Somente conta digital, ou manter também no bancão?

Pra quem paga por TED, as contas digitais são uma ótima opção pra ficar isento …

Esse problema eu nunca tive, possuo uma full do Bradesco também ! :sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile:

2 curtidas

Quando abri minha conta no Nubank eles mesmo recomendavam manter uma conta em bancos físicos tradicionais por enquanto.

Não sei se isso mudou.

:wink:

3 curtidas

Pareceu uma indireta :laughing:

2 curtidas

Então, lá tem agência do Bradesco.

BANCÕES nadando de braçadas :smile: :smile: :smile: :smile: :smile:
Agora em novembro faço 34 ANOS de ITAÚ.
E pretendo FICAR mais 50 ANOS.

3 curtidas

Só tenho conta na Caixa por conta do meu financiamento habitacional e é onde a empresa que trabalho paga meu salário, como é uma conta de serviços essenciais não pago nada para ter conta lá, sendo assim não vejo necessidade de encerrar a conta.

5 curtidas

O next também é uma opção para vc, já que vc consegue sacar dinheiro nos cx 24hrs e também no Bradesco, tem ted, saques etc gratuito.

Obs: o next é do bradesco.

2 curtidas

Minha única conta em bancão por livre e espontânea vontade é na caixa, mas fui obrigada a abrir no Itaú, Santander e Bradesco por causa do salário, e dentre esses 3 o Santander foi oq me deu menos problema, Bradesco 2 experiências horríveis em menos de 2 meses de conta e Itaú de novo só me obrigando mesmo…
De conta digital tenho só o nubank e o neon, q tô testando atualmente. Fora isso, pessoalmente, não acho q preciso de mais contas não, mas isso vai de cada pessoa e sua necessidade…

4 curtidas

Já passei pela mesma situação que você. Tinha dezenas de contas, cartões e corretoras. Ano passado fiz essa faxina que você está pretendendo fazer.

Fiquei com 2 cartões de crédito, um master e um visa e duas contas correntes, uma física e uma digital.

Hoje em dia, com a chegada do PIX, bancos físicos serão bastante utilizados. Além de ter 4 saques gratuitos pelo pacote de serviços essenciais e poder depositar e o dinheiro cair no mesmo dia.

Enfim, não penso em encerrar nenhuma das duas contas. Ambas tem vantagens.

1 curtida

Eu gosto de variar e usar o que cada um deles tem de melhor, só tenho cartão de crédito no Itaú e Nubank para não afetar meu limite de crédito na Nuconta:

Conta de pagamentos/reserva de emergência: Nubank
Banco digital/Home Broker: Inter
Bancão 1: Caixa Econômica Federal
Bancão 2: Itaú
Conta para recebimentos: Next
Conta para CDBs: Banco RCI (não estou usando no momento)

Eu tenho conta aqui na Nu e quando eu quero saber mando pro Bradesco, então é bom vc manter conta em banco pra poder sacar mas conta corrente gratuita , fora que se pode ter um bom relacionamento e ter também benefícios lá como cartão de crédito e outras coisas que podem te ajudar .

1 curtida

Adoro a praticidade e atendimento dos bancos digitais, são revolucionários e chegaram para mudar a forma que lidamos com as instituições financeiras, contudo, ainda não trazem a segurança de um banco tradicional (pelo menos para mim). Também acho importante manter conta nos bancos tradicionais para fortificar e aumentar seu crédito na praça, eles ainda são os principais meios de se obter empréstimos e financiamentos altos para aquelas compras de adulto (imóvel, veículo).

1 curtida

Quase ganhou de mim no número de contas… Kkkk
:metal::sunglasses:

1 curtida

Acho que conta digital não veio para substituir, mas para complementar. Os bancões já parecem adaptados para a nova realidade. Eu particularmente pretendo manter uma conta em meu bancão (que por sinal já é bem digital, até mais que muitos 100% digitais…), e provavelmente o roxinho. Estou migrando do Inter para cá, pois curto mais os ideais daqui do que de lá (e o app tb, por ser muito mais simples e funcional). Então vamos testar para ver…

Resumindo, somente conta 100% digital não rola, pois é preciso salvar recursos para imprevistos. Vejo muita gente em apuros quando o sistema sofre instabilidade. Não dá para confiar 100% dos recursos do dia a dia em uma única conta, especialmente se ela for 100% digital. Então, meu voto é bancão + uma conta digital “moderna” que seja agradável.

