Trouxe o que ninguém pediu o Banco Central baniu

Banco Central determina que Visa e Mastercard suspendam pagamentos por WhatsApp nós clientes do NuBank acho que mais do que nunca viemos pedindo a adesão as carteiras digitais e a alguns dias o NuBank trouxe um recurso que um total de NINGUÉM pediu, sem contar que todos de cara já perceberam a furada que era com a questão de golpes. Estamos em meio a uma pandemia onde as carteiras digitais e a segurança que elas trazem junto a si seriam sem dúvida viriam no MELHOR momento mas o NuBank prefere como sempre ignorar os seus clientes e trazer o WhatsApp Pay que já é um natimorto.

Até quando David Velez? Essa é a pergunta que não quer calar. Quando o NuBank vai aprender o que os clientes querem?

Sem fanatismo, não existe nada de inovador na tecnologia do NuBank que qualquer outro banco digital já não tenha, não seria a hora de dar um passo a frente após sete anos e centenas de clientes pedindo diariamente?

37 curtidas

Concordo plenamente com você, Apple Pay, Google Pay e até o Samsung Pay (lembram que em 2016 o nubank aparecia como “em breve” nesse serviço e até hoje não entraram?) estão funcionando a anos no Brasil e além do nubank os ignorar, ainda resolver ser o diferentão entrando no Facebook Pay que obviamente que ninguém pediu ou quer.

Todos com quem comentei sobre “enviar dinheiro pelo WhatsApp” me responderam que querem distância disso por causa dos golpes, que sem isso já são muitos, com essa facilidade então irão explodir.

16 curtidas

Gostei muito da decisão do Bacen ter banido o pagamento por Whats App. Logo agora que vai sair o Pix pra trazer competição para o setor tão centralizado vem o whats app derrubar o tabuleiro e prender todo mundo ao facebook.

11 curtidas

Na verdade os golpes sempre existirão, enquanto não houver uma conscientização grande da população, divulgação de golpes recentes por exemplo, é com a informação que se combate isso, não banindo uma ferramenta de pagamento.

É mais uma vez o Estado interferindo na iniciativa privada, não acha seguro? Não use, simples assim.

Se eu entendi bem a ferramenta, essa parte inova e muito:

O valor recebido será transferido para a conta do banco associada ao cartão de débito.

Significa que um correntista do BB, paga com o Whatsapp pelo cartão de débito para o correntista do Nubank, como se fosse uma TED, mas sem cobranças e funcionando 24/7!
Talvez essa parte incomodou o BC, afinal foi criado um sistema de TED paralelo, entre bancos.

18 curtidas

Desconheço de golpes que utilizam as carteiras digitais, pode me citar um por gentileza?

2 curtidas

Engenharia social por exemplo, você pode criar qualquer tecnologia de segurança no mundo, mas essa será sempre uma fraqueza que envolve as transações de pagamentos, e só é combatida com informação.

2 curtidas

A troco de que o estado não regularia? O facebook é a uma das maiores empresas do mundo e ficaria de posse de um monopólio de pagamentos instantâneos no Brasil. O equivalente ao que fez com as redes sociais. Ou eu perdi a aula de economia ou monopólio não é bom pra os clientes nem para as empresas. Não existe nenhum lugar no mundo que o estado não regula esse tipo de coisa.

5 curtidas

Se o Zuck se deu mal, eu fico feliz

9 curtidas

Sequer a tecnologia foi disponibilizada, e já foi suspensa, que monopólio é esse? A Cielo era gigante no pagamento via cartão de crédito e ninguém interferia, o monopólio existe quando ninguém pode concorrer, ninguém pode inovar, só quem está no poder, essa é a minha opinião.

3 curtidas

Só Cielo que iria intermediar esses pagamentos (com uma taxa absurda de 3,99%) então é monopólio

3 curtidas

A taxa é voltada a Pessoa Jurídica, e como falei, não é monopólio, afinal já existe há muito tempo pagamento por link, e pode ser compartilhado normalmente pelo Whatsapp.

3 curtidas

Buscando um conceito de engenharia social diríamos que “A engenharia social, no contexto de segurança da informação, refere-se à manipulação psicológica de pessoas para a execução de ações ou divulgar informações confidenciais.“

Agora me conta como uma pessoa vai divulgar a informação do cartão no Apple/Google Pay se nem sequer aparece o número na carteira?

