Um dos efeitos da implantação do PIX

Apesar do crescimento dos bancos digitais nos últimos anos, tenho visto, nos vários grupos que participo, um grande apelo por funções que os bancos físicos oferecem: atendimento pessoal e saques em dinheiro. Pagamentos de impostos também é um serviço que as fintechs ainda não oferecem. Sei que adaptar-se é uma questão de tempo, mas acho que ainda não é recomendável ter uma única conta digital para as transações. Se por um lado, o PIX vai acabar com uma fonte de receita dos bancos físicos, que lucram milhões com tarifas de TED e DOC, por outro lado, o novo sistema do BC, tende a aproximar essas instituições dos modelos das fintechs. É fato que a maioria das reclamações dos clientes são de origem em erros ou descuidos dos próprios clientes. Nesse caso, pessoas que usam as contas para o dia a dia, que não fazem investimentos, que gostam de atendimento físico (mesmo enfrentando filas) e de sacar dinheiro na boca do caixa, com o PIX, não terão muitos motivos para ter uma conta digital. A longo prazo, talvez o PIX termine promovendo um retorno aos bancos tradicionais.

7 curtidas

Concordo com essa afirmação.

A facilidade e a gratuidade das transferências eram um dos maiores trunfos das contas digitais. Com o Pix isso não será mais exclusividade desse tipo de conta.

7 curtidas

Concordo com vc pois o que mantém as pessoas mais nos bancos digitais e a rapidez de resolver algo, apesar que os bancos tradicionais não estão ficando pra trás implantando o que não tinha pois hoje em dia posso resolver muitas coisas apenas pelo Whatsapp ou por um simples telefonema é no caso ir na agência só se for uma coisa muito seria, estou amando a praticidade e outra coisa vivemos em um mundo onde a tecnologia simples anda em disparada é querendo ou não as pessoas tem que se adaptar a essa nova era que pra mim como mãe que não tenho tempo praticamente pra nada e maravilhoso :smiling_face_with_three_hearts:

Muitas pessoas utilizam somente uma conta digital, mas centenas já tentaram migrar e não conseguiram. Sempre se esbarram em um serviço ou outro que a conta digital não oferece.

Eu recomendo ter uma conta digital e uma conta em um banco físico.

O PIX veio para complementar essa aproximação que já estava ocorrendo. O Bradesco já havia lançado seu banco digital, o Next. O Itaú lançou sua carteira digital, o Iti - que em breve irá oferecer até cartão de crédito. O BB também lançou uma carteira digital com intuito de atrair esse nicho de clientes. Então os grandes bancos já estavam se modificando e com o PIX, essa aproximação será ainda mais acentuada.

Eu não gosto de atendimento físico, mas ultimamente está cada vez mais raro ter que ir na agência. Nem me lembro a última vez que eu precisei ir. Com uso do aplicativo e do internet banking, tudo pode ser resolvido de forma online.

Eu acho que a curto prazo mesmo. Já que o pacote de serviços essenciais oferecerá 4 saques gratuitos por mês, 10 folhas de cheque e transferências gratuitas e ilimitadas pelo PIX.

Não digo que as pessoas irão cancelar as contas em bancos digitais, mas que as contas em bancos físicos irão ser mais utilizadas, isso com total certeza.

3 curtidas

Estranhamente, o Next ainda não tá cadastrando as chaves para o PIX. Apesar de ser um filhote do Bradesco, eles são de um amadorismo irritante.

Estranho mesmo, porque o BC rejeitou 221 empresas nesta primeira fase do pix, mas o Next não está no meio. Teoricamente, era para eles estarem cadastrando também.

O Next não está nas empresas rejeitadas, nem nas 762 aprovadas. A menos que esteja como Bradesco, uma vez que o o número do banco é o mesmo (237). Essa semana o app tem um banner apenas pra cadastro do CPF no PIX. Quando cliquei, não precisou nenhuma pós-confirmação. Eles já informam abruptamente que foi cadastrado, o que é ridículo, pois meu CPF já está com o PIX em outra conta.

