Sugestão: confirma compra

Bom dia Nukers, recentemente fui aprovado para meu primeiro cartão de crédito :star_struck: e estou adorando está por dentro de tudo.

Uma coisa que ficou marcado nesse meu pequeno período ativo na comunidade foi a grande quantidade de reclamação sobre compras indevidas que não foram feitas pelo proprietário da conta, seja por descuido pessoal ou outros motivos, enfim, vi que é muito frequente faturas da SKY lançadas no crédito, e aderir a sugestão de um membro que devemos deixar o cartão bloqueado e só ativar quando for usá-lo. Acho que isso de deixar o cartão bloqueado é muito de prender a pessoa, não sei o real significado da palavra, mas mesmo que eu bloqueie só o virtual, o físico também fica a condições de clonadores, e aí, é necessário bloquear ambos para evitar frustrações.

Minha sugestão é que deveria ter uma opção na aba de Configurar cartão chamada de “Confirmar compra”, quando ativada qualquer compra feito pelo cartão de crédito, virtual ou não, na internet precisasse ser confirmada pelo aplicativo em forma de notificação.

Exemplo, acabei de comprar 100$ de comida no iFood, quem ativou a opção deveria receber a mensagem “Você deseja confirmar o pagamento de 100$ no iFood”.

Estou apresentando uma solução para evito de burocracias em quem tem cartão clonado, se a opção vai ou não ser ativada no cartão físico(que basicamente só o proprietário tem acesso) fica ao critério de vocês, e dos desenvolvedores.

Para poucos pode ser desnecessário, mas pra muitos que talvez já passaram por isso fica como um dos requisitos de proteção para nunca precisar passar, não é necessário ser incluso valores pequenos, estou aberto a adaptações, por tanto que foquem na Segurança de todos nós, obrigado :smiling_face_with_three_hearts:

5 curtidas

Esta solução já é suportada pelo Nubank, porem nem todos os sites tem suporte ao protocolo Mastercad Secure Code 2.0
Mesmo que o site tenha suporte, a confirmação não é obrigatória e é decidido em cada transação acionar ou não.

9 curtidas

Acho q até hoje só confirmei uma vez por esse procedimento, e tomei até um susto pq não sabia q existia isso antes… Mas foi num site gringo, e não conheço ninguém q tenha feito isso num site br

10 curtidas

Por coincidência, sábado fiz uma compra na loja Americanas e apareceu esse Mastercad Secure Code 2.0 e tbm foi a primeira vez que vi isso em alguma compra.:+1:

Obs: tbm pediu a confirmação da compra no app Compre e Confie, mais uma forma de segurança!

:metal::metal::metal::metal:

10 curtidas

acompanhei aqui, não cheguei ainda me deparar com site de proteção assim. Mas acho que deveria existir ainda uma opção do próprio Nubank, no mínimo de perguntar nas faturas que mais sofrem fraude, como Sky, Claro, e.t.c

2 curtidas

Os protocolos são definidos pela bandeira.
Neste caso o protocolo é regulado pela bandeira, não cabe ao emissor fazer tal modificação no sistema de pagamentos.
Um item para reportar a transação existe para estes casos, outra solução permitida é o bloqueio temporário.
O 3DS2 é apenas umas das ferramentas a disposição dos emissores, lojistas e credenciadoras.
O serviço pre-autorização tambem é bastante usado. Neste serviço é feita uma reserva no limite do cliente, após as devidas validações, o pedido liberado pela loja. Nestes casos a transação compromete o limite disponivel, mas fica em análise no site.

6 curtidas

Que ótimo que você @er.nalldo foi aprovado no cartão de crédito.
Acredito que isso vária muito de loja para loja, eu já recebi confirmação de compra, mas isso é bem raro. Mas se bloquear o cartão de crédito e ativa-lo for a melhor opção para segurança, é melhor fazer sim e só liberar quando for comprar. Segurança nunca é demais.

3 curtidas

Também fiz uma compra lá recentemente com um cartão Visa e a plataforma de segurança dessa bandeira também foi solicitada!

Gostei, achei bem legal e seguro! :smiley:

8 curtidas

Boa noite Ernaldo, primeiramente quero lhe parabenizar de ser mais um cliente que está adorando fazer parte da Nucommunity ou Beta testers, enfim o assunto principal quero retratar que esta solução quanto a “chamada” para confirmar sua compra já é suportada pelo Nubank, porém nem todos os sites tem suporte ao protocolo Mastercard Secure Code 2.0.

2 curtidas

A minha opinião é, não se preocupe com isso, o Nubank é ágil em lidar com situações de clonagem, você pode manter o limite baixo pra evitar compras de alto valor e só aumentar quando precisar.

Sobre as reclamações a “SKY”, na verdade muitos fraudadores colocam nomes na cobrança que podem passar despercebido pela vitima na fatura, por isso não significa que seja alguém da "SKY ou o valor seja para pagar um plano da “SKY”, e sim uma tentativa de mascarar a fraude.

6 curtidas