Transferência e chave aleatória

O Nubank não te dá a opção de transferir para uma chave aleatória, isso junto com o fato de eles não permitirem que você veja/copie a sua chave aleatória mostra que eles não entenderam como as chaves aleatórias funcionam, que é da mesma maneira que as outras 3 chaves (CPF, telefone e e-mail) funcionam.

Qual a gambiarra que uma pessoa tem que fazer para receber uma transferência por chave aleatória? Criar um QR code de pagamento para sua chave aleatória, copiar o código codificado pelo QR code e enviar para uma pessoa que vai te transferir, essa pessoa então vai ter que ir na opção de colar o código do QR code para realizar a transferência. Isso tudo pois você não tem a opção de ver e copiar sua chave aleatória e nem de inserir uma para realizar uma transferência.

2 curtidas

É exatamente isso. Você insere apenas a chave aleatória que a pessoa te forneceu e que deveria ser suficiente para fazer a transferência e não consegue, a conta do Nu pede para identificar depois pra quem você quer transferir e não deveria ser necessário. Eles precisam arrumar isso com urgência.

Que loucura né! Tenho conta em vários bancos/fintechs/carteiras digitais e só o nubank e o banco inter estão assim. Realmente parece que os caras não entenderam como funciona o pix kkkk.

Chave aleatória está com problemas mesmo.
Espero que soltem alguma atualização em breve.

Nubank diz que é de propósito, “por segurança”. Veja outras reclamações sobre o mesmo assunto: PIX: Chave aleatória

2 curtidas

Nossa kkkk, não acredito!

Pra quem tem dificuldade com chaves aleatórias vai uma dica. Criem nas várias instituições , caso tenha, vá em registrato e copiem as chaves aleatórias e passem para uma lista e salvem na nuvem ( onedrive, Dropbox, google etc… ) e compartilhem quando quiser. O único entrave é o Nubank que não tem opção ainda de usar a chave aleatória , acredito, que seja errado perante BACEN.

Criando chave aleatória no Nubank da para conseguir no registrato. É depois dá para transferir de outra conta para a nuconta. Agora tirar dinheiro da nuconta com chave aleatória não dá é acho que perante BACEN está errado.

Eu estou simplesmente impressionado como o Nubank está lento em implementar o Pix corretamente. Até hoje não existe a possibilidade de transferir para alguém usando chave aleatória, isso é um total absurdo, cadê o Banco Central que não vê isso? Copiar a nossa chave aleatória para compartilhar? Só pelo Registrato do Bacen. Nubank se tornou um banco velho, igual o Bradesco, que também não tem opção de enviar Pix para chave aleatória.

Com relação às regras do Banco Central, a disponibilização desta funcionalidade é opcional, sendo obrigatória apenas por meio da inserção manual das chaves CPF/CNPJ, número de telefone e e-mail, conforme a página 9 do Manual de Requisitos Mínimos para a Experiência do Usuário, disponível para consulta no site do Banco Central.

Bem legal. O BCB fazendo m* e o Nubank também. Vou usar o número da conta mesmo, que CPF, telefone e e-mail estão fora de cogitação.

P. S.: eu sei que para usar número conta precisa dar o CPF, até para que quem está enviando saiba se está enviando para a pessoa certa, a questão nem é de privacidade, é que não queria atrelar nenhuma dessas coisas a um banco específico, para depois ter trabalho de mudar, caso mude de ideia, chave aleatória, para mim, faz mais sentido que as outras, e diferencia-se de enviar o número da conta simplesmente por enviar somente uma informação.

Outro banco que não implementou foi o Banco Inter, lá também só vai por QR Code e Texto do QR Code gerado a partir da chave aleatória.

Mesmo não sendo obrigatório o Nubank vai implementar, acredito que nos próximos dias teremos novidades em relação a isso.

PIX é novo, e existem mais de 700 instituições envolvidas nesse projeto, o TED também teve muitos problemas no início.

É isso… Bora aguardar a velocidade dos bancos.

E o Bradesco também não tem a opção de enviar transferência para uma chave aleatória. Uma pena essa disponibilização fragmentada. Culpa do Banco Central, pelo visto.

1 curtida