Política de Privacidade da NuCommunity
A nossa Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Nubank com a segurança, privacidade e a transparência no tratamento das suas informações.
Esta Política de Privacidade descreve os dados pessoais que coletamos, como eles são tratamos dados dentro da NuCommunity (a comunidade oficial do Nubank) e os seus direitos em relação a esses dados. Recomendamos a leitura atenta.
Esses dados pessoais podem se referir às informações necessárias para identificar você, inclusive as informações do seu perfil, tais como seu nome, e-mail, foto, as informações que você posta na nossa comunidade de forma pública e as mensagens que você troca com outros membros de forma privada.
Ao entrar ou postar na nossa comunidade, você está ciente de que a controladora dos seus dados pessoais será a empresa Nu Pagamentos S.A., inscrita no CNPJ sob nº 18.236.120/0001-58, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Rua Capote Valente, nº 39, Pinheiros, CEP 05409-000.
Após a leitura desta Política de Privacidade, caso queira se comunicar com o Nubank sobre seus dados pessoais no âmbito da NuCommunity, você pode entrar em contato conosco pelo canal “Me Ajuda” no app, ou contatar o nosso departamento encarregado por meio do e-mail dpo@nubank.com.br para dúvidas, reclamações ou para exercer os seus direitos relacionados aos seus dados pessoais.
Aplicação
Essa Política de Privacidade é aplicável a todos os membros da NuCommunity no Brasil. Nós coletamos os seus dados pessoais sempre que você acessar ou postar na NuCommunity - http://comunidade.nubank.com.br.
As práticas descritas nesta Política de Privacidade só se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitos às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor.
Quais dados coletamos?
Coletamos dados pessoais enviados por você dentro da plataforma e dados de navegação, tais como:
Dados pessoais informados pelo usuário e gerados dentro da plataforma:
- Nome, nome de usuário, foto e e-mail informados no momento do cadastro. No caso de login via Facebook ou Google, os dados a serem coletados são informados pelas respectivas empresas no momento do login e ficam sob responsabilidade destas;
- Postagens feitas publicamente, ao criar um novo tópico ou responder algum;
- Mensagens enviadas diretamente a outros membros, e que podem ser acessadas quando nos for reportado alguma quebra de nossas regras;
- Histórico de atendimento, caso você faça algum pedido relacionado à comunidade (data, hora, motivo do atendimento, conversas pelo chat e gravações telefônicas);
- Dados públicos de redes sociais associados a menções ou interações com o Nubank.
Dados de navegação:
- Endereço IP do seu dispositivo móvel utilizado para acessar a NuCommunity;
- Interações realizadas;
- Dados técnicos, como informações de URL, de conexão de rede, do provedor, e do dispositivo;
- Cookies;
- Atributos do dispositivo, tais como ID, sistema operacional, navegador e modelo;
- Dados de geolocalização.
Para quais finalidades coletamos e usamos esses dados?
Os dados pessoais informados pelo usuário e os dados gerados dentro da plataforma são usados para:
- Identificação e autenticação;
- Analisar as atividades da NuCommunity;
- Melhorar nossa plataforma e nossos serviços;
- Enviar notificações da NuCommunity para o seu e-mail (essa opção pode ser desabilitada a qualquer momento em sua conta);
- Saber se nossas regras estão sendo cumpridas;
- Enviar informações sobre ou viabilizar ofertas sobre nossos produtos e serviços (ou de empresas do mesmo grupo econômico) para os membros da comunidade;
- Desenvolvimento de novos produtos e serviços a serem oferecidos pelo Nubank ou empresas do mesmo grupo econômico;
- Marketing, prospecção, pesquisas de mercado e de opinião, envio de informações sobre produtos, serviços, novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com você;
- Inclusão em campanhas, testes de novos produtos e liberar versões de nossos produtos antes do lançamento oficial pro mercado;
- Também podemos usar seus dados de contato e endereço para enviar brindes do Nubank;
- Atendimento de solicitações e dúvidas;
- Exercício regular de direitos do Nubank, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
- Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
- Também podemos coletar e tratar dados para cumprir com obrigações legais ou regulatórias aplicáveis.
