ganhando pouco tentava depender menos dos meus pais.
Quando fiz 18 anos me mudei de cidade e já consegui um trabalho, e a partir daí, acho que realmente percebi que agora eu teria que me virar.

17 Likes

Tudo certo, @victor.gouvea e foram boas festas sim para celebrar a vida em geral! :pray:t4:

Acredito que possa ser quando a pessoa sabe manter a consciência em gastos. É essencial a pessoa saber o que precisa gastar para as necessidades e o que pode gastar pra.outras coisas.

Eu mesmo não gasto mais do que eu tenho para não fugir do controle e depois tá tentando corrigir a situação com ajuda dos meus pais ou aquele empréstimo pelo Nu, haha. Mas posso dizer que ainda sou dependente dos meus pais. Eles me ajudam em algumas coisas, exemplo, o pagamento da nossa moradia.que é no meu nome.

E vamos de ouvir a newsletter desta semana e ficar por dentro da situação! : )

16 Likes

Eu percebi que minha independência aos 16 anos, e até hoje assim vivo

15 Likes

Independência financeira aos 20 anos de idade! Liberdade é tudo…

8 Likes

Sempre trabalhei desde pequeno para ajudar meus pais. Comecei com 10 anos, trabalhando na zona rural, fazendo farinha de mandioca, catando algodão, fazendo beiju, colhendo arroz. Com 12 nos mudei para a cidade. E mesmo assim procurava sempre um jeito de ganhar uma graninha para ajudar meus pais. Isso foi bom para mim, por que cresci com essa ideia na mente de sempre ter meu próprio dinheiro. Hoje olho pra tras e vejo com bons olhos.

Pra mim é isso:
Tenho as contas sobre controle, bens, conseguir realizar alguns sonhos pessoais, tenho uma reserva de emergência.

Amei essa semanada @victor.gouvea. Fiquei assustado com alguns dados que foram citados aí.

70% dos brasileiros gastam quase tudo que ganham.
Apenas 8% tem uma saúde financeira ótima.

14 Likes

Acho que independência em si é literalmente não depender de outra pessoa pra comprar algo, por exemplo.
Conseguir conquistar algo que eu quero, sozinho, sem precisar de ajuda, mostrando que sou capaz!!
Claro que se tiver alguém pra construir junto… às vezes a caminhada se torna mais prazerosa! :blush:

4 Likes

Que saudade que estava dos tópicos relacionados a newsletter!
Ótimo conteúdo pessoal!

11 Likes