Retrospectiva 2022: vem ver que não vai ser chato

Oi, pessoal!

Eu sei…muita gente viu “retrospectiva” no título e já torceu o nariz, né? Sim, a gente sabe que fazer retrospectiva no fim de ano é um clichê, mas dezembro inteiro não é um grande clichê?

Pensa comigo! Fazemos quase sempre as mesmas coisas no final de todos os anos: a gente fica suspirando, dizendo que os últimos meses passaram voando, nos encontramos com parentes e amigos que ficamos o ano inteiro sem ver, fazemos amigo secreto com o pessoal do trabalho, entramos no bolão da mega-sena da virada, vamos a todos as happy hours possíveis e imagináveis…por que não ouvir uma retrospectiva?

Não te convenci? Que tal isso: relembrar os principais fatos da economia é uma oportunidade de entender o que aconteceu com o seu bolso e criar planos para tentar se blindar nos próximos meses. :heart_eyes:

Afinal, quando o assunto é dinheiro, não tem como apertar a tecla reiniciar só porque um novo ano está começando. E muito do que a gente viu em 2022 pode, sim, continuar em 2023. Tem certeza de que não quer entender o que pode acontecer nos próximos meses com o seu dinheiro? Se eu fosse você, já dava o play no episódio fresquinho do Semanada.

Agora me diz: o que você vai fazer para blindar o seu bolso em 2023?

38 curtidas

Concordo com você @Camila.Mendonca :hugs:

Fazer uma retrospectiva do ano é importantíssimo para que possamos rever nossas metas e planos, onde erramos, o que nem tentamos, o que é necessário mudar, melhorar, enfim… e isso não só no aspecto financeiro, mas em nossa vida como um todo.

Obrigado por compartilhar esse conteúdo! :pray:t3::raised_hands:t3::hugs::purple_heart:

17 curtidas

Realmente, eu acho muito importanto fazer uma retrospectiva, normalmente todo ano eu faço
e sempre deixo um dia pra fazer uma retrospectiva financeira rs, e já começar a me organizar para fazer a declaração do imposto de renda.

Poxa ta ai uma pergunta dificil,
mas minha ideia para 2023 vai ser economizar o maximo que der para investir mais.

12 curtidas

Conteúdo maravilhoso, adoro retrospectiva! :purple_heart:

Acho importantíssimo relembrar tudo que passamos durante o ano, assim podemos rever os pontos positivos e negativos, os positivos para repetir no ano seguinte e continuar melhorando e os negativos para corrigir e tentar de outra forma! Concordo com o comentário do @ThiagoMoura, ter planejamento é tudo.

Provavelmente vou evitar a tentação de comprar coisas que pode não ser necessário no momento e guardar o dinheiro para coisas realmente importantes como investir para ter um bom futuro.

13 curtidas

Então acompanha o blog! Já tem muito conteúdo que pode te ajudar nessa meta, mas nos próximos dias vai ter um conteúdo bem focado para 2023!

13 curtidas

Hummmm essa é uma boa, né!? Vai ter conteúdo no blog sobre isso também! Fica de olho :slight_smile:

12 curtidas

Realmente 2022 não foi facil! Inflação, Alta dos combustíveis, alimentos, Guerra, Pandemia, etc. Estamos finalizando 2022, embora muitos não conseguiram devido a muitos fatores. Mas tomara que as coisas comecem a melhorar 2023. Se 2022 eu procurei cuidar financeiramente, 2023 vou preparar mais ainda, por que o futuro ta tudo meio incerto!

13 curtidas

É isso, Kleber! A gente tem que se preparar sempre!

11 curtidas

Conteúdo bem top, adorei, parabéns! :purple_heart: :purple_heart:

Ideia, ano que vem poderia ter uma retrospectiva, bimestral ou trimestral, assim ajudaria no contexto de se programar melhor e/ou tomar outra direção sobre a vida financeira. É muito bom ter o planejamento financeiro e se ele pode ser corrigido à tempo seria melhor ainda.

Abraço!

10 curtidas

Amei a ideia, Cláudio! Vou levar para o time! Obrigada :purple_heart:

9 curtidas

Onedrive me trouxe uma recordação aqui. Abaixo vai minha lembrança que recebi em 2019, bateu até a saúdade aqui rs

8 curtidas

aaaaaaaaaaaa :purple_heart: quem mais é da primeira geração? rsrrs

7 curtidas

Terapia :joy:

8 curtidas

Me acabo com as respostas do @FelipeMoraes nos posts :joy::rofl:

8 curtidas

Opa cliente NU desde 2014, epoca que dava pra enviar convite pros amigos e eles ganhavam prioridade a fila para a solicitação do cartão, pelo menos era isso que dizia rs

6 curtidas

Amigo…eu até aumentei minha “reserva da terapia” pra bancar consultas extras… :sweat_smile:

7 curtidas

Melhor investir nisso, para não ter gastos em outras coisas ! :joy:

Rindo para não chorar @ranielreis :joy:

7 curtidas

aqui a coisa é profissional! tenho uma caixinha no app pra terapia --infelizmente não to brincando :rofl:

6 curtidas

Minha retrospectiva foi que todo dia procurava atualização do app Nubank e do sistema Android kkkkkkk.

Gostei das novas atualizações do Nubank, e aguardando 2023 pra novas novidades que vierem.

E muito boa a galera aqui da comunidade que participa e ajudam as pessoas.

:purple_heart:

4 curtidas

Também bateu saudade dessa retro.

Não sou deste a época que tudo era mato, pois nem podia ter cartão devido a idade, o NuBank quando descobrir em 2018, só me liberou acesso 1 ano depois kkkk

6 curtidas