Utilizamos seus dados de navegação para:
- Funcionamento da plataforma;
- Aperfeiçoar do uso e experiência na interação com a comunidade;
- Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso da plataforma;
- Exibição de publicidade;
- Recomendação de serviços, produtos ou funcionalidades do Nubank, inclusive serviços de parceiros que possam interessar;
- Dados de geolocalização para sua segurança;
- Exercício regular de direitos do Nubank, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
- Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
- Também podemos coletar e tratar dados para cumprir com obrigações legais ou regulatórias aplicáveis.
Compartilhamento de dados
O Nubank poderá compartilhar os seus dados caso você solicite e também com empresas do grupo econômico do Nubank, com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, sendo que o compartilhamento, quando necessário, será realizado dentro dos limites e propósitos dos nossos negócios e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.
Abaixo preparamos um resumo dividido por categorias com os tipos de fornecedores com quem normalmente compartilhamos seus dados pessoais:
Outras empresas do mesmo grupo do Nubank
Finalidades do compartilhamento:
- Manutenção da NuCommunity e suporte ao usuário;
- Operacionalização e oferta de novos serviços e produtos;
- Prevenção e solução de problemas técnicos ou de segurança;
- Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.
Parceiros de negócios, prestadores de serviço e outros terceiros
Tais como: fornecedores de serviços de tecnologia da informação, de atendimento, de comunicação, serviços estatísticos, de pesquisas, marketing, e outros terceiros.
Finalidades do compartilhamento:
- Aprimoramento dos nossos serviços com o auxílio na prestação dos serviços que entregamos a você;
- Operacionalização de novos produtos ou serviços;
- Marketing, prospecção, pesquisas de mercado e de opinião, envio de informações sobre produtos, serviços, novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com você;
- Promoção dos nossos produtos e serviços, inclusão em campanhas, testes de novos produtos e liberar versões de nossos produtos antes do lançamento oficial pro mercado;
- Também podemos usar seus dados de contato e endereço para enviar brindes do Nubank;
- Exercício regular de direitos do Nubank, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
- Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
- Também podemos coletar e tratar dados para cumprir com obrigações legais ou regulatórias aplicáveis.
Autoridades e órgãos reguladores
Finalidades do compartilhamento:
- Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
- Cumprimento de ordem judicial ou atendimento de solicitação de autoridade competente ou órgão fiscalizador.
Além disso, ao utilizar a NuCommunity, você pode ser redirecionado para sites ou aplicativos de terceiros. Depois que você for redirecionado para um site ou aplicativo de terceiros, as práticas de privacidade serão regidas pela política de privacidade e pelos termos de uso destes terceiros. Não podemos controlar ou nos responsabilizar pelas práticas e conteúdo de privacidade de terceiros. Leia atentamente as políticas de privacidade aplicáveis para entender como eles coletam e processam seus dados.
Por quanto tempo guardamos esses dados?
Os dados coletados ficam, em regra, armazenados durante todo o período em que o membro estiver cadastrado na plataforma e por até 2 anos após o membro se descadastrar.
Quando aplicável, e mesmo após o descadastramento do membro da NuCommunity, poderemos armazenar os seus dados pessoais por períodos adicionais de tempo para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos do Nubank eles poderão ser armazenados pelo prazo previsto em lei ou regulamentação ou também pelo prazo de retenção necessário de acordo com a base legal que justifique essa retenção dos dados.
Seus direitos como titular de dados pessoais
A partir da entrada em vigor da LGPD, você, como titular de dados pessoais, pode exercer seus direitos frente aos controladores dos seus dados pessoais. Nós disponibilizamos os mecanismos detalhados abaixo para que você entenda de forma clara e transparente como exercer seus direitos e nossa equipe estará pronta para atender eventuais solicitações.
