É hora de fazer uma faxina financeira 🧹

E aí, comunidade? :wave:

Sabe quando você decide fazer aquela limpeza no guarda-roupa e descobre um monte de coisa que você nem lembrava que tinha? Que tal fazer essa mesma faxina com as suas finanças?

Separar um momento na agenda para analisar seus gastos é importante para te dar mais clareza sobre o que você está fazendo (ou deixando de fazer) com o seu dinheiro.

E é importante fazer isso com tempo e sem pressão. Afinal, você vai precisar de calma pra fazer coisas como organizar suas faturas, encerrar contratos, conferir seus gastos fixos e por aí vai… Mas relaxa: não é tão difícil quanto parece e você nem vai precisar de água e sabão para começar :soap::no_good_woman:

Como fazer uma faxina financeira em 5 etapas

1. Comece com as suas despesas fixas

Analise suas contas regulares como aluguel ou parcela do financiamento, condomínio, contas da casa, gastos com mercado e transporte, plano de celular, streamings e outros pagamentos fixos que preenchem o seu mês. Registre tudo em uma planilha ou caderno e calcule a soma desses valores.

2. Entenda se os seus gastos combinam com a sua renda

Depois de mapear tudo, fica mais fácil entender para onde está indo o seu dinheiro. Se sua renda cobre tudo, perfeito. Se, por outro lado, a conta não fecha, é a hora de priorizar. Tem algo que pode ser cortado? Aproveite para já cancelar esse serviço e trace um plano para reduzir os seus gastos no próximo mês. Fazer essa organização vai te ajudar a entender quais são as suas prioridades na hora de fazer escolhas – inclusive se a escolha for qual conta deixar de pagar.

3. Analise suas contas e serviços financeiros

Mapeie suas contas bancárias, cartões de crédito e outros serviços. A faxina financeira vai te ajudar a identificar tarifas que podem estar consumindo o seu orçamento sem que você perceba. Você também pode avaliar se ainda faz sentido manter mais de um cartão, por exemplo. Pense que quanto mais complexa for a sua vida financeira, com muitas abas para gerenciar, mais preguiça você vai sentir de colocar tudo em ordem.

4. Não se esqueça dos seus sonhos

Nem todo mundo consegue fazer o dinheiro sobrar. Mas, se esse é o seu caso e você ainda não tem uma meta financeira, que tal estabelecer uma? A faxina financeira também pode te ajudar a realizar os seus sonhos e fazer um planejamento é o primeiro passo para isso.

Veja a diferença que fica entre sua renda e seus gastos e determine um número possível para poupar todos os meses. Você pode começar com 10, 20 ou 50 reais. O valor não importa: o que faz a diferença é começar e não abandonar o hábito.

5. Marque o próximo dia de faxina financeira

Faça a faxina de hoje já pensando na próxima! Inclusive, que tal fazermos isso juntos, todo mês?

Do lado de cá, prometo trazer conteúdos como esse no início de cada mês para abrirmos essa conversa por aqui. Vamos juntos?

Aproveita para me contar se você costuma fazer essa faxina:

Você costuma fazer uma faxina financeira?

  • Sim, todo mês! :saluting_face:
  • Às vezes, quando a coisa aperta :grimacing:
  • Não, mas quero começar :muscle:
0 votantes

Na primeira vez pode até demorar, mas com o tempo vai ficar mais fácil, prometo.

E se você quiser saber mais sobre educação financeira, no blog do Nubank tem muuuuito material sobre o assunto.

27 curtidas

Sim, quase todos os meses, inclusive agora estou no faxinão. :fire: :fire: :fire:

13 curtidas

De vez em quando acho necessário, já teve vez que tinha tantas assinaturas em ativo que nem percebia até parar pra observar porque todo mês a fatura tava tão alta se não consumia nem metade, então decidi cancelar tudo e fazer uma análise do que usava e o que não.

Assinaturas pode virar um vilão se não souber gerenciar de uma forma adequada, vai assinando ali e aqui por um preço barato e quando soma o montante a história vira outra, hoje em dia só assino o essencial e sempre de olho nos meus gastos com um limite máximo.

20 curtidas

Pior que realmente estou preste a fazer uma aqui.

estou listando meus gastos, pensando em mudar alguns planos por exemplo
hoje tenho internet em casa pela vivo fibra, acabei de ver que posso aumentar a velocidade por uma pouca diferença , e ganhar o amazon prime, que eu pago por fora.

18 curtidas

Início de mês é uma data estratégica para a faxina financeira.
Esse mês eu faço a minha.

13 curtidas

Já passamos da metade do ano e agosto é o mês que geralmente do uma organizada nas finanças já pensando em gastos de fim de ano.

Esse ano tenho um incentivo a mais que é centralizar mais gastos no meu UV e garantir mais cashback.

14 curtidas

Mensalmente, avaliar o que precisa ser removido e o que precisar ser mantido ou adquirido.

Educação Financeira é um conceito que deve ser constantemente praticado, afinal quem perde ou ganha é você!

16 curtidas

Quase todos os meses é obrigatório aqui

13 curtidas

Muito obrigado pelo tópico e pela indicação da leitura do tema no blog do Nubank @erika.p .
Eu tenho mantido um certo controle e alguma disciplina, mas tenho cosciência que ainda tenho muito a melhorar, pois, via de regra, ainda tenho muitas arestas (negativas) em meus hábitos financeiros do dia a dia.

Muito útil, obrigado!

14 curtidas

A única faxina que ainda tá pendente pra fazer é a mensalidade do ifood :pleading_face::face_holding_back_tears:

Eu cancelo. Eu preciso. Eu assino, não preciso mais… Fico nessa…

11 curtidas

Quantas dicas boas @erika.p! :money_mouth_face: A faxina financeira para organizar meus gastos acontece por aqui de tempos em tempos. Já faz um tempo que percebo que algumas despesas passam despercebidas e acabam pesando no final do mês. Tenho certeza de que uma limpeza ajuda a enxergar melhor onde posso economizar e até encontrar formas de direcionar mais dinheiro para meus sonhos. :hand_with_index_finger_and_thumb_crossed:

14 curtidas

Adorei as dicas!! Pode ajudar muita gente.

Mas por aqui eu não sou de fazer faxina, como um bom integrante da área contábil eu provisiono sempre minha despesas do mês para não ter perrengue, e assim mantenho sempre a saúde financeira em dia.

13 curtidas

Primeira vez que vejo essa “faxina financeira”

9 curtidas

Cancelar serviços supérfluos e ajustar os gastos às nossas reais possibilidades é uma tarefa contínua, mas essencial para manter a saúde financeira. :purple_heart: :purple_heart:

14 curtidas

É uma tarefa difícil. Pois com diz um ditado “A moeda foi feita redonda para rolar”. Mas necessária.

Sempre é bom identificar os gastos supérfluos. Por aqui sempre fico monitorando meus gastos, catalogando o que é realmente necessário.

13 curtidas

Que assunto importantíssimo @erika.p !

Acho que essa é uma das maiores dificuldades pra mim por que quando a renda aumenta a gente acaba adicionando novas despesas no orçamento e às vezes se presenteando com supérfluos - no meu caso, principalmente refeições fora de casa. Mas todo mês revejo a planilha de despesas pra manter sob controle.

Isso também @ranielreis . Aqui eu fiz parcerias para dividir as assinaturas que permitem isso e fiz o plano gratuito com anúncios nos que tem essa opção. Falar nisso, li que a Apple TV pode ter a opção de plano gratuito no futuro.

11 curtidas