✅ Afinal, o que é Cadastro Positivo?

Entenda como funciona e para que serve o sistema que reúne o histórico dos consumidores.


O cadastro positivo é como um histórico do comportamento do consumidor. Ele reúne vários dados sobre os pagamentos, empréstimos e financiamentos e dá às instituições mais informações sobre os consumidores – mesmo que eles nunca tenham sido seus clientes.

Em abril de 2019 , foi sancionado o projeto de lei para incluir automaticamente todos os “bons pagadores” na lista do cadastro positivo. Essa inclusão começa a valer em outubro e, quem não quiser, precisa optar por sair. Antes, o consumidor precisava decidir aderir ao cadastro positivo.

Mas, afinal, o que é o cadastro positivo?

O Cadastro Positivo é uma espécie de “currículo financeiro”. Com ele, consumidor que deseja pegar um empréstimo ou pedir um cartão de crédito, por exemplo, pode ser melhor avaliado de acordo com todo o seu comportamento – incluindo as vezes em que pagou suas contas em dia.

A grande vantagem do cadastro positivo é que ele dá aos consumidores a opção de ser avaliado pelo conjunto de todos os comportamentos financeiros.

Antes, o comportamento dos consumidores só era registrado para o “lado ruim”, em listas de negativados de instituições como o Serasa. Estar com o “nome sujo” significa ter o nome em listas públicas de mau pagadores – o que dificulta bastante conseguir crédito no mercado.

Com o Cadastro Positivo, as empresas que oferecem crédito podem ter informações para reconhecer bons pagadores . Para o cliente, isso significa a possibilidade de conseguir mais benefícios ou taxas menores nas hora de pedir um empréstimo, renegociar uma dívida, ou abrir um financiamento, por exemplo.

Como funciona o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo é uma pontuação que o consumidor recebe – uma nota de crédito para quem tem as contas em dia.

A base para essa nota é um banco de dados administrado pelo governo com informações geridas por empresas. Ele fica disponível para as instituições financeiras, prestadores de serviços e todos com quem você pode fazer uma transação comercial – ou seja: compras, pegar empréstimos, financiamentos, cartão de crédito, etc.

  • Quem coleta as informações para o Cadastro Positivo são empresas especializadas em análise de crédito, como Boa Vista, Serasa e SPC.

  • Assim que o Cadastro Positivo for aberto, todas as contas pagas e transações que você realiza começam a ser registradas, criando um histórico de seu nome.

  • Os bancos e instituições com quem você tem um relacionamento são quem repassam esses dados para o Cadastro Positivo.

Em fevereiro de 2019, foi aprovada na Câmara dos Deputados a proposta que inclui automaticamente os bons pagadores no Cadastro Positivo. Em abril, o projeto recebeu sanção presidencial – o que significa que, até outubro, a regra de inclusão automática passa a valer.

Quais dados são avaliados?

Despesas com fornecimento de água, esgoto, luz, gás, telefone, assistência médica, odontológica, internet, escola, instituições financeiras e administradoras de créditos são as que entram para o histórico, além de financiamentos, empréstimos e compras a prazo.

Especificamente, são analisados os seguintes dados, segundo o SPC:

  • Valor total da compra;
  • Valor das parcelas;
  • Data dos vencimentos;
  • Data dos pagamentos;
  • Valor dos pagamentos;
  • Dados cadastrais do consumidor.

Até mesmo quem está com o nome negativado pode entrar para o Cadastro Positivo – as contas que você pagar em dia também entrarão para seu histórico e podem te beneficiar em uma análise mais completa.

Vantagens do Cadastro Positivo

Além de permitir que os bancos e instituições analisem seu perfil da melhor forma possível, entrar para o Cadastro Positivo ajuda a aumentar seu Score (sua pontuação de crédito, entre 0 e 1 mil que aponta quais são as chances de você pagar uma conta nos próximos 12 meses).

Com isso, aumentam as chances de conseguir um empréstimo, cartão de crédito e ter outros produtos financeiros aprovados.

Um profissional autônomo que precisar de um financiamento, por exemplo, mesmo que não consiga comprovar uma renda formal, pode conseguir crédito por estar no Cadastro Positivo.

O Cadastro Positivo é seguro?

Somente empresas de serviços, comércio e instituições financeiras terão acesso aos seus dados. Eles nunca podem ser usados para outros fins que não o de analisar seu perfil de pagador e de crédito.

É possível revisar os dados de seu histórico sempre que necessário – e é também possível excluir seu nome do Cadastro Positivo a qualquer momento.

A nova lei estabelece alguns pontos:

  1. Aviso : quem for adicionado ao Cadastro Positivo precisa ser informado em até 30 dias;
  2. Saída : todo consumidor terá o direito de cancelar o cadastro positivo e precisa, no momento da inclusão, ser informado de como pode ser excluído do banco de dados. O gestor do cadastro terá dois dias para atender ao pedido.
  3. Acesso : o consumidor tem direito a ver seu histórico e a sua pontuação. Ele também pode pedir que informações erradas sejam corrigidas – e as gestoras do cadastro têm um prazo de 10 dias para essa correção.
  4. Proteção : o projeto de lei prevê punição caso haja quebra de sigilo bancário do consumidor.

Quem é responsável por coletar as informações?

Empresas especializadas em análise de crédito, como Serasa, Boa Vista e SPC, coletam as informações.

Os bancos e instituições com quem você tem um relacionamento (como um financiamento ou empréstimo) são quem repassam esses dados para o Cadastro Positivo.

Lembrando que o sigilo bancário é mantido – os bancos e as instituições não podem repassar todo tipo de dado.

As informações coletadas são referentes a contas e pagamentos e incluem:

  • Valor total da compra;
  • Valor das parcelas;
  • Data dos vencimentos;
  • Data dos pagamentos;
  • Valor dos pagamentos;
  • Dados cadastrais do consumidor.

Créditos blog pessoal do Nubank.

7 curtidas

Bom dia, existe alguma previsão de quando o nubank irá começar a enviar as informações para o cadastro positivo?.

2 curtidas

Bom dia, @Helvecio_Leal. Até o momento acredito que não, seria ótimo, não é mesmo?!

2 curtidas

Bom dia, @bunogui seria incrível. Íria ajudar muito a termos melhores condições no mercado!

1 curtida

Por enquanto nada. Tb estou aguardando.

1 curtida