🔐 Segurança - Dá para Melhorar?

Sabemos que o Nubank escuta seus usuários, algumas vezes, por conta disso creio que prevenir e criar um apelo para que o Nubank aumente sua segurança é o ideal. Por isso abri esse tópico para que todos possam dar ideias, dicas, coisas que vocês veem ou acreditam que aumentariam a segurança da:

  • Conta
  • Transações
  • Cartão de Débito e Crédito
  • Para possíveis casos de Roubo ou Furto
  • Para possíveis casos de compras indevidas
  • E/ou outros tópicos interessantes de citar e/ou envolvam segurança digital e do usuário.

Em muitos tópicos que foram aqui criados(Na Comunidade), problemas de segurança foram relatados, como invasão de contas, retiradas indevidas de dinheiro, compras indevidas e isso é muito preocupante, mostra que a segurança atual não têm sido totalmente efetiva, mesmo que algumas vezes sejam casos isolados, pode ocorrer uma “Propagação”.

É importante lembrar que as formas de crimes e roubos virtuais têm aumentado e se tornado mais “inteligentes e eficientes” e o banco deve aumentar sua segurança para proteger seu patrimônio e seus clientes. Obviamente a segurança deve partir também do usuário.

Não deixem o Tópico “Esfriar”

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Vou deixar aqui dois tópicos que criei nos últimos meses.

Invasão de contas através da troca de email de cadastro

Existe como trocar o email de cadastro através de uma selfie com documento vazada, aí é possível trocar a senha também. Pra autorizar o dispositivo, parece que os bandidos tentam conversar no chat acusando problema na câmera frontal.

Desbloqueio do aplicativo em celular roubado desbloqueado

É possível desbloquear o app do Nubank em um smartphone desbloqueado sem acesso à senha ou à biometria do smartphone, inclusive posteriormente tendo acesso à senha de quatro dígitos.

Sugestão: Criar a opção para que o E-mail de recuperação de senha, seja diferente do e-mail de cadastro.

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Perfeito! :white_check_mark:
Exatamente o que eu penso! :fist_right::fist_left:

Ou uma Assinatura Eletrônica, igual a Caixa!

O que não pode é continuar do jeito que está! :x:

:metal::metal::metal::metal:

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Boa sugestão…além de pedir o Face ID ao invés da foto com documento, que como vivenciei, estão espalhadas pela internet.

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É isso aí :+1:t3:

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Pois é…
:+1:t3:

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Acredito que esse é um tema delicado, porém extremamente importante, casos e mais casos de problemas e invasões estão surgindo e sei que alguns podem ficar calados por gostar do Nubank ou pensar que uma hora ele melhora, mas aí está o problema, e se essa hora for tarde demais? Acredito que assim como eu vocês desejam permanecer e continuar usando o Nubank como seu banco principal, mas temos que concordar que ele é falho em segurança(outras coisas também) e muito nesse momento e quanto mais tempo demorar, quanto mais tempo passar, mais casos e mais relatos surgirão e isso é prejudicial para mim, para os membros da comunidade, para os outros clientes e para o banco em si.

Por quê marquei vocês? Vocês são os mais engajados e que muitas vezes tomam as dores e apoiam os Usuários daqui, e até escrevem vários artigos bem úteis por sinal, mas os mencionei para que possam movimentar a comunidade, consolar os que sofrem(pois imagine ter sua conta invadida, perder tudo, ficar cheio de dívidas e ouvir apenas, ligue para a Ouvidoria, lá vai resolver, mano​:neutral_face::neutral_face:) e apesar disso têm seu problema postergado, sinceramente, não quero isso para mim e me coloco no lugar deles, e sei que alguns de vocês também, por isso não podemos deixar esse assunto como uma correnteza, uma hora, um dia chega.

Um velho ditado diz que o Brasileiro só fecha a porta quando está roubado, estamos esperando isso? por minha parte, sinceramente não, não desejo perder aquilo que busquei, por motivos que podem facilmente ser resolvidos.

Sei que vocês podem movimentar a comunidade, falar com a Nubank, movimentar os que estão aqui, os outros usuários assim como eu, para falar, ter voz, falar seus medos ou casos que surgiram no seu dia, por isso existe a comunidade para falarmos uns com os outros, nos ajudarmos e mudar e melhorar os serviços e produtos que recebemos, um caso foi o de um certo ouriço azul dos cinemas que estava horripilantemente estranho, a comunidade se moveu e a empresa imediatamente escutou, qual a diferença para nós? estamos esperando o melhor? queremos melhorar? então por que ficamos calados apenas observando e dando respostas automáticas como se isso resolvesse o problema? esperando que o problema um dia seja resolvido ou que os casos aumentem mais ainda a ponto de precisarmos abandonar o barco?

Mano, Como Assim?

@Inglyd_Santos @joaquimmsn @oranielreis @ClaudioSilvaDigital @Andre.C @LuisGuilhermee @Anderson @joaovitorhat @brunmj @RafaelH

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@natan.jl @marcosjesuino @LuckPass @Caique @Samuel @Nina_B.P @caddahmaster @guilhermereistg @lucaskdy @Elves

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@BrunuF @FelipeMoraes @er.nalldo @Caio_ae @Kleber_Vieira1 @Fabio_Costa4 @Mr.Xis @marcos_yi @ree @Filipousem

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@Vittoria_Cunha @Julian_Lopes @Alexandre_Niess @Valquiria @lorenatelles @RogerioM @William_Peixoto @Itamar @endydealmeida @Edvan_Cds

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Ja li teu tópico, sugestões sao sempre bem vindas. Obg @Jnunes. :hugs::hugs::hugs::hugs:

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Olá @Jnunes !