6 curtidas

Os bancões continuam chutando o balde, ganhando de lavada das " fintechs "

1 curtida

Qual o Banco, vulgo “bancão”, que você tem conta ? Eu tenho no Banco do Brasil e com relação a ser digital, ele me agrada bastante. Diversas coisas que precisei resolver, por vezes consegui resolver via WhatsApp ou pelo chat no app. Hoje acredito que para resolver na agência, somente coisas bem específicas e delicadas que não poderiam ser tratadas via meios digitais.

BB também. Estamos no mesmo barco, porque quanto às digitais, igual a você, estou com o Inter (há mais de ano) e, recentemente, com o roxinho. Entrei no Inter antes deles lançarem o tal do shopping (vulgo “superapp” que de super não tem nada). Eu não curti a ideia.

Imagina você chegar num bancão, e seu gerente te olhando de cima a baixo como se tivesse visão de raio x chegasse dizendo que você precisa de sapatos novos, que já está na hora de você trocar a sua calça. Um relógio novo, quem sabe? Enfim… isso de juntar finanças com shopping parece ser um negócio da China. Para eles! Eu prefiro as coisas separadas: no caso, apps separados. Eu já reclamei junto ao Inter sobre isso. Eles poderiam ao menos permitir que ocultássemos o shopping no app. Fica um app sem sentido para quem não usa para fazer compras por lá, enorme, com recursos escondidos (como a aba do cartão de crédito, que sequer tem cartão virtual). Responderam roboticamente que encaminhariam a demanda para o setor responsável e blá blá.

O Mercado Livre, por exemplo, tem um app próprio para o marketplace e outro específico para o Mercado Pago. O Inter poderia ser assim também, dar liberdade de escolha ao cliente. Eles estão fazendo justamente o caminho contrário do Mercado Livre (que foi de marketplace a serviços financeiros), com a diferença de terem sido oportunistas no sentido de primeiro fisgar certo número de clientes pela gratuidade da conta digital, para depois empurrar outro tipo de serviço que pode ser mais rentável para a empresa.

Por isso tudo e também pela relação de longa data, decidi manter o bancão como principal, considerando também que atualmente não pago nenhuma tarifa (serviços essenciais e isenção da anuidade do cartão), e pelo fato de que ele já é bem digital.

Como utilizo poucos serviços, o tipo de problema que tenho consigo resolver tudo online. Quando solicitei os serviços essenciais, por exemplo, ninguém sabia como proceder na agência. Acabei resolvendo pelo SAC via telefone, rapidinho, e desde então nunca mais pisei na ag. Na verdade, ela fica em outra cidade, nem se eu precisasse mais eu iria até lá haha (pela distância). 'Inda mais hoje com tantos meios para resolver problemas remotamente.

Com o advento do pix, acho que uma das principais vantagens das contas 100% digitais, que são o depósito por boleto e as transferências gratuitas e ilimitadas (ao menos para mim, pois foi isso que me fez criar a conta no Inter ano passado, quando a Nuconta ainda não tinha uma boa fama por aqui), caem por terra. Eu poderia ficar muito bem somente com o BB (que por sinal tem um ótimo app). Mas, vai que em algum momento o cartão não passa? Dá uma falha no sistema ou bloqueiam a conta? (É bem difícil, mas não impossível). Por isso, estou ficando com o BB + roxinho. Eu pretendia fazer do roxinho minha conta principal caso o BB não tivesse me isentado da anuidade. Enquanto isso, o Inter fica na gaveta, até eu decidir pelo cancelamento de fato. Vai que ele se apruma (ou o Nu sai da linha?)… :sweat_smile:

O seu comentário, da primeira frase até a última, vai de encontro com tudo o que penso no momento e é exatamente a mesma experiência que tenho.