Posso postar um print do meu wallet aqui tranquilamente que o máximo que alguém vera são os 4 últimos dígitos do cartão e que nem sequer é o mesmo que autoriza a transação porque ele é gerado unicamente.

Agora uma empresa investir em um recurso claramente de alto risco de golpe e transferir a responsabilidade para o usuário ao invés de investir em algo que está extremamente em alta e necessário durante a pandemia é de grande falta de profissionalismo você não acha?

Vamos de fonte porque não falo sem embasamento.

7 curtidas

Não precisa divulgar dado algum, simplesmente ela é induzida a fazer o pagamento, por um serviço ou produto que imagina existir e não o recebe, a diferença é que esse pagamento é físico, e pelo whatsapp é online, de toda forma pode ser aplicado golpe usando os dois, não há forma de travar isso.

O Facebook criou todo o sistema de segurança com pagamento por PIN, igual Picpay, Pagbank e outros, assim como você faz uma compra pela internet e coloca os dados do cartão no site, não muda em nada.

Se você cadastrar o cartão virtual e bloquear no app, nenhuma transação vai ocorrer, esse é um dos motivo que eu usaria sem problemas o Whatsapp Pay.

Agora o Whatsapp já é conhecido pela disseminação de noticias falsas e golpes, até pq é o meio de comunicação mais usado no Brasil em mensagem instantânea, se hoje vocês criticam ele, antigamente era o MSN, no futuro será outro aplicativo, como eu falei antes, nada impede do golpe continuar, o poder de convencimento é o que faz ele ser concluído, por isso citei a Engenharia Social.

7 curtidas

Provavelmente não.
Carteira digital é produto de nicho e não me parece razoável para uma empresa gastar tempo e recursos na implantação de uma função que não será utilizada pela maioria dos usuários.

Maioria vai usar se tiver a possibilidade, só porque você (@LuckPass) é do contra não significa que outras pessoas não queiram, e pela quantidade de pessoas que pedem no Twitter, tem muita gente querendo!

6 curtidas

Nicho? A maior parte dos aparelhos vendidos hoje em dia possuem NFC, é avançado, permite compras on-line e física sem qualquer possibilidade de clonagem de cartão, é fácil pois não se precisa usar carteira física mais (até a CNH/DOC) do país já é digital e no celular e ter que sair de casa com um plástico é serviço de nicho? Cara, guarda seu pano roxo e vai passar em outra coisa porque em carteira digital é só você saber ler um bom português que vai ver o quanto de gente pede, fora os que não mencionam nada mas usariam. NuBank está ATRASADO e passa vergonha por a falta desse recurso e a inovação já virou motivo de piada.

7 curtidas

Bom, todos os outros bancos e cooperativas estão então loucos, visto que a implementação às três principais carteiras, assim como a própria adoção às mesmas, só cresce.

2 curtidas

Tá, você enrolou enrolou e não disse como se aplica um golpe a uma carteira digital, que não tem número, não tem dados pessoais expostos, a validação é pessoal e intransferível. (Digital, facial). Me conta? Agora WhatsApp clonado o que eu já vi principalmente trabalhando na área de tecnologia é de largar de mão e não usar mais. Eu não disse que o WhatsApp Pay NÃO deveria ter sido lançado mas sim precisamos concordar que ele infringe regras do BC e segundo NINGUÉM pediu esse recurso, agora carteira digital eu tenho até pena quem responde as redes sociais do NuBank porque é TODOS os dias.

Dica se ainda não ficou claro. https://twitter.com/PayNewsBR

4 curtidas

Onde?
Recentemente foi discutido aqui na comunidade um podcast de um blog de tecnologia que afirmava que a função NFC está desaparecendo de smartphones intermediários.

Jamais! Até durmo com minha camiseta roxa!
image

6 curtidas

Você quer que eu cite falha de segurança na carteira digital? Você fala de WhatsApp clonado mas não cita que existe um PIN para se configurar e evitar isso, e que as pessoas que são vítimas desse golpe não configuraram antes, de toda forma existe mais outro PIN para realizar o pagamento, além do mais se o número de telefone é clonado a falha partiu da operadora de celular.

Não sei onde comemorar o banimento da função WhatsApp Pay favorece as carteiras digitais, não seria melhor ambos funcionarem e você escolher qual usar sem interferência do Banco Central?

12 curtidas