Saúde Financeira: Vamos falar sobre Ansiedade

Atendendo à sugestão feita pela nossa querida @Juliana_Conceicao, no tópico Saúde Financeira: Vamos falar sobre Raiva vamos abordar a Ansiedade desta vez.

Espero que não tenha ficado ansiosa… demorou um pouquinho :rofl:, e ficou pronto.

Antes de qualquer coisa, não atire no mensageiro…

Você daria um tiro em um carteiro porque ele lhe entregou a carta que contém uma notícia desagradável para você? Ou pela carta comunicar que um pedido que você fez foi negado?

Então, se você disse que não, não atire nas suas emoções e seus estados emocionais! Eles não são o problema, e si, de fato, são mensageiros, que trazem alguma informação valiosa. Logo, a ansiedade, em si, não é o problema! :wink:

Um princípio fundamental.

Com todo carinho, as próximas palavras podem ser um choque, e ainda assim são verdadeiras. Então aperte bem o cinto, porque farei uma revelação que pode ser difícil de digerir no primeiro momento!

É partindo deste princípio tudo o mais fará sentido.

E a grande revelação é, rufem os tambores :drum: :drum: :drum:: nós não interagimos com a realidade! :scream:

E a ansiedade está aí para provar isso.

Ninguém, nunca antes na história deste país, ou de qualquer parte do globo, interagiu diretamente com a realidade. Simplesmente não damos conta de fazer isso.

Toda vez que lidamos com uma situação, nossa experiência é filtrada por meio das nossas memórias, sensações, crenças, e outras influências, e “ao que sobra” damos o nome de ‘realidade’. Pelo menos, a nossa versão dela.

Se a realidade fosse “única” teríamos todos as mesmas reações sob as mesmas circunstâncias, e isso não é verdade.

Sabendo disso…

Por que ficamos ansiosos?

Basicamente, pelo mesmo motivo que às vezes ficamos depressivo: porque a nossa mente tem dificuldades de se firmar no momento presente!

É verdade! Nossa mente está sempre oscilando entre o passado e o futuro, e dificilmente focada no momento presente.

FUTUROFGPASSADO

Por isso, hoje os cursos de Mindfulness estão tão populares, ensinando pessoas a se concentrarem no “momento atual” e a “eliminarem” a ansiedade.

Ficamos ansiosos porque nossa mente projeta um momento futuro, que pode ser algo mais próximo, iminente de acontecer (segundos ou minutos), ou mais distante (horas, dias ou anos).

E enquanto a mente está neste estado, criamos e vivenciamos cenários. Para a mente, a nossa imaginação é tão real quanto o que está a nossa volta.

Por acaso já teve um pesadelo? Acordou suado(a)? Já pensou em sua comida preferida e ficou com desejo, com água na boca “só de pensar”?

Qual é a mensagem que a Ansiedade traz?

A ansiedade traz, normalmente, a mensagem da necessidade de preparação.

Existe a possibilidade de algo acontecer e não se achar preparado(a) para a situação.

Como lidar com a Ansiedade?

Se a mensagem de PREPARAÇÃO faz sentido para você, uma excelente maneira de acalmar o coração é se preparando. O que está para acontecer? O que você fará a respeito?

A ansiedade nunca anda sozinha, talvez, em determinada questão, a ansiedade é acompanhada de medo, medo de algo ruim acontecer, neste caso, recomendo um excelente TED Talk feito por Tim Ferriss. (Legenda em Português). Acredito ser uma excelente forma de preparação.

É comum ficarmos ansiosos com aquilo que ainda não temos domínio ou experiências recorrentes.

E se a questão é falta de experiência, fazer ensaios mentais é uma excelente maneira de criar memórias, experiências em que a mente pode encontrar apoio para descansar.

Segundo o grande guru Tony Robbins, uma outra forma de lidar com os estados emocionais é através de processo e percepção.

PROCESSO é a maneira como fazer algo, o passo a passo. Neste caso, é o como você faz para ficar ansioso(a).

Chances são, você tem uma rotina, uma estratégia para criar a ansiedade.

