Seu trabalho vai desaparecer no futuro?

Oi, comunidade! Como vocês estão? :smiley:

“O que você queria ser quando crescesse?”

É com essa pergunta que a gente começa o episódio de hoje do Semanada, a newsletter em áudio do Nubank, no qual a gente fala sobre as mudanças no mercado de trabalho e o que esperar do futuro (ou já seria do presente?).

A ideia pra este episódio surgiu de um dado bem curioso que a gente encontrou: 3 em cada 10 crianças dos Estados Unidos e do Reino Unido disseram querer ser YouTubers quando crescessem, em vez de outras opções bem mais tradicionais como atleta profissional, músico e astronauta, segundo uma pesquisa da empresa Harris Poll.

Isso fez a gente refletir sobre o futuro das profissões, que nos levou ao futuro do mercado de trabalho, depois à causa dessas mudanças e à Quarta Revolução Industrial, e acabamos chegando nos impactos que tudo isso vai gerar nas nossas vidas – seja pra quem já está inserido no mercado de trabalho, seja pra quem ainda vai ingressar nele.

Eu já estou aqui pensando nas habilidades que eu preciso desenvolver pra acompanhar todas essas transformações. Talvez uma parte mais analítica, pra conseguir tirar bons insights dos dados gerados a partir dos conteúdos que a gente produz? Ou aprender novas tecnologias e formatos pra contar histórias, tipo realidade aumentada?

Enquanto eu reflito sobre tudo isso (a cabeça explodiu produzindo este episódio), conta aqui nos comentários o que você achou e como você está se preparando pra essas mudanças todas.

Até a próxima!!

25 curtidas

Fala, @vitorl, tá tudo de boas aqui nesta segunda-feira.
Espero que estejam bem por aí também! E vamos simbora pra mais uma SEMANADA!!

O podcast tá com assunto ótimo hoje! :star_struck:

Espero que com tanto avanço na tecnologia que estamos tendo pelo mundo… possamos ainda assim ter áreas humanas para que possamos mostrar a importância deste contato de humano para humano, por exemplo, aqui no Nu como temos no atendimento.
Que aquela magia e sentimentos reais aconteçam! :pinched_fingers:t4: :smiling_face_with_three_hearts: :purple_heart:

Bora ser Trabalhadores do Conhecimento, haha! :eyes::crossed_fingers:t4:

8 curtidas

Por aqui também tá tudo certo! :smiley:

Exato! Penso que, quanto mais a gente avança tecnologicamente, mais espaço se cria pra conexões e experiências humanas também. Que a gente continue valorizando isso, né?

10 curtidas

Assim que é ótimo, tudo certo!!

Isso, que possamos ainda ter estas conexões em um futuro próximo. É um divisor de águas a inteligência artificial e a humana, deve ter controle sobre isso, é claro. :stuck_out_tongue_winking_eye::dart:

4 curtidas

Já faz parte da minha rotina de skincare deixando o semanada tocando <3
dei até uns pulinhos de alegria qnd ouvi que o que venho estudado não desaparecerá no futuro

13 curtidas