Segurança na troca de senha do APP

Fala time/usuários do NuBank.

Recentemente os casos de roubos e furtos de celulares desbloqueados para retirar valores da conta NuBank tem aumentado.

Uma das facilidades para que isso ocorra é a simplicidade em alterar a senha do APP via email.

Exemplo: Estou com meu celular desbloqueado em mãos e acabo sendo furtado. Como meu email também está registrado no celular, quem furtou apenas precisaria acessar o meu email, encontrar alguma nota fiscal com meu CPF e solicitar uma nova senha pelo site.
Assim, conseguindo acesso a conta.

Temos o limite do PIX e o bloqueio do TED/DOC fora de horário comercial, porém uma medida de segurança a mais, como por exemplo: “A nova senha solicitada é trocada apenas após 12/24 horas após a solicitação”, já auxiliaria muito com a segurança da conta contra esse tipo de crime (Tempo para trocar senhas/ Solicitar bloqueio da conta).

Outros APPs como o do Bradesco permitem apenas um novo acesso/senha/token se ela for criada em caixas eletrônicos em horário comercial, dando mais um nivel de proteção nessa situação.

Queria saber se já existe alguma ferramenta para evitar esse problema ou se há algo em desenvolvimento para aumentar a segurança nesses casos.

5 Likes

Supondo que o assaltante consiga entra no app, ele precisaria enviar uma foto para desbloquear seu debito e para fazer TED ou PIX e precisaria também do PIN, o cartão de credito virtual também.

6 Likes

É possível configurar para solicitar biometria ou a senha (mesma de desbloqueio do aparelho) no acesso ao app, isso já reduz o risco na hipótese de o celular ser pego quando estiver desbloqueado.
Existe a opção de instalar apps locker, eles exigem senha para vc entrar em determinados apps escolhidos por vc, como o de e-mail.

Se eu não estou enganado qdo vc altera pelo “esqueci minha senha” é pedido a autorização do aparelho por reconhecimento facial, como o aparelho não está autorizado para transação não existe nenhum perigo

9 Likes

O Nubank tem diversos artigos nesse sentido, os quais julgo serem ótimos! :point_down:t2: Realmente, a segurança deve ser sempre nossa maior preocupação, mas nem por isso devemos deixar a praticidade e agilidade para resolver as coisas que o Nubank já nos ofereceu até hoje!

6 Likes

Opa Caio, valeu pela resposta.

A parte de usar a senha para desbloquear o App já utilizo, já a parte do App locker é uma boa ideia, vou dar uma olhada nessa ferramenta.

Foi o que ocorreu em partes ontem a noite. Fiz um teste onde alterei a senha e usei ela para ver a senha de 4 dígitos e tive a conta bloqueada até fazer o reconhecimento facial novamente.
Senti mais segurança em relação a isso, porém como não sei se isso ocorre sempre tanto a noite como em horário comercial, fico ainda na duvida.

Acredito que o App Locker é uma barreira a mais e mais garantida para atrasar qualquer ação criminosa após um roubo.

Muito obrigado.

1 Like

Fala Elves, valeu pelos artigos.

Li boa parte deles e vi que já faço boa parte das medidas de segurança.

Acredito que uma das melhores seja o gerenciador de senha, sem gravar a senha por completo no cofre.

No estilo:

(senha segura criada e salva pelo gerenciador) + palavra “global” que só eu sei.

Assim, caso o cofre seja invadido as senhas precisam da ultima palavra “global” para funcionar.

Acho que o que falta (talvez exista algum artigo sobre) é mais clareza no que o banco define como movimentações suspeitas.

Vi que usam IA e transações de alto valor precisam de reconhecimento facial, porém não é tão nítido quando um bloqueio irá ocorrer e o que seria considerado “alto valor”.

Talvez uma validação adicional ao realizar qualquer ação em relação a senhas já ajudaria a melhorar a “sensação” de segurança por exemplo.

Obrigado.

1 Like

Em nível de segurança bancária segundo os especialistas o melhor banco é o BB. Dificilmente os golpistas conseguem fazer alguma falcatrua.

1 Like

Os 4 cartões de crédito,inclusive adicional,criados no meu nome no BB, não confirmam essa afirmação!
(nem conta e nem cartão eu tinha ou tenho no BB)

NENHUM banco é 100% seguro!

:metal::metal::metal::metal:

7 Likes

Não sei até que ponto isso seria uma alternativa segura. Talvez, uma instituição não seria totalmente segura se todas as informações de segurança fossem públicas. Mas, fica a reflexão! :wink:

2 Likes

Já vi tanta coisa no BB, golpe, cobrança indevida, etc :rofl:

5 Likes

Pois é @Itamar, nenhum banco é 100% seguro e muito menos o BB. Eles aprontaram uma comigo, quando eu recebia meu salário pelo BB, na época fizeram um depósito na minha conta com exatamente o valor de outro salário, em forma de empréstimo, sem eu nunca ter solicitado. Pensa na dor de cabeça que o BB meu deu e nas idas e vindas na agência, pra poder resolver essa situação, provocada pelo próprio BB?
:rage::rage::rage:

6 Likes