Vamos falar sobre o pagamento por aproximação (contactless)?

Olá, comunidade.

Como vocês estão hoje?

Viemos aqui nesta sexta feira para falar sobre uma mudança em um dos recursos que temos no roxinho: o pagamento por aproximação (contactless).

Esse recurso é uma tecnologia que permite fazer compras apenas aproximando o cartão da maquininha.

Isso mesmo! Você consegue fazer pagamentos rapidamente, sem a necessidade de inserir o cartão e digitar a senha.

O que torna tudo mais rápido e seguro, especialmente nesse momento de pandemia, que precisamos ter o máximo de cuidado possível.

Esse recurso pode ser usado em alguns transportes públicos, pedágios e em qualquer estabelecimento que tenha uma maquininha com o símbolo do Contactless, que são aqueles risquinhos que lembram um sinal de WiFi, e é o mesmo símbolo que aparece na frente do cartão, ao lado do chip.

Sabemos como novas tecnologias podem gerar dúvidas e vamos apresentar algumas informações sobre essa funcionalidade.

Seguimos recomendações do mercado e da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) e estabelecemos critérios para aprovação sem exigência da senha, como um limite no número de transações por dia e também um teto, que era de R$50.

Mas a ABECS tornou público no dia 7 de julho que o limite de pagamentos por aproximação (Contactless) agora podem ser de R$ 100,00.

E todas as organizações que fazem parte dessa associação concordaram em estabelecer juntas esse novo limite.

Portanto, nesse momento já é possível realizar compras por aproximação sem senha no valor de até R$100,00, mas por se tratar de uma alteração recente, as maquininhas também precisam fazer uma atualização para que seja possível realizar compras no novo limite.

Caso a maquininha não esteja atualizada, será solicitado que você digite a senha de 4 dígitos, está bem?

E se você estiver se perguntando se é seguro, podemos te afirmar que é sim.

Queremos reforçar que esse recurso é ótimo para manter o cartão em sua mão. Você tem o controle!

O lojista deve fornecer a maquininha e você deve aproximar o cartão dela, dessa forma, você evita que outras pessoas peguem em seu cartão e evita o seu contato com a maquininha do estabelecimento.

De qualquer forma, queremos te tranquilizar, dizendo que assim como fizemos no lançamento dessa funcionalidade, agora estruturamos toda nossa equipe, de forma que estamos preparados para dar suporte caso a caso e auxiliar no que for preciso.

Então, não se preocupe, pois temos diversas maneiras de te auxiliar quanto ao uso do seu cartão.

Lembrando que caso prefira, você pode desativá-la ou ativá-la a qualquer momento através do seu próprio aplicativo. É só seguir esses passos:

  • No app do Nubank, clique na setinha abaixo do seu nome;
  • Depois escolha a opção “Configurar cartão”;
  • Aí é só desativar “Compras por aproximação”.
  • Pronto! A função contactless do seu cartão de crédito será desabilitada.

103 curtidas

@Mr.Xis Seus sonhos se tornaram realidade, o limite do contactless aumentou para 100 reais hahaha

@brubru Você também estava questionando ontem, mais uma boa notícia pra conta :partying_face:

23 curtidas

Ai, das coisas que eu mais amo no meu Nu, essa funcionalidade :purple_heart: Sair só encostando o cartão por aí :dancer:t2:! hahahhaa bom saber da mudança!

17 curtidas

Top!!

5 curtidas

como um limite no número de transações por dia e também um teto,

Grande @PedroB :handshake:

Eu já li em algum lugar que essa função poderia ser usada até 5X no dia, em outros lugares a informação era de até 3X no dia.

Poderia nos confirmar qual informação está correta?

:metal::metal::metal::metal:

16 curtidas

Nossa finalmente, que ótima notícia, agora sim vai facilitar muito o pagamento por aproximação, a maioria das minhas compras do dia a dia passava pouca coisa dos 50 reais e era muito chato toda vez ter que por a senha. :tada: :tada: :tada: :tada: :tada: :tada: :tada: :tada: :tada: :tada:
tenor (1)

15 curtidas

Está rolando por aí um papo de golpe ao chegar com a maquininha próxima ao cartão dentro da bolsa.

Particularmente achei estranho.

Procede?

6 curtidas

@Raphaela_Negro Não procede, aquilo pode até dar certo num ambiente controlado como ocorre nos vídeos que estão circulando na internet, mas na vida real é muito improvável de acontecer.

Mas, aos usuários que se sentirem inseguros com o recurso, basta desativar no próprio aplicativo.

14 curtidas

Oh meu fie que notícia boa:
:beers::beers::beers:

Screenshot_20200918-185838_1

13 curtidas

Ótimo! :smile: :+1:
Mas agora tem que ensinar os donos das maquinas a atualizá-las. Alguns nem sabiam que tinha contactless…

13 curtidas

@Jotapb Complicado é o empresário adquirir uma máquina e não saber as funcionalidades dela. O interesse é dele de oferecer a maior quantidade de formas de pagamento para melhor atender ao consumidor (e proporcionar lucro a ele).

11 curtidas

Foi o que aconteceu comigo hoje. Mas esse aumento no limite é sensacional :purple_heart:

6 curtidas

Muitas vezes a própria adquirente (Cielo, Rede, GetNet, etc) não se empenham em instruir os logistas dessas novas tecnologias. Aí acontece das novas tecnologias demorarem pra se popularizarem.

8 curtidas

Com certeza uma ótima notícia. Em tempos de pandemia será uma mão na roda.

6 curtidas

Boaaa, muito melhor!

5 curtidas

É triste quando você não mora em capital e 90% dos atendentes nem sabe que isso existe. Até se popularizar por aqui já apareceu coisa melhor. Na minha cidade, vários lugares ainda não aceitam nem se quer, cartão. Fico até assustado, alguns aceitam cheque, mas não aceita débito ou crédito.

Mas adorei a notícia, só tenho uma dúvida? Você pretendem deixar a gente controlar esse limite futuramente?

Eu sou do time que meio que tem muito receio de fraudes e afins. Se eu não chego a usar 20 reais com contactless por mês, por exemplo, eu não quero correr o risco de acontecer uma situação desagradável. A gente sabe que o atendimento do Nubank é bom, que provavelmente vai nos ajudar.

Mas mesmo assim é chato, todo o processo de reportar, frustração por seu roubado, uma segurança a mais é sempre bem vinda, desde que não vire burocracia demais.

6 curtidas

Minha alegria foi quando inseriram a opção de desativar a função no app. Me sinto muito mais segura ativando apenas quando quero usar. Obrigada! :heart_decoration:

E vocês? Deixam a opção ativada ou desativada?

  • Sempre ativada
  • Ativo na hora
  • Desativada

0 votantes

7 curtidas

Que notícia boa @PedroB :clap::clap::clap::clap:

7 curtidas

uuuuia, valeeeu

5 curtidas

Tenho 3 cartões contactless na carteira. Não tenho receio, prefiro evitar a fadiga de ficar gerenciando esse liga/desliga função em APP. :sweat_smile::sweat_smile:

12 curtidas