É biscoito ou bolacha?

Oie comunidade mais linda da internet.

Sabe, existem grandes mistérios que a humanidade quer descobrir:

  • De onde viemos?
  • Para onde vamos?
  • Por que o Pikachu do Ash não evolui?

pikachu

Mas a maior de todas as questões é:
Como se deve chamar: biscoito ou bolacha?

Sim, meu caro leitor, pelas últimas semanas essa pergunta tem sido uma constante na vida, e com o dia desse “alimento” chegando em 20/07/2020 nós do Nu acreditamos que é uma resposta que deve ser encontrada. Sem mais angústias, sem mais debates, vamos resolver isso, e comemorar a data chamando pelo nome adequado.

Para quem não sabe eu sou formado em História, e bem eis o momento perfeito de usar meus conhecimentos novamente e nos ajudar com esse dilema, todos anos de estudo e dedicação serão úteis mais uma vez. Então vamos lá, ver se o passado nos dá uma resposta.

voltanotempo

Biscoito vem do latim, e com origem nas palavras bis (dois) e coctus (cozido), ou seja o alimento que foi cozido duas vezes. Bolacha vem também do latim, e significa bolo pequeno (bulla + acha).

Vamos pegar um barco, voltar para terra Lusitanas ora pois, e ver se nossos patrícios podem nos ajudar. Averiguei que uma das possibilidades é que a palavra biscoito venha do francês biscuit, e como os franceses entendem de comida, seria a origem da palavra uma prova?

frança

Contudo, se a França está correta, por que em Portugal atualmente se chama mais de bolacha? Historicamente em terras lusitanas, biscoito era o nome dado para o alimento entregue aos marinheiros durante as navegações, mas com o tempo eles pararam de usar tanto esse termo

O registro mais antigo que temos para bolacha é de 1543, já biscoito é de 1313. Seria o termo novo melhor que o antigo? Ou o antigo está correto por vir antes? São tantas questões.

Poxa Portugal, vocês nos deram o pastel de Belém, bacalhau e Cristiano Ronaldo, custava nos dar um nome só para esse alimento que amamos?

crisstatua

Segundo pesquisas que encontrei, estima-se que mais de 110 milhões de pessoas usem o termo bolacha, enquanto cerca de 99 milhões chamam de biscoito. Existem estados que definem biscoito os que têm massa fina, alguns chegam a dizer que biscoito apenas se for polvilho. Já a indústria na sua maioria define nas embalagens como biscoito.

perguntas

Depois de toda essa jornada, e falar com tantas pessoas, eu me pergunto: será que precisa ser biscoito ou bolacha? Não pode ser ambos?

E você deve estar se perguntando por que estamos perguntando isso aqui na comunidade? A diversidade de respostas faz parte do nosso dia-a-dia, e hoje como revolução roxa abarca pessoas de diversos países e nacionalidades, não importa se chamamos de biscuit, biscoito, bolacha, cookie, galleta, Plätzchen e tantos outros. O importante é celebrar a data comendo ele.

Mas só por curiosidade.
Onde você mora é biscoito ou bolacha? Queremos muito saber.

E, por sinal, se alguém souber o por que do Pikachu do Ash não evoluir? Também me ajudaria bastante.

Fonte: Dia do Biscoito ou Dia da Bolacha? Conheça a origem do produto brasileiro que ocupa o quarto lugar no ranking global de produção

56 curtidas

Na minha cidade é bolacha mesmo, lá biscoito são aqueles de polvilho

22 curtidas

Eu AMO biscoito de polvilho, que gatilho foi esse @Valquiria? :sweat_smile:

15 curtidas

Biscoito

7 curtidas

Por aqui também @Valquiria!

11 curtidas

Eu sou #TeamBolacha
Essa estátua do Cristiano Ronaldo :joy:

10 curtidas

Aqui é biscoito (mas se fala biXcoito).

12 curtidas

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

3 curtidas

Bixxcoito :heart: bolacha só a da vaquinha :rofl::rofl:

12 curtidas

Por aqui é bolacha, nunca vi ninguém chamar de biscoito, a não ser na televisão. :sweat_smile: :sweat_smile: :sweat_smile: :sweat_smile:

8 curtidas

Bolacha tem recheio, biscoito não tem. É isso. hahahahah

13 curtidas

Amei, é isso @MayB! :nerd_face:

11 curtidas

É biscoito recheado e bolacha de água e sal.

8 curtidas

Aqui onde moro é ao contrário :thinking::rofl:

8 curtidas

Os doces e recheados eu chamo de biscoito, os salgados chamo de bolacha!

5 curtidas

Exato kkkkk

4 curtidas

É complicado enrolar a língua pra falar o “s” kkkk

4 curtidas

@Julian_Lopes AAAAAAAH, sabia que alguém ia concordar comigo! hahahaha

4 curtidas

Aqui (em casa) é assim:

Bolacha e Bolacha Recheada :joy::rofl::rofl::sweat_smile::joy::joy::joy:

:metal::metal::metal::metal:

11 curtidas