Viagens internacionais com o roxinho

Fala galera,
Vou viajar no próximo mês para três países da Europa diferentes e pensei em usar apenas o roxinho, ao invés dos traveler checks tradicionais.
Minha ideia é depositar o dinheiro que pretendo gastar na nuconta e ir administrando o saldo do cartão de acordo com uso.
Minha dúvida é: como funciona a conversão de euros em reais, se essa é a melhor forma, ou se ainda é melhor levar os cartões pré-pagos que meu banco me ofereceu?
O que pensam a respeito?

5 curtidas

Acho uma má ideia. Crédito no exterior só em último caso, e o débito só funciona no Brasil :confused:

Poise. Em alguns lugares não se aceita crédito .
Como fica daí

@gfrancoso

A forma mais “barata” de fazer compras em viagens no exterior é com dinheiro vivo (em espécie), já que o IOF para compra de $$$ viva é 1,1%, diferente dos 6,38% de transações em cartões de qualquer tipo (crédito, pré-pago, etc.):

Nas compras de moeda em espécie, o IOF incide à alíquota de 1,1%, independentemente da moeda adquirida.

Já no caso de uso de cartão de crédito ou débito no exterior, cartões pré-pagos, cheques de viagem (traveler’s cheques) ou saques em moeda estrangeira, a alíquota é significativamente mais alta, de 6,38%.

Mas apesar de ser a forma mais barata, não é a mais prática, já que não é muito legal ficar andando com altas quantias de dinheiro no bolso. Então o que eu sempre faço e recomendo, é usar as duas coisas. Leva dinheiro para as compras grandes que pretende fazer e só leve com você quando estiver a caminho de fazer a compra. E fique sempre com uma quantia menor para compras diárias comuns e tendo o CC como suporte para alguma outra coisa que queira gastar.

Fonte:

2 curtidas

em 2016 eu fiquei quase 5 meses viajando pela europa e eu usava diferentes métodos de pagamento.

  • hospedagem eu usava praticamente só airbnb que eu pagava por paypal e quando não dava pagava por cartão

  • serviços como taxi, trens e celular sempre tive a opção de pagar por paypal que eu só pagava o imposto do país e não pagava IOF

  • bares, restaurante eu quando ficava muito tempo em uma cidade eu sacava uma boa quantidade de dinheiro para passar um mês

  • roupas, eletrônicos ou outros itens de alto valor eu passava tudo no cartão mesmo

minha dica é sempre andar com dinheiro físico na europa, tu sempre vai precisar de um troco em moedas e além disso se vai para uma cidade pequena ou para a alemanha é muito difícil tu achar alguma loja que tenha maquina de cartão

2 curtidas

Eu farei um Euro Trip pela primeira vez na vida, e achei bacana as suas dicas, valeu.

1 curtida