Sugestões de melhorias no Pix (UI/UX/Erros)

Pessoal, recentemente fiz alguns testes com o Pix e notei uns pequenos probleminhas.

  1. não consigo visualizar/copiar minha chave aleatória.
    Quando eu acesso a área de “minhas chaves” tem ali dizendo que minha chave aleatória está registrada, mas não consigo visualizá-la em nenhum lugar. Não sei se com as outras chaves é assim também, eu não registrei nenhuma outra (mas as outras é fácil de você saber de cabeça, né…).

  2. não é possível digitar uma chave para efetuar o pagamento.
    Para pagar via Pix só há a opção de “transferir” (usando os dados bancários) ou “qr code” usando a câmera. Não existe um lugar onde eu possa digitar/colar uma chave (cpf, email, telefone ou aleatória) para iniciar o pagamento.

  3. não é possível escanear a chave a partir de uma imagem da galeria.
    Desde que meu celular levou um tombo a câmera traseira parou de funcionar e isso me impede de fazer um pagamento pelo Nubank sem usar o “Pix Copia e Cola”, que o recebedor tem que gerar.

  4. mensagens de erro não-tratadas.
    Tentei fazer um Pix na madrugada e recebi um erro dizendo que “não sei o que PSP recebedor recusou”, bla bla bla. Linguajar totalmente técnico, minha mão nunca vai entender o que é um PSP. Talvez ter um erro mais “humanizado” e uma opção “mais” para quem quiser ver detalhes técnicos?




Mais alguém tem sugestões para melhorias no Pix?

1 curtida

A minha sugestão é que não use o PIX, não é seguro, os criminosos vão adorar esse PIX

@Nukamas, eu vi que você tem falado sempre isso nos tópicos sobre o Pix. Eu não entendi muito bem, você poderia explicar qual a vantagem o Pix teria para um criminoso em relação aos TEDs, por exemplo?

5 curtidas

Porque a qualquer hora vc pode fazer transferência. E os criminosos atacam mais na calada da noite. O criminoso pode forçar a pessoa na rua a fazer várias transferências, e ainda por cima levar o celular. É mole ou não é?

Ué, @Nukamas, mas eles já podem fazer isso e te obrigar a fazer um DOC, por exemplo, que não há como ser cancelado e seria compensado na manhã seguinte. Não muda muita coisa.
E conta bancária tem dono. Nao sei se algum criminoso vai falar pra você fazer uma transferência para a conta bancária dele, porque aí obviamente fica fácil saber quem é ele, é só olhar o extrato. O normal é eles quererem sacar em espécie, que não tem como rastrear, né? Não vejo muita diferença, acho que o problema vai continuar igualzinho, nem melhor, nem pior.

14 curtidas

Eu sou da mesma opinião. Para cada solução apresentada pelo Estado vão surgir três novas modalidades de golpe. Não adianta, o Direito anda à reboque da sociedade, a gente só tem como penalizar e inibir aquilo que já foi tentado ao menos uma vez.

Cabe às pessoas buscarem mais conhecimento e mecanismos de defesa como não deixar todo o dinheiro numa única instituição, não passar o cartão em sites ou locais desconhecidos, esse tipo de medida.

Se um bandido põe uma arma na minha cabeça e ameaça a minha vida, eu faço TED, DOC, PIX, saque, cheque pré-datado, troco em bala e tudo mais que ele quiser para preservar minha vida :woman_shrugging:t2:

8 curtidas

Tudo bem, mas é como eu já disse, só sentimos o baque quando acontece com agente, enquanto não acontecer, então vão ficar com esse mimimi. Trabalho também na área de segurança, faço várias palestras sobre o tema, não estou falando em vão, tá certo pra vocês?

Então compartilhe seu conhecimento conosco! Enquanto novos dados e informações não forem apresentados (o que não quer dizer que eles não existam), o Pix me parece tão seguro e inseguro quanto o TED já era.

7 curtidas

E eu trabalho como Motoboy e entrego lanches.

