Sacanagem dos bancões com o Pix

Olá Pessoal, tudo certo?

Gostaria de relatar o que aconteceu comigo hoje ao tentar utilizar o Pix em um grande banco (BB).
Fui realizar a transferência de um valor deste banco para a Nuconta pelo Pix e para minha surpresa, de cara a transação foi negada devido a um certo “limite de valor”.
Fui então tentar alterar este tal limite no app do banco e me deparei com a mensagem da imagem em anexo.
Olha a que ponto chegamos! Começaram as letras miúdas dos bancões para não perder dinheiro com o Pix.

Basicamente o BB impôs um limite para transações com o PIX, de METADE (50%) do limite já existente (e quem deveria existir) para TED e DOC. E ainda, definiu que em dias não-úteis e entre 20h e 6h o limite máximo para cliente “comuns” é de apenas R$1.000,00.

Peço que me ajudem a divulgar essa falcatrua e agradeço se puderem me indicar formas de denunciar tamanho absurdo.

36 curtidas

famoso asterísco *

Pelo que acompanho aqui na comunidade, acho que abrir uma denúncia no Banco Central ou algo assim é o que irão te indicar.

12 curtidas

SÃO PAULO – O Banco Central (BC) determinou parâmetros que os agentes financeiros devem seguir para limitar os valores das TRANSFERÊNCIAS feitas pelo novo sistema de pagamentos instantâneos do BC, ( PIX ) através de uma instrução normativa (n° 20) publicada na última sexta-feira (25).

Segundo o BC, as transações no Pix terão um teto conforme a titularidade e o horário da transação. Na maioria delas será o limite que o cliente tem hoje para pagamentos feitos com cartão de débito, mas o limite da TED também foi usado como critério.

A determinação vem após boa parte das instituições financeiras demonstrarem certa preocupação com as potenciais fraudes que poderiam acontecer a partir do lançamento do novo sistema, em 16 de novembro.

“Discutimos muito com o Banco Central. Em todos os lugares do mundo tem limitação e, a princípio, não teria aqui. Sempre que se começa um sistema de pagamentos instantâneos, há o risco de fraude. Não ter uma limitação era uma preocupação grande”, afirmou Carlos Eduardo Peyser, diretor de estratégias PME e open banking do Itaú, em um workshop sobre o Pix, organizado para a imprensa nesta quarta-feira (30).

A autoridade monetária já havia informado que os agentes financeiros poderiam estabelecer limites de valor para as transações somente com o objetivo de oferecer mais segurança, como minimizar os riscos de fraude, por exemplo, e desde que esse teto não fosse inferior ao já praticado em outros tipos de transferências, como TED ou DOC.

Segundo Peyser, os bancos questionaram o BC sobre quais seriam as operações mais semelhantes ao Pix para entender no que poderiam se balizar. “Seriam os DOCs e TEDs, mas essas modalidades não operam fora do horário comercial, por exemplo, portanto não seriam uma boa comparação em termos de segurança”, disse. Por isso, a conclusão foi de que o limite do débito seria mais adequado.

Conforme a determinação do BC, os parâmetros deverão ser seguidos por todos os agentes financeiros participantes do sistema.

Até 28 de fevereiro, durante dias úteis e entre 6h e 20h, ao fazer um Pix para contas de mesma titularidade ou mesmo distintas, o limite dessa transferência será de 50% do teto oferecido para fazer uma TED (que pode variar de instituição para instituição).

14 curtidas

Aconteceu exatamente isso com minha irmã hoje que precisava fazer algumas transferências via Pix
E BB também

3 curtidas

Isso foi o BC que impôs, e está funcionando nos demais bancos. Pra resolver isso basta alterar os limites de transferência no IB. Eu fiz isso e foi de boa.

Isso sim é uma sacanagem das brabas. Em breve eu farei uma denúncia.

8 curtidas

Boa noite, essas limitações serão para todos os bancos conforme ( DETERMINAÇÃO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL ) isso não é apenas BANCO DO BRASIL portanto reclamar aos 7 ventos nada resolverá, pois o BANCO DO BRASIL e todas as instituições financeiras do BRASIL são ( OBRIGADAS ) A SEGUIR AS NORMATIVAS DE UMA INSTITUIÇÃO SUPERIOR ) QUE SE AUTO DENOMINA BANCO CENTRAL DO BRASIL, espero ter respondido a sua pergunta.

5 curtidas

Em parte isso se dá devido às imposições do Banco Central, afora as medidas de segurança necessárias para a proteção dos usuários. No caso, é possível alterar o limite pelo app ou num Caixa Eletrônico.

8 curtidas

@Valquiria olha isso. Aquela parada…

5 curtidas

Essas regras foram definidas pelo BC e não existe nada que se possa fazer para mudar isso.

Todas as instituições financeiras (incluindo o Nubank) são obrigadas a seguir essas regras.

Essas regras do BC referentes aos limites no PIX, valem até 28/02/2021.

A partir de 01/03/2021 o limite passará a ser o mesmo da TED.

Leia mais: Pix terá limite de valores nas transações para reduzir risco de fraudes; veja como vai funcionar

6 curtidas

Na verdade isso não é falcatrua e nem exclusividade do Banco do Brasil, e sim uma medida imposta pelo Banco Central para evitar que altos valores sejam transferidos por Pix.

3 curtidas

Ou seja, em outras palavras parece q o pix se tornou 'mais do mesmo" a única diferença é que é grátis pra quem pagava taxa p fazsr ted nos bancoes

2 curtidas

Verdade @Nina_B.P, do mesmo modo que aconteceu comigo, mas como o @endydealmeida e o @caddahmaster me ajudaram eu consegui aumentar o limite de transferência via PIX.

5 curtidas

Eu passei por esse limite também, para poder transferir mais usei minha outra conta do Banco do Brasil no Carteira Bb, e lá TED é de graça, PIX ainda não disponibilizaram.

3 curtidas

Isso é uma sacanagem FDP.

3 curtidas

Aconteceu o mesmo comigo fui fazer uma transferência pelo pix e apareceu que eu tinha excedido o limite que é de 750 só. Tentei alterar meus limites que já ultrapassava esse valor e não conseguir. Resultado. Esperei o dia seguinte e tive que fazer a transferência aos pedaços. Um absurdo isso.

2 curtidas

Caramba, que situação chata :expressionless:

1 curtida

grátis até que se prove ao contrário né…

2 curtidas

image

3 curtidas

Novidade :joy::joy::joy::joy:

2 curtidas

Brasil é, sempre foi e vai continuar sendo um atraso de vida !!

3 curtidas