- Confirmação da existência de tratamento
O fato de você ser membro da NuCommunity ou postar algum conteúdo na comunidade já resulta na ocorrência do tratamento de dados pessoais pelo Nubank, mesmo que o referido tratamento seja apenas o de armazenar os dados pessoais em ambiente seguro e controlado.
Portanto, para membros ou qualquer participante da NuCommunity, confirmamos o tratamento de dados pessoais conforme os termos desta Política de Privacidade.
- Acesso aos dados
Para ter acesso aos seus dados pessoais, incluindo dados cadastrais, posts e atividades na comunidade, você pode acessar seu perfil a qualquer momento e fazer o download dos dados ao clicar no botão Baixar Tudo localizado na aba Atividade, no canto esquerdo da página.
- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados
Se você verificar que os seus dados pessoais estão incompletos, inexatos ou desatualizados, você pode alterá-los a qualquer momento pela página de configurações de perfil da sua conta. O único dado que você não consegue editar é o seu nome de usuário, pois ele serve como acesso para sua conta. Além disso, caso você edite alguma das suas próprias postagens, ainda assim os visitantes da página terão acesso às versões anteriores das publicações. Os administradores têm o poder de tornar as edições invisíveis. Então, caso necessite alterar tanto seu nome de usuário quanto as edições de publicações, basta entrar em contato conosco via e-mail nucommunity@nubank.com.br.
- Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados pessoais
Caso você não tenha mais interesse em fazer parte da NuCommunity ou deseja apagar sua conta ou seus posts, basta entrar em contato conosco via e-mail nucommunity@nubank.com.br e solicitar a exclusão do usuário. O fechamento da sua conta inicia um processo de exclusão (caso tenha feito até 15 postagens em um período de até 60 dias) ou anonimização dos seus dados pessoais, incluindo seus posts e comentários e que não pode ser desfeito.
Ao deixar a comunidade, lembre-se que o Nubank, a fim de cumprir com obrigações legais, armazenará determinados dados pelo período e nos termos que a legislação vigente aplicável exigir.
- Informação das empresas com as quais o Nubank realizou uso compartilhado de dados pessoais
Você pode entrar em contato conosco pelo e-mail dpo@nubank.com.br e solicitar que o Nubank informe com quais terceiros compartilhou ou de quem recebeu os seus dados pessoais.
- Consentimento, revogação, informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa
Caso o seu consentimento seja necessário, iremos esclarecer quais são as consequências do seu não fornecimento.
O acesso à NuCommunity é possível a partir do cadastro do usuário e fornecimento de dados cadastrais de identificação, uma vez que é vedado o anonimato, e para fazer parte da comunidade você precisa estar de acordo com as regras, que podem ser acessadas neste link: https://comunidade.nubank.com.br/faq.
Caso você tenha dado o seu consentimento para tratamento dos seus dados pessoais, você poderá solicitar a revogação desta autorização. Para não receber ofertas e notícias do Nubank você também pode solicitar o descadastramento da nossa base de marketing diretamente pelo e-mail ou pelo canal por onde foi feita a comunicação.
- Decisões automatizadas
Você pode solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses e a indicação dos critérios utilizados para essas decisões. No âmbito da NuCommunity, o Nubank não toma decisões com base em tratamento automatizado de dados pessoais.
- Portabilidade e direito de petição
Quando regulamentado esse direito pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), você poderá solicitar ao Nubank a portabilidade dos seus dados pessoais a outro fornecedor de serviços. No entanto, conforme informação sobre o direito de acesso, você pode exportar os seus dados clicando no botão Baixar Tudo localizado no canto esquerdo da página do seu perfil na aba Atividade. Além disso, com a constituição da ANPD, você terá também o direito de peticionar em relação aos seus dados perante a autoridade nacional.
Caso você tenha alguma dúvida, basta entrar em contato conosco via e-mail nucommunity@nubank.com.br.
Quem pode acessar esses dados?
Apenas funcionários do Nubank que são administradores da comunidade e funcionários do Discourse, empresa que hospeda nossa comunidade.
