Taxas de transferência via Pix

Já tenho visto que alguns bancos não se demoraram em taxar as transferências via Pix. Então eu quero saber, os bancos digitais ou as instituições financeiras já têm nos calendários deles as datas previstas para poderem aplicar taxas por transferências à Pix, também?

1 curtida

Olá @Johnescrevenon !

Depende do perfil do correntista, para Pessoa Física é proibido cobrança de qualquer taxa na transferência via PIX.

Para Pessoa Jurídica é permitido, porém o Nubank e outros Bancos resolveram não cobrar.

Já em relação a limites, o Nubank é ilimitado, outros bancos podem limitar R$1000 por dia por exemplo.

6 curtidas

Você tem algum exemplo?

Falo pois já apareceram casos de pessoas que disseram ter sido cobradas pelo Pix mas não souberam explicar a situação direito.

O Pix não pode ser cobrado para pessoa física. Eu utilizo o serviço em bancos físicos e digitais e nunca fui cobrado.

3 curtidas

Pelo que sei o PIX não pode ter taxas pra Pessoa Física. Já fiz vários Pix das minhas contas em bancos tradicionais e nunca me cobraram nada

5 curtidas

Eu também uso o pix em banco físico e digital , e ainda não fui cobrado

5 curtidas

Não é proibido. Há um limite estipulado baseado no cartão do usuário e cada banco definirá os limites de acordo com as cartas de crédito. Foi o que eu encontrei ao pesquisar sobre o assunto.

Não tenho. Eu ouvi alguém falar sobre ser taxado e fiquei assustado, nem fui pesquisar e já vim receber auxílio de vocês da NuComunity. Pelo visto as taxas estão sendo aplicadas de forma imediata somente para PJ.

Até o momento, taxação só para PJ!

1 curtida

Se a conta for PF, provavelmente a pessoa se enganou sobre a cobrança.

É proibido sim cobrar pelo Pix em conta PF amigo. Você só será cobrado se for na boca do caixa pra fazer um Pix ou se estiver usando a sua conta PF com finalidade PJ.

Olha o que o próprio Banco Central diz sobre isso:

4 curtidas

Então há maneiras de PF ser taxado. o termo “proibido” sem as ressalvas tem um peso enorme. Em suma, obrigado por esclarece-me a minha dúvida.