12 curtidas

Isso entre contas dos mesmo bancos já existem a muito tempo e no Nubank entre contas já era instantâneo então neste caso do Pix a diferença é que vai poder ser feita entre outras instituições.

6 curtidas

Então colega, é aí que está o perigo. Vc realizar transferências pra qualquer banco,em qualquer hora. Acho isso muito perigoso, precisa ser revisto

Há tantos perigos na vida, que se formos levar em conta todos não vale a pena viver.

Tudo tem seus pontos positivos e negativos, se enxergarmos apenas o lado ruim para ficar bom deveremos voltar para era das cavernas.

Devemos ver o lado bom e ruim na dose certa, para tentarmos avaliar sempre a melhor saída.
Em suas palestras de segurança qual o critério para se precaver de deste tipo de situação?
Na questão do PIX vc não usando ele vai estar disponível mesmo assim.
Na questão de uma arma na cabeça geralmente pedem para sacar dinheiro para não ter rastreio. E se transferir para um laranja com aquele nome não se abre mais conta em nenhum lugar e ele vai ser procurado pela policia.

Quais providencias tomar para se cuidar então? só não usar o PIX com ovc está colocando não vai adiantar.
Nos de uma dica?

10 curtidas

A dica mais segura que te passo é a seguinte: Como ainda não existe um jeito de desativar o pix no app do banco, a única coisa a fazer no momento é não instalar o app bancário em seu celular. Tenha um celular de reserva em casa pra fazer a instalação do app do banco pra fazer as operações necessárias antes de sair de casa com seu celular principal. E caso apareça um dia a opção de desativar o pix no app do banco, faça o mais rápido possível. Vários especialistas em segurança dizem que o sistema não é seguro. Até um ex diretor do BC também pensa assim, segue o link abaixo

Pra mim essas preocupações sem propor solução são alarmismo barato, medo do desconhecido. Que nem pessoas que preferem guardar dinheiro embaixo do colchão ao invés de depositar no banco. Sistemas de transferência instantânea são o futuro, e já foram implementados em outros países.

Ao invés de ter medo do novo e ficar na idade da pedra, vamos aprender a lidar com problemas de segurança que aparecerem usando medidas dinâmicas, por exemplo limitando o valor máximo das transferências de acordo com a “legitimidade” de quem está recebendo a transação.

8 curtidas

EXATO!
giphy

9 curtidas

Sempre a mesma coisa… As pessoas querem criar um problema onde não existe, mas não solucionam o problema real.
Seguindo esse “raciocínio” aí, nada de dinheiro na carteira para não facilitar o roubo, nada de andar de carro para não sofrer um acidente, nada de usar internet para não ter os dados coletados…

9 curtidas

Isso mesmo, muito bem colocado! :clap:

5 curtidas

Apenas questão de segurança. Tem que gerar o qrcode e enviar para a pessoa escanear e pagar.

Imagina se você copia aquele número imenso da chave aleatória e a pessoa cola faltando apenas um dígito, no mínimo, você não receberá o crédito em conta. Erros com copiar/colar são frequentes.

Aqui sim, existe um problema, o seu aparelho. Nesse caso deverá pagar ao credor simplesmente enviando um pix usando chaves do mesmo, não necessariente escaneando o qrcode do mesmo. Uma outra alternativa é consertar seu aparelho ou comprar um outro, caso só queira pagar escaneando qrcode.

Aqui sim, temos um problema, mensagens pouco ou nada elucidativos ao usuário, devem ser corrigidas, o que creio que acontecerá em alguns dias.

Brother, vc deve ter algum problema, porque na comunidade inteira você só fala da insegurança do pix. Mano, as outras alternativas ainda existem, use-as, apenas isso, não adianta falar em todo tópico que o pix é inseguro, simplesmente não usa e ponto.

2 curtidas

Vi isso também, estava em outro tópico e essa pessoas só fala ao contrário :thinking:

1 curtida