Há alguns dias recebi um e-mail do nubank sobre uma tentativa de acesso incomum à minha conta. Enviaram algumas dicas de segurança… Segui todas…
A segurança funcionou muito bem… Mas acho que neste e-mail poderia vir algumas informações sobre esta tentativa de acesso.
De qual cidade partiu ?
Que horas ocorreu ?
Talvez até o endereço de IP que gerou este acesso incomum.
Talvez o Nubank esteja fazendo algum tipo de investigação sigilosa e se te repassar essas informações, possa ser que atrapalhe o processo. Como não houve prejuízo da sua parte, então não vejo problema no sigilo.
Mas a sugestão deixada no tópico é válida e é tecnicamente igual a dos emails de provedores como gmail, Hotmail, Yahoo. Quando o provedor notifica acesso desconheço de uma conta através de um local que a pessoa não conheça, a pessoa recebe informações de qual plataforma foi usada, horário e local, por isso a sugestão aí. Acho que não atrapalharia não a investigação, só deixaria o cliente ciente de onde foi e iria apurar com a equipe como proceder nestes casos.
.Pelo visto você não entendeu ou não captou o contexto do significado do advérbio contido propositalmente no início da minha resposta.
.Bancos digitais tem políticas diferentes dos provedores, inclusive, dependendo do caso, o banco pode acionar as autoridades, mais um motivo para se manter o sigilo.
Sim, como sabemos, cada empresa trabalha da sua maneira, o que eu citei é sobre a sugestão dela ser igualada a dos provedores, na qual, deixa o cliente ciente sobre tal acesso inadequado que houve. Se o cliente tem a informação precisa de onde partiram os acessos e reportar pro Nubank tal acesso indevido, por que a investigação poderia ser atrapalhada? Até por que a equipe do Nubank tem informações técnicas que não seriam enviadas pro cliente neste sistema de alerta de email, convenhamos.
Realmente, qualquer informação em se tratando de instituições financeiras devem ser tratadas com máxima seriedade. Com certeza, @Mr.Xis! Sem dúvida que o Nubank preza pela segurança dos seus clientes. E como você disse, talvez informações demais acarrete prejuízo à ações internas na instituição!
Bem. O nubank não fez não está fazendo e nem fará investigações adicionais neste caso. Se fossem fazer iriam me perguntar se eu reconheço o acesso. Quanto às informações seriam enviadas no email do titular da conta. Os dados que eu sugeri não comprometem ninguém (já é informado por alguns bancos em casos similares). Mas, caso fossem comprometer alguém comprometeram alguém que tentou cometer um crime. Estes dados seriam úteis para abertura de BO. E se um criminoso fizer isso em várias contas de várias pessoas e endereço IP ajudaria a polícia a encontrar o cidadão que tentou aplicar um golpe.