No caso do Inter, também descordo absolutamente com esta história de shopping no app, não me agradou nem um pouco. Ficou bagunçado, muita informação. Ao meu ver, o Inter pretende passar de ser um Banco Digital, com um proposta bem interessante perante ao que havia no mercado quando foi lançado, para ser quase uma loja de conveniência. " Quer serviços financeiros ? Vá até a seção F. Quer comprar eletro-domésticos ? Vá até a seção de eletro-eletrônicos." Não me agradou e por conta disto, o Inter que eu gostava bastante e divulgada ao quatro cantos para todos que eu pudesse, falando para abrirem conta lá, passou, como você disse, a ficar na gaveta até eu decidir o que farei com minha conta lá.

Minha pretenção é a seguinte:

Banco (C/C, Cartão de Crédito sem anuidade e outros serviços) - Banco do Brasil

Conta Digital/Reserva de Emergência - Nubank

Investimentos - BTG Pactual Digital e XP Investimentos

Com o Pix mês que vem trazendo, a princípio, transferências gratuitas/ilimitadas/24x7, minha conta no BB sendo de Serviços Essenciais, e também contando com isenção de mensalidade/anuidade no meu cartão de crédito, o BB voltará a ser meu principal, e até segunda ordem, único banco e única conta.

Como você também disse, e é algo que eu vinha refletindo sobre desde o lançamento do Pix, todos os trunfos que os bancos/contas digitais tinha para atrair clientes, que eram TED’s ilimitadas e gratuitas, caem por terra.

Outra coisa também, é a questão dos Serviços Essenciais nos bancos. Sendo ela isenta de tarifas, e, ao menos para mim, mesmo com as limitações dela, servindo muito bem para uso, praticamente, no caso de conta corrente, todos os motivos, todos os trunfos dos bancos digitais, deixam de existir. Porque os “bancões” e as digitais se igualam e não há razão para cancelar o bancão e manter somente a digital.

2 curtidas

Sempre foi uma corrida injusta. A evolução natural do Nubank, que nasceu digital, é se tornar um bancão (que ainda não é oficialmente). E os bancões passaram a se digitalizar. Nessa corrida, ou queda de braço, o Nubank teve muito mérito de aproveitar uma excelente oportunidade de sacudir o mercado e fazer seu nome, mas pensar que fintech’s poderiam sobrepujar os bancões foi um pouco non sense. Só o Bradesco, por exemplo, entrou na briga através do Next e também contando com o Digio (que é 50% do Bradesco e 50% do BB). É muita grana envolvida. Por mais que uma fintech bem sucedida como o Nubank receba muitos aportes de investidores, dinheiro é o que não falta para bancão se ajustar às novas necessidades.

Fato. Foi o meio que encontraram para “sobreviver”, ainda mais agora que a “modinha” passou e os bancões já contornaram bem a situação.

Quanto aos investimentos, por enquanto decidi ficar fora de corretoras. Acho que somos muito pressionados, bombardeados de todos os lados a sair da poupança. Cheguei a ensaiar minha saída, mas depois de fazer alguns experimentos decidi que vou focar nos aportes, e não nos rendimentos. Dane-se se é 70%, 100% ou 200% do CDI. Minha opinião é: melhor investir em algo que faça sua renda aumentar, faça sobrar mais no seu orçamento. A não ser que estejamos falando de milhões, é claro, que é quando cada fração passa a ser bem significativo.

Imagina você, seu rico e suado dinheirinho precisa ficar vários meses ou até anos sem você poder tocar nele, em troco de uma pequena porcentagem a mais. Exemplo: Deixe 1.000 parados por 1 ano em algum investimento de renda fixa que lhe retorne 10% (quase impossível achar um desses hoje, não é?). Considerando o IR que já vem descontado, você terá como rendimento R$ 80,00.

Agora, imagine você usar R$ 100,00 daqueles 1.000 (que não é para emergência), e de repente, sei lá, compra 100 balas e consegue vendê-las por R$ 200,00… voi lá, simplesmente 100% de rendimento, em um prazo que depende de variados fatores, podendo ser mais curto ou longo.

