Transferências tipo acordo ((Inovação))

Olá pessoal, :raising_hand_man:t2:
Tive uma ideia maneira, acho que nenhum banco faz isso e como o Nubank quebra paradigmas dos BBancossauros a @Nubank podia desenvolver uma maneira de agendar transferências com a autorização de ambas as partes.

Por exemplo, eu quero comprar uma bicicleta de 200 reais de um coleguinha porem, não tenho o dinheiro todo, Dai então podemos fazer um acordo para eu parcelar esta bicicleta em 10x de R$20,00 então abrimos o aplicativo e eu agendo essas transferências (Pode ser uma por uma ou um pacote de transferências) da minha Nuconta para a Nuconta do coleguinha, logo ele vai receber uma notificação para verificar os dados as datas e os valores da transação.

Caso o coleguinha aceite esta transação (O pacote de transferências), a mesma só poderá ser desfeita mediante a solicitação dos dois.
Caso não aceite, a transação não e concluída e os agendamentos são cancelados.

Nesta parte do app vai conter:

  • Menu acordos, ou algo do tipo.
    • Novo acordo
      • Abre uma nova pagina para o preenchimento com os dados das transferências (Valores, datas, quantidade e dados do credor)
    • Acrodos ativos
      • Dentro de cada acordo deste menu, terá os dados da Transferências (Valores, datas, se foi efetivado ou não)
    • Acordos Cancelados
      • Dentro de cada acordo deste menu, terá os dados da Transferências (Valores, datas, se foi efetivado ou não)
    • Cancelar acordo
      • Terá os acordos que podem ser cancelados.

O acordo será somente entre os usuários do Nubank, o Nubank apenas vai fornecer a ferramenta para que seus clientes possam fazer seus acordos e administrá-los

Benefícios:

  • Primeiro e Único banco com esta modalidade.
  • Incitará a novos usuários a abrir conta no Nubank
  • Ajudará aqueles que tem baixo score e não possui cartão de credito
  • Ajudará aqueles que tem um baixo valor de credito no cartão e quer comprar algo mais caro.
  • O dinheiro permanecerá mais tempo nas contas do Nubank (Consequentemente mais dinheiros para o Nubank, atráves do rendimento do mesmo).
  • É retirada a responsabilidade do @Nubank de cobrar, emprestar, ou se responsabilizar sobre alguma transação não realizada por falta de dinheiro por falta do devedor.
  • Se o cara fizer o acordo e não cumprir, o problema é dele, bem como o cara que aceitou.

E ai meu povo o que acham da idéia?

10 curtidas

A ideia é um depósito calção. Mais a questão é que nem todos são boms pagadores , imagina o calote que o Nubank iria levar nisso tudo .

5 curtidas

Caro @Ohmoises O que proponho aqui e apenas um acordo, nada do nubank bancar alguém… Tem saldo tem se não tem, a transferência Não é realizada… E fica isso no histórico e claro

E se o coleguinha tiver devendo 5 parcelas de 40 R$ e precisar sacar todo dinheiro da Nuconta ?

2 curtidas

Pois é , a ideia é boa,mas de difícil controle. A nubank teria que atrelar juros e mora caso o cliente não cumpra a parcela. Não seria melhor usar o empréstimo quando estiver disponível?

5 curtidas

Boa tarde colega @Mr.Xis,

Seguem as possibilidades:
O coleguinha devedor pode cancelar as transferências conversando com o coleguinha credor, Como citei, os dois informando o cancelamento no app as transferências restantes irão ser canceladas.

Podendo eles fazerem e desfazerem os acordos de acordo com a necessidade :smiley:

O Nubank irá somente nos fornecer a ferramenta :blush:

Boa tarde colega @Wagner_Rallo_Ferreir!

Então, a questão de juros e etc, fica a critério do coleguinha credor…
O acordo é feito com um valor fixo, seja ele um pacote de transações (Transferências) ou uma transferência solteira digamos assim…

Eu vejo como uma ideia legal, até mesmo para que possamos ampliar o poder de negociação, pois quantas pessoas que conhecemos ou até nos mesmos ja fizemos um acordo de boca? porque não informatizar isso?

E além do mais teremos os comprovantes de transferência realizadas ou não. :ok_man:t2:

Acho que você não entendeu, quero dizer que o devedor já pago algumas parcelas, mas sacou todo dinheiro pra uma emergência e não vai poder pagar as parcelas restantes nem tão cedo.

