Oi, pessoal!
Eu sei…muita gente viu “retrospectiva” no título e já torceu o nariz, né? Sim, a gente sabe que fazer retrospectiva no fim de ano é um clichê, mas dezembro inteiro não é um grande clichê?
Pensa comigo! Fazemos quase sempre as mesmas coisas no final de todos os anos: a gente fica suspirando, dizendo que os últimos meses passaram voando, nos encontramos com parentes e amigos que ficamos o ano inteiro sem ver, fazemos amigo secreto com o pessoal do trabalho, entramos no bolão da mega-sena da virada, vamos a todos as happy hours possíveis e imagináveis…por que não ouvir uma retrospectiva?
Não te convenci? Que tal isso: relembrar os principais fatos da economia é uma oportunidade de entender o que aconteceu com o seu bolso e criar planos para tentar se blindar nos próximos meses. 
Afinal, quando o assunto é dinheiro, não tem como apertar a tecla reiniciar só porque um novo ano está começando. E muito do que a gente viu em 2022 pode, sim, continuar em 2023. Tem certeza de que não quer entender o que pode acontecer nos próximos meses com o seu dinheiro? Se eu fosse você, já dava o play no episódio fresquinho do Semanada.
Agora me diz: o que você vai fazer para blindar o seu bolso em 2023?
38 curtidas
Realmente, eu acho muito importanto fazer uma retrospectiva, normalmente todo ano eu faço
e sempre deixo um dia pra fazer uma retrospectiva financeira rs, e já começar a me organizar para fazer a declaração do imposto de renda.
Poxa ta ai uma pergunta dificil,
mas minha ideia para 2023 vai ser economizar o maximo que der para investir mais.
12 curtidas
Conteúdo maravilhoso, adoro retrospectiva! 
Acho importantíssimo relembrar tudo que passamos durante o ano, assim podemos rever os pontos positivos e negativos, os positivos para repetir no ano seguinte e continuar melhorando e os negativos para corrigir e tentar de outra forma! Concordo com o comentário do @ThiagoMoura, ter planejamento é tudo.
Provavelmente vou evitar a tentação de comprar coisas que pode não ser necessário no momento e guardar o dinheiro para coisas realmente importantes como investir para ter um bom futuro.
13 curtidas
Então acompanha o blog! Já tem muito conteúdo que pode te ajudar nessa meta, mas nos próximos dias vai ter um conteúdo bem focado para 2023!
13 curtidas
Hummmm essa é uma boa, né!? Vai ter conteúdo no blog sobre isso também! Fica de olho 
12 curtidas
Realmente 2022 não foi facil! Inflação, Alta dos combustíveis, alimentos, Guerra, Pandemia, etc. Estamos finalizando 2022, embora muitos não conseguiram devido a muitos fatores. Mas tomara que as coisas comecem a melhorar 2023. Se 2022 eu procurei cuidar financeiramente, 2023 vou preparar mais ainda, por que o futuro ta tudo meio incerto!
13 curtidas
É isso, Kleber! A gente tem que se preparar sempre!
11 curtidas
Conteúdo bem top, adorei, parabéns!

Ideia, ano que vem poderia ter uma retrospectiva, bimestral ou trimestral, assim ajudaria no contexto de se programar melhor e/ou tomar outra direção sobre a vida financeira. É muito bom ter o planejamento financeiro e se ele pode ser corrigido à tempo seria melhor ainda.
Abraço!
10 curtidas
Amei a ideia, Cláudio! Vou levar para o time! Obrigada 
9 curtidas
Onedrive me trouxe uma recordação aqui. Abaixo vai minha lembrança que recebi em 2019, bateu até a saúdade aqui rs
8 curtidas
aaaaaaaaaaaa
quem mais é da primeira geração? rsrrs
7 curtidas
Me acabo com as respostas do @FelipeMoraes nos posts 

8 curtidas
Opa cliente NU desde 2014, epoca que dava pra enviar convite pros amigos e eles ganhavam prioridade a fila para a solicitação do cartão, pelo menos era isso que dizia rs
6 curtidas
Amigo…eu até aumentei minha “reserva da terapia” pra bancar consultas extras… 
7 curtidas
Melhor investir nisso, para não ter gastos em outras coisas ! 
Rindo para não chorar @ranielreis 
7 curtidas
aqui a coisa é profissional! tenho uma caixinha no app pra terapia --infelizmente não to brincando 
6 curtidas
Minha retrospectiva foi que todo dia procurava atualização do app Nubank e do sistema Android kkkkkkk.
Gostei das novas atualizações do Nubank, e aguardando 2023 pra novas novidades que vierem.
E muito boa a galera aqui da comunidade que participa e ajudam as pessoas.

4 curtidas
Também bateu saudade dessa retro.
Não sou deste a época que tudo era mato, pois nem podia ter cartão devido a idade, o NuBank quando descobrir em 2018, só me liberou acesso 1 ano depois kkkk
6 curtidas