A mesma pergunta vale pra chave com número de celular, pois qualquer pessoa que quiser descobrir seu nome completo só basta colocar seu número na aba de pagamento por pix, sem ter que de fato realizar uma transferência.
Olha eu não vejo essa insegurança toda, pois hoje quando passos os dados para uma pessoa me fazer uma transferência tenho que passar meu nome completo cpf numero da agencia e numero da conta, a diferença que com o PIX eu vou passar apenas um dado e este fará com que a transferência caia direto na minha conta sem precisar passar vários dados.
É tão seguro quanto compartilhar seus dados para um desconhecido. Pode não acontecer nada e pode levar a uma fraude, sempre vai depender se a pessoa do outro lado está de má-fé.
Se você não se sentir seguro com isso, tem a opção de trabalhar somente com as chaves aleatórias.
O pessoal se preocupa tanto em vazar algum dado e nem imagina que todos nossos dados são espalhados em vários lugares por ai muito menos seguros. Eu mesmo sou servidor publico e se vc entrar no portal da transparência do local onde trabalho tem acesso a vários dados meus. Não é atoa que muitos servidores foram inscritos no auxilio emergencial e nem sabiam só não sei como foram aprovados.
@William_Peixoto Aconteceu a mesma coisa no órgão que trabalho. Vários servidores com auxílio emergencial sacado sem nunca terem solicitado, o Tribunal fazendo uma caça as bruxas para punir esse tipo de conduta e muita gente desesperada tentando provar que tinha sido fraude e não má-fé.
Se existe uma coisa vulnerável nessa vida são nossos dados pessoais. Espero que a LGPD venha para, ao menos, diminuir um pouco esses problemas tão corriqueiros.
Eu assino aquele serviço antifraude da serasa e já recebi alerta informando que meus dados estão na darkweb. Fora aquele outro site tudosobretodos que tem dados de praticamente todos brasileiros. Universidades e consursos púbicos informam RG, CPF, data de nascimento e nome completo em listas de aprovados. É díficil ter privacidade no Brasil.
Sim temos que ter cuidados. Mas como citei antes tem coisas e lugares que estão expostos nossos dados e não temos como ter um controle destes. Então o negocio é ficar sempre buscando algum sistema anti-fraude e um lugar que eu acho ótimo para esse controle é Banco Central do Brasil vc consegue consultar varias coisas referente a seus produtos bancários e tentar identificar golpes em seu nome
Eu também penso da mesma forma. Com o Pix eu informarei só um dado ao invés de vários como é hoje.
A “mais segura” seria a chave aleatoria.
Eu gosto desse tema de segurança/privacidade online, tenho um certo conhecimento. Se quiserem posso criar um tópico. Teriam interesse?
Não passe vontade @jonathansilveira
Tudo que for para acrescentar na NuCommunity, será sempre bem-vindo!
Opa, manda bala!
tudo que vem para acrescentar em conhecimento e debate saudável é sempre bem vindo
Sinta-se à vontade para compartilhar um pouco do seu conhecimento.
Se quiser ter mais que uma chave no Nubank pra ter mais chances de concorrer aos R$20.000,00, faça com todas as chaves que puder (que são 5), depois você pode fazer portabilidade, ou excluir, usa a chave CPF, nome e telefone com quem é de sua extrema confiança, e a chave aleatória com seus parceiros comerciais e credores.
Essa é uma questão complicada porque o sistema em si eu acredito que seja seguro, mas as informações não.
Eu vejo muitas publicações de faculdades, concursos etc que informam nome completo e cpf do candidato aprovado. Para todos que quiserem ver.
Vejo muitos perfis no facebook onde você clica para ver o perfil e a pessoa colocou o número do telefone celular como público, ou no máximo, colocou para somente os amigos visualizar. Que na verdade você não sabe o que esse “amigo” pode fazer com essa informação.
Mas para deixar você completamente complexado, eu trabalho em uma empresa que tem um sistema de cadastro clientes onde você informa somente o CPF e o sistema busca todas as informações na receita federal. Hoje eu informo somente o cpf e o programa me retorna nome completo da mãe, do pai, endereço, e-mail e telefone.
Mas se seu quiser ainda mais informações, posso consultar nos bancos de dados como SPC ou Serasa.
Enfim, tentar esconder seu CPF ou celular não vai garantir que eles não sejam descobertos. Se uma pessoa quiser realmente usar essas informações, não é o PIX que vai fornecer. Tem dezenas de meios de se conseguir.
Como a chave é individualizada vc não precisa utilizar o CPF necessariamente, então é seguro sim
Cara, CPF já está tão vazado, só de site que vazou isso já tem aos montes, já está na darkweb, tudosobretodos, as vezes você compra essa informação até em bancas de jornais. Eu acho que poderia até cancelar o CPF e criar outro registro, porquê está triste a situação. Enfim, não vai ser o PIX que vai deixar seu CPF exposto, se a pessoa quiser, ela vai achar de alguma outra maneira.
Exatamente!