Oie comunidade mais linda da internet.
Sabe, existem grandes mistérios que a humanidade quer descobrir:
- De onde viemos?
- Para onde vamos?
- Por que o Pikachu do Ash não evolui?
Mas a maior de todas as questões é:
Como se deve chamar: biscoito ou bolacha?
Sim, meu caro leitor, pelas últimas semanas essa pergunta tem sido uma constante na vida, e com o dia desse “alimento” chegando em 20/07/2020 nós do Nu acreditamos que é uma resposta que deve ser encontrada. Sem mais angústias, sem mais debates, vamos resolver isso, e comemorar a data chamando pelo nome adequado.
Para quem não sabe eu sou formado em História, e bem eis o momento perfeito de usar meus conhecimentos novamente e nos ajudar com esse dilema, todos anos de estudo e dedicação serão úteis mais uma vez. Então vamos lá, ver se o passado nos dá uma resposta.
Biscoito vem do latim, e com origem nas palavras bis (dois) e coctus (cozido), ou seja o alimento que foi cozido duas vezes. Bolacha vem também do latim, e significa bolo pequeno (bulla + acha).
Vamos pegar um barco, voltar para terra Lusitanas ora pois, e ver se nossos patrícios podem nos ajudar. Averiguei que uma das possibilidades é que a palavra biscoito venha do francês biscuit, e como os franceses entendem de comida, seria a origem da palavra uma prova?
Contudo, se a França está correta, por que em Portugal atualmente se chama mais de bolacha? Historicamente em terras lusitanas, biscoito era o nome dado para o alimento entregue aos marinheiros durante as navegações, mas com o tempo eles pararam de usar tanto esse termo
O registro mais antigo que temos para bolacha é de 1543, já biscoito é de 1313. Seria o termo novo melhor que o antigo? Ou o antigo está correto por vir antes? São tantas questões.
Poxa Portugal, vocês nos deram o pastel de Belém, bacalhau e Cristiano Ronaldo, custava nos dar um nome só para esse alimento que amamos?