Segurança para o cartão Contactless!

Olá!

Sou especialista na área de Segurança da Informação, e decidi trazer uma ideia para o cartão Contactless do Nubank!

A necessidade

Vejo diversos usuários preocupados com a função Contactless do cartão. Ao mesmo tempo em que ela facilita a nossa vida, também pode gerar preocupações com pessoas mal-intencionadas e dispostas a aproximar do cartão uma maquininha de pagamento sem que vejamos o que está acontecendo. :male_detective: :credit_card:

O cartão Contactless atua por meio de uma frequência emitida pela maquininha de pagamento, validando a transação com algumas informações contidas no cartão do Nubank e através da operadora.

O nome disso é RFID (Identificação por radiofrequência).

Meios para se proteger

Existem, atualmente, duas formas de você andar por aí sem ter que se preocupar com isso.

1 - Você pode bloquear temporariamente o seu cartão pelo próprio App do Nubank. Dessa forma nenhuma transação será aceita.

2 - A maneira mais prática é utilizar um Bloqueador RFID para proteger o seu cartão. Consiste em uma “capinha” feita de materiais que impedem que a frequência emitida pela maquininha alcance o seu cartão e faça alguma transação sem que você fique sabendo.

(Imagem de um Bloqueador RFID abaixo).
bloqueador

Sugestão para o Nubank

Seria interessante se o Nubank enviasse um Bloqueador RFID junto ao cartão Contactless para os seus clientes, visto que é um material de baixíssimo custo e que terá uma grande utilidade. Atualmente é possível encontrar estes bloqueadores em sites de importação, mas adoraríamos ter um Bloqueador “Nu” para o nosso roxinho! :slightly_smiling_face:

32 curtidas

Boa ideia esse bloqueador, tomara q o Nubank acate essa sua ideia e nós proporcione mais essa segurança…:call_me_hand:t4:

3 curtidas

Muito obrigado por compartilhar este conhecimento.

2 curtidas

Muito bom. Parabéns colega.
:smile:

1 curtida

Não sabia dessa capinha. Obrigado por compartilhar. Me preocupei com isso desde que usei a primeira vez.

2 curtidas

Concordo, segurança hoje em dia é fundamental, fora que poderia se tornar um MIMO da Nubank

2 curtidas

Ou eles poderiam adicionar no app opção de senha independente do valor da compra.

4 curtidas

O valor de compra es ate 50 reais mais que isso solicita senha, seria um MIMO otimo. Obg por compartilhar seu conhecimento

3 curtidas

Essa capinha já não vem junto com o cartão?

@Sandro_Maziero
O card holder enviado atualmente junto ao cartão Contactless não possui bloqueio RFID. É somente um item para facilitar o transporte do cartão e não precisar carregá-lo em uma carteira, por exemplo.

2 curtidas

Adoraria a capinha, mas só vou usar quando eu puder diminuir o meu limite diário.

https://comunidade.nubank.com.br/t/golpe-do-cartao-contactless/19167?u=igor.rod

Seria uma ótima idéia, mandar o cartão e já uma capinha para isso

3 curtidas

Comecei a ler o post meio desconfiada que seria mais um falando em como não se deve usar o contactless porque é perigoso… Mas me surpreendi. Acho a opção incrível, usaria somente ela pela praticidade e por não riscar meu plástico. Acho que um case com proteção rfid seria uma ótima mesmo! Parabéns pela sugestão! :heart_eyes::heart_eyes::heart_eyes: +1

1 curtida

Pois é, Rafael ! Basta isso!!!