E aí, comunidade?
Sabe quando você decide fazer aquela limpeza no guarda-roupa e descobre um monte de coisa que você nem lembrava que tinha? Que tal fazer essa mesma faxina com as suas finanças?
Separar um momento na agenda para analisar seus gastos é importante para te dar mais clareza sobre o que você está fazendo (ou deixando de fazer) com o seu dinheiro.
E é importante fazer isso com tempo e sem pressão. Afinal, você vai precisar de calma pra fazer coisas como organizar suas faturas, encerrar contratos, conferir seus gastos fixos e por aí vai… Mas relaxa: não é tão difícil quanto parece e você nem vai precisar de água e sabão para começar
Como fazer uma faxina financeira em 5 etapas
1. Comece com as suas despesas fixas
Analise suas contas regulares como aluguel ou parcela do financiamento, condomínio, contas da casa, gastos com mercado e transporte, plano de celular, streamings e outros pagamentos fixos que preenchem o seu mês. Registre tudo em uma planilha ou caderno e calcule a soma desses valores.
2. Entenda se os seus gastos combinam com a sua renda
Depois de mapear tudo, fica mais fácil entender para onde está indo o seu dinheiro. Se sua renda cobre tudo, perfeito. Se, por outro lado, a conta não fecha, é a hora de priorizar. Tem algo que pode ser cortado? Aproveite para já cancelar esse serviço e trace um plano para reduzir os seus gastos no próximo mês. Fazer essa organização vai te ajudar a entender quais são as suas prioridades na hora de fazer escolhas – inclusive se a escolha for qual conta deixar de pagar.
3. Analise suas contas e serviços financeiros
Mapeie suas contas bancárias, cartões de crédito e outros serviços. A faxina financeira vai te ajudar a identificar tarifas que podem estar consumindo o seu orçamento sem que você perceba. Você também pode avaliar se ainda faz sentido manter mais de um cartão, por exemplo. Pense que quanto mais complexa for a sua vida financeira, com muitas abas para gerenciar, mais preguiça você vai sentir de colocar tudo em ordem.
4. Não se esqueça dos seus sonhos
Nem todo mundo consegue fazer o dinheiro sobrar. Mas, se esse é o seu caso e você ainda não tem uma meta financeira, que tal estabelecer uma? A faxina financeira também pode te ajudar a realizar os seus sonhos e fazer um planejamento é o primeiro passo para isso.
Veja a diferença que fica entre sua renda e seus gastos e determine um número possível para poupar todos os meses. Você pode começar com 10, 20 ou 50 reais. O valor não importa: o que faz a diferença é começar e não abandonar o hábito.
5. Marque o próximo dia de faxina financeira
Faça a faxina de hoje já pensando na próxima! Inclusive, que tal fazermos isso juntos, todo mês?
Do lado de cá, prometo trazer conteúdos como esse no início de cada mês para abrirmos essa conversa por aqui. Vamos juntos?
Aproveita para me contar se você costuma fazer essa faxina:
Você costuma fazer uma faxina financeira?
- Sim, todo mês!
- Às vezes, quando a coisa aperta
- Não, mas quero começar
Na primeira vez pode até demorar, mas com o tempo vai ficar mais fácil, prometo.
E se você quiser saber mais sobre educação financeira, no blog do Nubank tem muuuuito material sobre o assunto.