Sei que o exemplo foi bem grotesco, mas o que importa é a ideia: depender menos do sistema financeiro e focar mais no sistema PRODUTIVO. Seja investir em sua carreira, fazer um curso para aumentar as chances de passar em um concurso, mudar de carreira…

Isso é algo meio que ideológico… o sistema financeiro faz dinheiro em cima de dinheiro. É meio sujo hehe. Se houver alguma invasão zumbi de verdade, tipo The Walking Dead, o que vai salvar a humanidade são os pedreiros, marceneiros, mecânicos, agricultores, médicos “naturalistas”, biólogos, maratonistas hehe, sabe… gente que produz e supre necessidades reais. Não agiotas engravatados kkkk (ao menos num primeiro momento e tudo voltar ao normal depois xD). Você acompanhou a queda das bolsas de valores em relação ao coronavírus? E a valorização do profissional de saúde/sanitário, agora que percebemos mais claramente sua relevância?

Pense bem. Hoje, virou moda CDB de liquidez diária a 100% do CDI. Tem em todo canto.

Mas ninguém fala que o CDI está uma :face_vomiting:! Dizem que a poupança é coisa do passado, pois está rendendo apenas 70% do CDI e precisa passar 1 mês completo para ser remunerado. O que ninguém quer falar é que existe uma tabela regressiva de IOF que praticamente zera os rendimentos do CDB nos primeiros dias de aplicação. Para auferir o rendimento completo, o CDB deve passar aplicado 1 mês inteirinho igualzinho à… poupança haha! Outra coisa: sobre o CDB também incide IR, na poupança não. Ou seja, quando falamos que a poupança rende 70% do CDI, são 70% LÍQUIDOS, DE DIREITO E DE FATO. Por outro lado, se você sacar a aplicação em CDB dentro de 6 meses, no resgate é descontado 22,5% de IR sobre o rendimento. O que isso significa? Que o “CDB 100% do CDI” rende na verdade (líquidos) 77,5% do CDI. Agora não parece ser TÃO maior assim que a poupança, né? E tem mais! Há CDB como o do Inter, por exemplo, que só permite resgates em dias úteis e dentro do expediente bancário (até às 17h). Imagina você ter uma emergência e não poder sacar o “CDB liquidez diária” (à noite, final de semana e feriado)? Pode acontecer, né? Mas isso não é problema para a poupança, que está vinculada à C/C e pode ser sacada 24x7, seja feriado ou que hora for, além de oferecer mais comodidade. Em suma, não é só o rendimento que importa.

Minha intenção aqui não é advogar pela poupança não, apenas acho injusto a forma como ela é tratada. O marketing, especialmente das corretoras, é muito agressivo, diria até que falta ética (como aquele caso Betina e tal). Há um investimento maciço em marketing por essas empresas, somos quase que obrigados a investir por elas para não sermos considerados caretas ou parecer que estamos deixando de ganhar uma fortuna deixando dinheiro… na poupança.

Fato que poupança não é investimento. Mas, se for pra investir, que seja em algo que faça aumentar as fontes de receita, não apenas pequenas % de rendimento. Quanto rende em 1 ano R$ 10.000,00 a 200% do CDI? R$ 300,00, R$ 400,00? Não há nada melhor que pudesse ser feito com esse dinheiro? Quem mais ganha com isso é o próprio mercado financeiro, não o “investidor”. O novo sonho de consumo é viver de renda passiva. Claro que muita gente não poderia deixar de se aproveitar, né?

TLDR. O melhor investimento é em si mesmo, em algo concreto, produtivo. Seja para empreender, estudar, desenvolver nova habilidade, formalizar um negócio, até mesmo ajudar um familiar/amigo. Inúmeras opções. É isso ou ficar esquentando com CDB, LCI, LCA, CDI, LC, debêntures, fii, fundos multimercado, ações e por aí vai. Até o Tesouro Direto, tido como o substituto da poupança, veja o que aconteceu nos últimos dias… RENDIMENTO NEGATIVO haha! E os resgates apenas em dias úteis, com 1 dia de atraso? Tudo isso deve ser lavado em conta na hora de decidir aplicar. Por enquanto, vou de poupança (apenas para juntar o pouco que sobra do orçamento apertado, como reserva de emergência) e, aí sim, INVESTINDO em minha carreira, para em breve, tudo dando certo, conseguir aumentar o pouco valor que hoje sobra. Esse é o ciclo virtuoso. Deixo para me preocupar com %'s depois…

6 curtidas