Registro de atividades
Podemos registrar as suas atividades realizadas quando você navega na NuCommunity, criando, quando possível e aplicável, logs (registros de atividades efetuadas) que conterão: o endereço IP, acesso e ações realizadas por você, data e hora de cada ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador, e geolocalização.
Podemos utilizar certas tecnologias de monitoramento das atividades realizadas enquanto você utiliza a NuCommunity, tais como:
Cookies: são arquivos de internet que armazenam de forma temporária o que o usuário está visitando na rede. O Nubank possui cookies na página da NuCommunity, e também recebe informações de parceiros a respeito de cookies inseridos nos seus respectivos websites. Os cookies podem ser utilizados para diversos propósitos, incluindo lembrar-se de você e de suas preferências, persistir informações relacionadas a suas atividades no site visitado, ou coletar informações que podem ser usadas para oferecer conteúdo de uma forma personalizada. Nossos sites também podem utilizar objetos armazenados localmente para fornecer determinado conteúdo, tais como vídeo sob demanda, videoclipes ou animação. Você pode, a qualquer momento, bloquear o uso dos cookies ativando uma configuração no seu navegador de internet. Você também pode excluir os cookies existentes através das mesmas configurações do seu navegador de internet. Caso você opte por desativar os cookies, você poderá continuar navegando na NuCommunity, mas algumas partes do site poderão deixar de funcionar e sua capacidade de limitar os cookies estará sujeita às configurações e limitações do seu navegador.
Web beacon: web beacon é uma técnica que permite mapear quem está visitando uma determinada página da web, identificando o seu comportamento com diferentes sites ou servidores da web.
Ferramentas de analytics: essas ferramentas podem coletar informações como a forma que você visita um site, incluindo quais páginas e quando você visita tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.
Todas as tecnologias utilizadas por nós sempre respeitarão os termos desta Política.
Transferência internacional de dados pessoais
Alguns de seus dados pessoais, ou todos eles, poderão ser armazenados pelo Nubank em servidores de computação em nuvem localizados fora do Brasil. Para isso, o Nubank observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente e adota as melhores práticas de segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos seus dados pessoais.
Alterações a essa Política de Privacidade
O Nubank poderá alterar esta Política de Privacidade a qualquer momento. Toda vez que alguma condição relevante desta Política de Privacidade for alterada, essas alterações serão válidas, eficazes e vinculantes após a nova versão ser divulgada na nossa plataforma ou enviada por e-mail pra você.
Prezamos sempre pela transparência: sempre que uma alteração relevante for feita, nós enviaremos um comunicado a você indicando a nova versão vigente. Ao continuar a usar nossa plataforma após uma alteração na Política de Privacidade, você estará concordando com as novas condições – mas você sempre pode manifestar a sua discordância por meio dos nossos canais de atendimento, se for o caso.
Nas hipóteses em que as alterações nesta Política impliquem em mudanças nas práticas de tratamento de dados pessoais que dependam do seu consentimento, solicitaremos o seu consentimento com os novos termos da Política em atenção ao tratamento de dados e finalidades indicadas.
Fale Conosco
Segundo a Lei nº 13.709/2018, o Nubank é considerado o “Controlador” dos seus dados pessoais. Se após a leitura desta Política você ainda tiver qualquer dúvida, ou por qualquer razão precisar se comunicar conosco para assuntos envolvendo os seus dados pessoais, basta entrar em contato conosco via e-mail nucommunity@nubank.com.br ou você pode entrar em contato pelos canais abaixo:
- Seção “Me Ajuda" do App do Nubank ou diretamente pelo nosso chat seguindo estes passos:
Abra o app do Nubank - no topo da tela, toque no seu nome - clique na seção “Me ajuda” - escolha a opção “LGPD - Privacidade” e, após clicar no campo “Contato”, você pode falar conosco por chat ou e-mail;
- Encarregado (DPO) via e-mail: dpo@nubank.com.br
Estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas e colocar você no controle dos seus dados pessoais.