Tesouro Direto está péssimo!

Já tem 2 meses que deixei minha reserva de emergência no Tesouro Selic, já tinha rendido alguns reais. Nessa semana para minha surpresa o valor caiu para proximo do que investi e hoje já está menor do que o valor que investi. Será que volta ao que era ou é melhor tirar?

1 curtida

Tesouro Direto sofre variações todos os dias, mas se você tirar durante a baixa, vai ter prejuízo.

Além do mais, se esse dinheiro é para reserva de emergência, então independente de baixas ou altas, você deve mantê-lo lá.

2 curtidas

Olá @jonathansilveira. Os especialistas em finanças sugerem escolher como reserva de emergência CDBs ou até mesmo tesouro direto que rendam no mínimo 100% do CDI o que sugere rentabilidade maior que a poupança. No caso da reserva de emergência a liquidez é mais importante do que a rentabilidade pois o objetivo é você ter condições de usar o dinheiro a qualquer momento caso seja necessário. Então se a sua aplicação tem essas características não tem porque tirar o dinheiro, a não ser que de fato você já usá-lo por agora.

Veja esse material legal produzido pela InvestNews:

1 curtida

Estou pensando em colocar na Nuconta

1 curtida

O ideal é não realizar o prejuizo, mas não faça mais aportes.
O TD Selic está sofrendo uma marcação a mercado atípica e inédita na história do Tesouro Direto.
Eu já havia abandonado e não recomendo o papel há um bom tempo, mas por outras razões. A situação atual torna tudo pior.
Hoje o título zerou os ganhos correspondentes a 4 meses e, embora o Tesouro tenha conseguido vender todos os papéis no leilão, a taxa de hoje pode refletir no TD amanhã, causando mais uma forte elevação.

2 curtidas

@jonathansilveira é uma boa opção, pois a Nuconta rende 100% do CDI e rende mais que a poupança. Se atente porém que uma vez que colocar o dinheiro na Nuconta se tirar antes dos 30 dias vai pagar IOF. Depois de 30 dias o que render tem incidência de Imposto de Renda e quanto mais tempo deixar menos imposto vai pagar. :+1:

1 curtida

De fato, @Vittoria_Cunha, mas especificamente no Tesouro Selic essa variação é totalmente inédita.

1 curtida

Eu sou bem novata nesse mundo dos investimentos, entendo uma coisinha ou outra, então se eu falar algo incorreto por favor, me corrija!

@LuckPass existe a possibilidade do TD Selic render negativamente, digo, de perdermos dinheiro aplicando nele? Porque na Nuconta sempre vemos ela render todos os dias, ainda que sejam centavos.

3 curtidas

Existe e está acontecendo neste momento, devido a essa elevação atípica da taxa de deságio.
Quem comprou TD Selic após 01/06 está com prejuizo líquido. E isso sem considerar a inflação.
Na Nuconta o rendimento é garantido, pois não há qualquer taxa adicional ao CDI.

3 curtidas