1 curtida

Até que fim as minhas opiniões estão fazendo efeito nas cabeças das pessoas. Sempre disse aqui nessa comunidade, que o correto é temos uma conta em um grande banco tradicional, e não só em contas digitais. Com a chegada do pix, as contas digitais vão perder o seu grande atrativo, que é os teds gratuitos. Os grandes bancos vão oferecer pix ilimitado sem custo algum para o cliente. Quem ganha com tudo isso somos nós

1 curtida

E se não fosse pelo seu concelho @Genario eu tinha cancelado a do banco do Brasil e tinha ficado só com o nubank kkkkk
Valeu mesmo :+1::v:

1 curtida

Pois é amigo é amigo, desejo tudo de bom pra vc tá

1 curtida

Vão oferecer pq é lei do banco central, senão iriam cobrar, igual fazem com teds, tarifa de manutenção de conta e todo o resto.

O bom do banco físico é que possui o saque grátis, dá pra fazer depósito e etc.

É verdade! Esqueci de mencionar isso, vão oferecer grátis por ordem do BC, se não iriam cobrar também.

Next por enquanto so está aceitando cadastro do CPF no PIX, estou aguardando liberarem s outras opções, é um banco que precisa evoluir muito, estão no caminho.

Next é Bradesco, ainda não foi iniciado o processo de separação, quem sabe um dia, mas por enquanto é uma conta Bradesco.

O que muda é que você não é obrigado mais ter uma conta BB, pra receber de um amigo que só tem BB, ou CAIXA pra quem só tem CAIXA, com o PIX tanto faz enviar dinheiro do mesmo banco ou de outro, vai ser livre de tarifas pra Pessoa Física.

Igual como era antigamente as operadoras de celulares, era tão caro ligar para um número de outra operadora, que era menos custo ter um chip dessa operadora diferente da sua atual, e fazer recarga nele pra quando precisar ligar. Por isso se popularizou os celulares de dois ou mais chips, hoje em dia é mais por cobertura mesmo.

Ninguém mais me pergunta “O seu é TIM?” “Você tem alguém aí próximo com TIM pra te ligar?”, hoje a pessoa só liga, mesma coisa será para transferência.

1 curtida

Acredito que ainda existam muitos outros aspectos para que as instituições financeiras possam brigar. Vou além, acredito que ainda tenha muito espaço para muitas novas instituições financeiras no Brasil. As taxas cobradas por TED, DOC e outras, são absurdas e por esse motivo, estão no final de sua vida. Para mim, o aspecto central da briga, vai ser em função dos juros cobrados pelas instituições financeiras e pela retribuição aos nossos recursos lá depositados. Nem tudo é vantagem para os bancões e a estrutura, por exemplo, vai pesar bastante no novo cenário. O importante é que tudo isso que se vislumbra, será muito bom para nós clientes.

1 curtida

Verdade :v:

“No mesmo evento, Breno Lobo disse que o pagamento de impostos para a União poderá ser feito também em novembro com o Pix.”

https://blog.nubank.com.br/pix-conta-de-luz-agua-telefone/

1 curtida

Eu discordo de você por este motivo: futuramente o PIX trará a possibilidade de fazer o saque em qualquer comércio. A proposta é que a pessoa transfira pelo Pix para o estabelecimento e consiga o dinheiro em espécie na hora. Dessa forma, mais um atrativo dos bancos teria uma alta concorrência com o Pix.
Então nesse caso mais uma vez, os bancos digitais seriam mais interessantes na minha opinião!

1 curtida

O problema do PIX é que uma grande porcentagem da população brasileira possui aversão à tecnologia… Muita gente ainda “parece caçar o próprio almoço”, mesmo com todas as praticidades de um app autoexplicativo, ainda vão querer ir num banco e falar com uma pessoa para que desenhe aquilo que está acontecendo.
Parece haver muito daquela necessidade de pegar o dinheiro físico e separar em envelopes rsrs

E pra essa parcela da população, os bancos digitais não tem chance. Outro dia desses presenciei um tumulto em um supermercado por conta de duas pessoas que não sabiam usar um caixa eletrônico 24hrs e resolveram aprender ali, na hora, e trancaram a fila toda por quase uma hora KKKKK

O único imposto que não consigo pagar são os boletos do Detran, mas o restante se consegue pagar sim @Clavatown, tirando esse adendo, concordo com tudo o que disse.

Exatamente por isso, os bancões não foram contra a implementação do PIX, mesmo correndo o risco de perderem a receita que o TED/DOC gerava, o BC não apoia os bancos digitais da mesma forma que os bancões e isso é evidente (pra não dizer que não apoiam em nada, pois o BC não quer/permite a criação de novos bancos, por que será, não é mesmo? Concorrência para os achegados). Mas vamos ver qual coelho a Nubank tirará da cartola como revide para vencer mais essa! :sunglasses: :+1:t2:

1 curtida