✅ Crédito (im)Positivo

Foi aprovada no senado a Lei do Cadastro Positivo Automático e Obrigatório em 13 de março e sancionada pelo presidente da república no dia 08 de abril. A idéia com essa lei é que ela irá diminuir o spread bancário, logo ficaria mais em conta fazer impréstimos, será?

Alguns fatos que vale a pena deixar claro aqui:
¤ Ela entra em vigor em Julho/2019.
¤ Você terá opção de sair.
¤ Hoje existem 8 milhões de cadastros positivos abertos, após entrar em vigor, será 120 milhões.
¤ Serasa Experian, Boa Vista SCPC, SPC Brasil e QUOD, são Bureau de Crédito.
¤ Os 4 maiores bancos do Brasil concentram cerca de 80% de todo o crédito.

¤ O QUOD é o bureau de crédito dos bancos.

Tenho algumas perguntas para debatermos aqui:
1 - Porque essa lei foi aprovada em regime de urgencia?
2 - Qual será o real interesse dos bancos na aprovação dessa lei?
3 - Será que essa lei é boa pra gente?
4 - Se eu sair do cadastro, posso ficar marcado por isso?
5 - Nossos dados ficarão mais seguros nas mãos deles?
6 - O que o Nubank tem a dizer sobre esse assunto?
7 - Precisamos de mais concorrencia no setor bancário?

@Jhonatan.bc @Lola @EquipeNuCommu

Link da Lei: Lcp 166

4 curtidas

Faço parte do Cadastro Positivo e acho uma boa sacada. Isso ajuda a empresa analisar melhor o perfil do cliente e evitar calotes. A Nubank como fintech precisa analisar muito bem seus dados pra conceder crédito pra um “desconhecido”. Acho que funciona como um plus e se você sair não vai ser “marcado”, só não terá a mesma flexibilidade porque seus dados estariam “ocultos”.

4 curtidas

Eu tb tenho cadastro em 2 bureaux, porém esses pontos que citei me deixaram intrigado. Será que é só pra isso que serve o Crédito Positivo?

E consegue esse feito muito bem diria, não é atoa que é considerada um “unicornio brasileiro”

  1. Sem politicagem - acho que a parte de economia do novo governo é composta por gente competente. Como o @brezegue disse, essa medida tem potencial para reduzir o spread bancário;
  2. O interesse dos bancos é ter mais informação dos clientes. Com isso podem conceder crédito com mais precisão, seja qual for o objetivo em conceder crédito;
  3. Quem aderir ao cadastro positivo e não costuma dar calote estará sempre na vantagem;
  4. Não acredito. Acontece que a instituição terá menos informação para conceder crédito a você, provavelmente resultando em um limite de crédito menor do que você poderia obter (se você for um bom pagador);
  5. O cadastro positivo é uma permissão sua para que seu histórico financeiro seja compartilhado entre as instituições. Não vejo qual o problema de uma instituição fornecer dados para outras instituições do mesmo tipo. Seus dados já estão lá mesmo em uma delas;
  6. Provavelmente o mesmo que todos os outros bancos: façam seus cadastros positivos, isso é bom para todo mundo;
  7. Sempre. Quanto mais concorrência, melhor, em todos os setores.
3 curtidas

Meu banco liberou a funcionalidade recentemente mas agora que optei em receber meu salário pelo NuConta, minha conta do banco vai ficar meio sem movimentação, será que ainda vale cadastrar?

Vale. Até porque você deve ter um histórico no outro banco antes de migrar para o nubank. Esse histórico é informação adicional que o próprio nubank vai dispor para definir o seu limite de crédito. Se você foi bom pagador até agora, só vejo vantagem em cadastrar.

1 curtida

Muito obrigado pela dica, farei isso assim que possível :blush:

1 curtida

A lei tem esse propósito.

Os bancos aplicam a taxa que eles quiserem, não há limites. Nosso spread bancário é o 3º maior do mundo, perdendo para Madagascar e Malawi porém a inadimplência não segue o mesmo rumo, o Brasil ocupa a 53º posição, entao esse argumento nao é valido, os bancos tem que contar outra pra convencer.

1 curtida

Acredito que vale a pena. Logo que recebi meu cartão Nubank, não existia o vinculo do Boa Vista ainda e eu recebia cerca de 1 aumento a cada 2 meses em média, quando chegou o Boa Vista, isso deixou de acontecer. Coincidencia ou não, nao posso afirmar, mas deixo claro que meu nome nunca esteve sujo e nem nunca atrasei uma conta.

1 curtida

Meu medo são muitas empresas q eu nao conheço, terem meus dados e pior, lucrarem em cima deles e eu nao ganhar nada :joy:

1 curtida

Pensa que poderiamos estar perdendo mto dinheiro em relação a isso com outras instituiçoes, mas dai surgiu o Nubank para revolucioar esse mercado :slight_smile: dai acho q tu fica melho rs

Espero q realmente seja bom pra nós

1 curtida

Acredito que ajude sim.

Mas tem desvantagem também, não? Quem ficou negativado ou atrasou conta irá ter isso no histórico por anos, certo? Acabei de ver no cadastro do boa vista que no mês três foi contratado um empréstimo, isso porque caiu a fatura do telefone no débito automático e não tinha saldo na conta.

O problema do cadastro positivo é quando vc atrasa. Eles sabem na hora. Se nao tivesse o cadastro positivo eles só saberiam se vc atrasasse por muito tempo e a empresa mandassem seu nome pro serasa.

Pois é, acredito que seja isso um dos motivos de não aumentar nem um real o meu limite kkkkkkk

1 curtida

Tbm faço parte e cadastro positivo e acho ótimo isso abre portas, vale pena até seu crédito aumenta .

2 curtidas

Se vc por algum motivo atrasar a fatura, não é nada bom ter o cadastro positivo ativo xD

Eu somei os boletos errado e acabei entrando no rotativo por 0,85 CENTAVOS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Poise esse é o principal motivo pelo que as pessoas liberam seus dados ao credito positivo, mas sabe aquela pulga atras da orelha? Será que eles só usam nossos dados pra isso?

1 curtida