[Segurança] Mais detalhes no extrato

Ontem de madrugada chegou uma notificação de uma compra no meu cartão: “Sienna, R$ 12,57”.

Eu não sei em qual cartão foi (no plástico ou no virtual), nem tenho a menor idéia do que se trata.

Poderiam haver duas informações nos detalhes de toda compra: o cartão usado (plástico ou virtual) e informações completas da empresa que recebeu o pagamento (nome, CNPJ, etc.).

Dispenso visual clean por segurança :wink:

EDIT: Visto que muitas pessoas sofreram o mesmo tipo de fraude, mais uma sugestão para identificarmos como nosso cartão vazou:

Eu sei que gerar um número de cartão diferente para cada compra é custoso e requer mudanças mais profudas, então, a gente poderia ter a opção de criar um cartão virtual e criar nosso próprio código de verificação (aqueles 3 dígitos de segurança).

Como isso aprimoraria a segurança? Por exemplo, eu tenho assinatura no site Petz, pago Uber/99 com PayPal e tenho NetFlix. Se eu usar um CV para cada site, quando uma compra estranha chegar, ela mostraria o cartão usado (Virtual) e o CV. Assim, se a compra estranha for o mesmo cv do PayPal, então eu saberia que minha conta do PayPal provavelmente foi comprometida. Muito mais fácil identificar o leak.

É a quarta vez que isso acontece, então claramente é uma das empresas com quem negocio que está vazando números de cartões =\

11 curtidas

Uma ótima ideia! já tive um problema parecido

Mas acho que se você entrar em contato com o Suporte da Nubank, eles conseguem te fornecer algumas dessas informações.

1 curtida

Também concordo!

Sim consegue, eu já precisei identificar uma compra assim, emprestei meu cartão virtual para uma amiga usar no 99pop e sem querer meses depois ela selecionou o meu cartão para pagamento.

1 curtida

Aconteceu a mesma coisa no cartão do meu namorado. Inclusive com o mesmo nome, “Sienna no valor de 15,49.”

1 curtida

Também foi realizada compra no meu cartão ontem por esse Sienna no valor de R$12,48.

Para quem aconteceu o mesmo aconselho bloquear/apagar o cartão virtual e criar um novo!

Hoje pela manhã tentaram fazer mais uma compra de mais de R$300, mas devido a compra ‘estranha’ de ontem eu havia bloqueado os dois cartões por via das dúvidas, e por isso a compra não foi autorizada. Entrei em contato pelo Chat e a mocinha me confirmou que a compra foi feita pelo cartão virtual, então apaguei definitivamente.

E eealmente se tivesse essa informação no app, de qual cartão foi utilizado, eu poderia seguir usando meu cartão físico normalmente ontem, ao invés de ter que aguardar por um “desfecho” da situação, ou ter que ir perguntar…

Parece ser uma fraude esse estabelecimento Sienna.
A questão agora é saber por onde obtiveram nossos dados.

1 curtida

Aconteceu a mesma coisa comigo, uma compra de 14,01 reais ontem no estabelecimento chamado Sienna. Reportei mas ainda não tive nenhuma resposta.

No dia 11 de setembro por volta das 16h, recebi uma notificação de compra de Sienna no Valor de R$ 10,40. A ultima fez que usei ele em mãos foi em Julho depois disso estava engavetado para controle de gastos.
Notifiquei que não tinha efetuado a compra e estou aguardando o retorno da Nubank.

Hoje verifiquei que houve o estorno!
Eu reduzi o limite no minimo e deixei bloqueado, o virtual eu fiz um novo e deixei bloqueado.

Acredito que isso geraria um outro problema. Agora o seu número de cartão teria vários códigos CV o que iria facilitar a clonagem pois agora o criminoso teria maior probabilidade de acertar os 3 dígitos do seu cartão. Outra questão que acho que seria bem complicado para administrar isso visto que os cartões seguem um padrão de numero e CV para serem validados e essa nova funcionalidade teria de ser algo bem elaborado para evitar fraudes.
Quanto a ideia de maior detalhamento do local acho bem valida.

Aconteceu o mesmo comigo no meu cartão virtual (não tenho físico)!

Sienna R$ 15,47 - 10 de setembro de 2019 às 7h da manhã chegou notificação

bom, já que aconteceu com mais pessoas, entrarei em contato com o suporte e relatarei isso! Qualquer resposta que eu obtiver postarei aqui.