Exemplo:

  1. Pensa no vestibular/concurso que irá prestar no meio do ano;
  2. Começa a imaginar (ver) tirando nota ruim;
  3. Começa a imaginar (ver) a cena tendo que contar para família e amigos que ainda não foi desta vez;
  4. Ouve as críticas que as pessoas vão fazer sobre este resultado;
  5. Repete na voz interna que sabia que não ia dar certo;
  6. Vivencia (sente) a situação várias e várias vezes ao dia…

Este é apenas um exemplo hipotético de uma estratégia que criará ansiedade.

O que a grande maioria permite é que a possibilidade de um resultado ruim atrapalhe na preparação para um resultado favorável. Já que não vai dar certo, para que se preparar? E, à medida que o evento se aproxima, a ansiedade aumenta, até que, aquilo que se temia se concretize.

E, bem provavelmente, quem seguir estes passos, independente do cenário, irá criar ansiedade, em conjunto com outras emoções.

Ainda falando de processo, como você pode mudar o seu processo, o seu passo a passo, para evitar ficar ansioso? Qual seria uma estratégia mais favorável?

Aproveitando o exemplo anterior, e se ao invés de gastar energia e tempo no futuro, vendo o que de pior pode acontecer, você decidir e marcar estudar 30 minutos, uma hora por dia? Ou ainda, trocar as imagens negativas por outras mais favoráveis?

Em relação processo, a questão é sempre no como você faz para… Mude o como e isto afetará o resultado.

Um bom filme que aborda bem o assunto é o filme Poder Além da Vida.

PADV

PERCEPÇÃO é a maneira como olhamos para um determinada situação/evento e o significado que atribuímos ao que acontece. Nada tem algum significado até que nós o atribuímos.

Funciona mais ou menos assim: uma pessoa que você gosta lhe dá um presente, ela gosta você. Uma pessoa que você não gosta lhe dá um presente, ela está querendo alguma coisa.

Entenda que o gesto de dar o presente foi o mesmo, e pode até ser o mesmo presente, no entanto o significado que atribuímos varia de acordo com o que acreditamos e experimentamos com cada pessoa.

Então a questão que fica é: O que realmente está acontecendo? E se você mudar a sua percepção sobre a questão, como fica?

Resumindo

A ansiedade traz uma mensagem de preparação. Como você pode se preparar para o evento? O que você fará em relação a isso?

A ansiedade pode ser consequência de um processo, uma forma de pensar em relação aos eventos futuros. Como você faz para ficar ansioso(a)? Sabendo disso, o que você escolhe fazer diferente?

A ansiedade pode ser uma questão de percepção. E se você der um outro significado a este evento, situação, acontecimento, o que muda?

Como a ansiedade afeta as suas finanças…

Considerando que há uma projeção do futuro, a ansiedade pode levar a antecipação de escolhas de maneira imprudente fazendo que se perca dinheiro ou deixe de obter mais do que se poderia.

É algo especialmente comum em se tratando do mercado de ações em que há grande oscilação.

Os mais ansiosos são os primeiros a saírem do mercado por perder antecipando decisões. O que gera oportunidade perfeita para os mais calmos e ponderados.

Especialmente no processo de construção de riqueza, a ansiedade leva muitas as pessoas ao estado de ganância, querer ganhar muito e rápido, o que em geral gera mais perdas do que lucro.

Antes de tomar uma decisão importante, que envolva grandes somas de dinheiro, deixe passar pelo menos 24hs, pense sobre o assunto e veja se ainda faz sentido para você. Ficará surpreso(a) de como isso pode lhe poupar de complicações financeiras desnecessárias e trazer maior clareza sobre como lidar com seu dinheiro.

E como está escrito na Bíblia em Zacarias 04:10: “Não desprezem os pequenos começos”.

Considerações finais.

"Não andeis ansiosos por coisa alguma; Filipenses 4:6

Não ande ansioso(a). Saiba que a ansiedade não existe sem a sua ajuda.

Acolha a mensagem. Se prepare. Revise seus processos ou a maneira que você escolhe perceber a vida.

Espero ter contribuído. :grin: :hugs:

Aproveite e diga o que mais gostou e como você pretende aplicar este conhecimento nas suas próximas decisões financeiras. :thinking:

19 curtidas

:clap: :clap:

1 curtida

É isso aí :clap:t2: :clap:t2: :clap:t2: :innocent:!!! Muito bom!!!

2 curtidas

Esse tópico foi mais completo que iPhone

1 curtida

Muito bom :clap:

1 curtida

Topico para ler e reler rss, maravilha :smile:

1 curtida