Sim eu entendi, @Mr.Xis
Por isso a possibilidade do devedor conversar com o credor e desfazer e cancelar o restante da transação (Transferencias)…

Fica a critério deles… :man_shrugging:t2:

De alguma forma será resolvido… pela piedade do credor, pelo esforço do devedor em cumprir o acordo, ou um novo acordo que venha ser feito, ou a até mesmo a justiça…

Até mesmo porque o credor ira ter o comprovante de agendamento que ele mesmo aceitou no app, com todo o log das transações quais foram transferidas e quais faltaram…

Dei uma atualizada no primeiro post com os menus do app, pra ficar mais fácil de entender.

Basicamente a opção não teria nenhuma seriedade e certeza pra parte que iria receber, né? Já que a nubank não vai pagar, quem recebe sai perdendo se o outro não tem dinheiro.

O correto seria a nubank bloquear o valor, e só liberar se ambas as partes cancelarem o acordo.

3 curtidas

Sim seria muito justo a @Nubank bloquear os valores, mas a questão é, se não existir valor?

Quandro propus esta ideia eu pensei em quantas vezes fazemos negócios de boca a boca, sem garantias, sem um comprovante, no escuro mesmo.

Vezes nos damos bem, vezes nos damos mal… creio que isso irá depender com quem vamos fazer negócio, eu particularmente dou muito valor a que conquistei até agora, então se conheço alguem e vejo que a pessoa tem a índole para fazer negocio deste tipo irei fazer, caso o contrario é dinheiro na mão…

Mano na boa, isso funcionária perfeitamente no mundo ideal, piedade do credor e esforço do devedor
Só que no mundo real, credores são impiedosos e muitas vezes devedores dão calote. Somos talvez o país com a maior inadimplência do mundo. Quem é credor num quer saber, ele quer é seu dinheiro e caloteiro safado, quando não quer ele não paga. Acho que seria melhor cara fazer um empréstimo com o Nubank, pagar a vista pelo bem, e divide o valor do empréstimo do jeito que cabe no seu bolso. Pq se der algum BO, o credor fica tranquilo e o devedor se acerta com o Nubank.

3 curtidas

Sim claro, concordo perfeitamente…

Sim ja levei calote, ja relevei, e também já entrei na justiça para cobrar o que me é devido, inclusive sem comprovante nenhum de acordo ou algo do tipo…

Estou querendo ampliar os horizontes, possibilidades e tirar um pouco o risco de calote das costas da @Nubank, usuários que se resolvam :muscle:t2:

A ferramenta estará lá

Entendo, mas o Nubank não seria mediador de um acordo sem garantias, o nome dele tá em jogo. Nada que dependa exclusivamente da fé, daria certo aqui, pq nossa cultura não é de fazer o correto sempre, fazemos o que é mais vantajoso. Claro que não podemos generalizar, mas vc há de concordar que temos essa falha cultural.

3 curtidas

Bom tive uma breve luz com seu comentário, muito obrigado…
Comparei com o mercado livre agora… ele utiliza o mercado pago para receber o valor dos produtos e repassar ao vendedor decrescido de sua comissão.

Não sei como estão as questões jurídicas com relação a mediação do mercado livre mediar seus acordos, se há alguma responsabilidade tanto para o pagamento quanto para o recebimento da mercadoria.

Acredito que, havendo responsabilidade na mediação dos acordos o Nubank poderia cobrar sua comissão neste trato, nem que seja um juro mais baixo do que um empréstimo comum, coisa já realizada pela empresa.

Mas se o departamento Jurídico achar que não há responsabilidade por parte da instituição neste acordo entre seus clientes porque não disponibilizar a ferramenta para seus usuários, como falei terá inclusive benefícios até para o Nubank.

A questão honestidade no Brasil realmente está com seus índices bem baixos.

2 curtidas

Primeira postagem atualizada novamente, as ideias vão surgindo e vou complementando a ideia principal.:sweat_smile:

É como o @Mr.Xis comentou, num mundo ideal isso seria perfeito, mas sem garantir o pagamento acho que ninguém faria tal negócio.

No caso do mercado livre eles usam um saldo disponível para pagar a vista, ou o cartão de crédito para parcelar.

1 curtida

É foi como falei, quantas vezes fazemos acordos só de boca?

Disponibilizando a ferramenta eu faria o coleguinha abrir uma conta no Nubank só pra eu ter os comprovantes do acordo que seria disponibilizado no app.

Caso algum problema houvesse, eu apresentaria os comprovantes a competencia…

A funcionalidade proposta é interessante… tem vários riscos e pontos a serem analisados…

  • Seria uma possibilidade provisionar o valor total?(Que nem é feito em compras com cartão de crédito por exemplo).
  • E se não tivesse saldo na conta do devedor? qual seria a melhor forma da outra parte receber o dinheiro? ou é puramente “problema” dos dois?

Mas gostei da ideia e da discussão… parabéns