Temos inumeros tópicos de sugestões de segurança aqui na NuCommunity, recentemente teve um cliente daqui que não é NuMentor/NuLeader convidado a apresentar sua ideia para o time de segurança do Nubank, acolhido por um dos moderadores.

O Nubank tem níveis de atendimento, se pelo SAC não se resolve, indicamos a Ouvidoria, pois a maioria dos clientes desconhece esse outro time de atendimento.

Lembrando que aqui somos clientes, não é possível saber se por trás do perfil é um cliente ou um criminoso tentando acessar uma conta ao criar tópico na comunidade, por isso, somente o Nubank pode se comunicar com essa pessoa para tratar do assunto dele.

O Nubank precisa ter certeza se do outro lado está o cliente real ou um criminoso com os dados dele, por isso a análise demora mais tempo, em primeira ação é necessário bloquear tudo, observe o caso recente em que o criminoso tinha a foto de uma cliente segurando a documentação na mão(provavelmente vítima de algum vazamento), como o banco vai descobrir que isso é um golpe? Não é fácil e requer muito investimento e tecnologia, aí claro temos tópicos de pessoas que reclamam de não poder usar a conta pq a câmera da frente está quebrada e não tem como passar pela identificação facial, tem que saber lidar com tudo isso.

Falta argumentação da sua parte nesse trecho, vejo ao todo reclamações e não soluções, o que você vê em outros Bancos relacionado a segurança que falta no Nubank? Só não me fale agência por favor.

Por fim vou deixar aqui um documentário recente sobre o assunto do Tecmundo.

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Não criei o tópico com a vontade de trazer soluções, mas de indicar um problema e de chamar as pessoas para se juntarem e buscar soluções, mostrar ao Nubank o medo e insatisfação de todos(Não só as minhas).

Questão de soluções muitos já postam aqui, esta resposta 🔐 Segurança - Dá para Melhorar? - #4 por Itamar sugeriu algumas, mas uma que dou, se deseja ouvir de mim, é usar IA para identificar se realmente é um cliente, e sim, eu observei a plataforma privada que o Nubank usa para o reconhecimento facial e dá para mudar para um quase reconhecimento facial em 3D, assim como um companheiro laranja faz, demorar mais tempo analisando informações enviadas, pedir mais informações, mudar a forma de acessar a conta, como os outros integrates do tópico e da comunidade falaram criar um token, existe inúmeras formas de aumentar a segurança, até mesmo colocar senha na hora de acessar o aplicativo, algo bem óbvio ‘-’.

E não falei para os membros da comunidade resolverem o problema, até porque a grande maioria aqui é cliente, mas falei, consolar, sair do óbvio da resposta automática, vai na ouvidoria, manda e-mail, sei lá, conversar com a pessoa, seres humanos seriam solidários né não? ou me perdi na hora de definir um humano?

Se o Nubank não sabe quem é um criminoso, quem irá saber? investimento está ai para ser feito, pois eu acredito que muitos clientes não se sentirão satisfeitos em saber que sua conta pode ser invadida só por que o Nubank não quer investir em segurança, algo que deveria ser um pilar em um banco "-‘’, invasões sempre irão ocorrer, mesmo com grande segurança, imagina com algo fácil e simples de invadir, mudar senha, dizer que é outra pessoa e acreditar, como assim? e não, não precisa de agência, só precisa ser melhor, mais eficiente e seguro, se reclamei, foi por que alguns não quiseram, ou acabam com medo e apenas saem, mudam de banco, só quero que algo mude, que melhore e não fique naquilo de fica no que tá e empurra com a barriga.

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Para ver a senha de 4 dígitos agora precisa de biometria facial. Depois vai na edição “Editar meu perfil” e consultar senha de 4 dígitos. Espero ter ajudado :cowboy_hat_face:

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:point_down::point_down::point_down::point_down:

:man_shrugging::face_with_monocle:

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@Danilo_Machado

Essa camada é ótima para dificultar o acesso a essa senha :white_check_mark:.
Mas eu gostaria que criassem uma segurança melhorar para evitar que entrassem na minha conta !
Existem notícias ,se são vdd ou não não sabemos, que conseguem burlar essa camada com a biometria facial!

Essa opção do Esqueci a senha e um link pelo e-mail não me passa tranquilidade!

:metal::metal::metal::metal:

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Tópico importantíssimo, muito ótimo @Jnunes! Eu mesmo faço o impossível para deixar minha conta segura, e seria muito interessante o Nu facilitar essa segurança para nós.

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Sim, já é possivel burlar o reconhecimento facial do tipo que o Nubank usa, que utiliza apenas a imagem em 2D do usuário, so procurar no YouTube ou outros meios que você verá como é facil burlar, uma que é mais dificil é o reconhecimento facial 3D, assim como um certo laranja usa, ela filma seu rosto e pede para você movimentar sua cabeça, então reconhece, mais seguro do que com a cabeça estática.

Estava pensando aqui, criar uma opção roubo ou problemas de invasão, o usuário cadastraria uma senha e acessaria aquela opção de acessar a conta sem o celular que tem na aplicação web do Nubank, lá a pessoa colocaria essa senha, e desconectaria todos os dispositivos conectados, e invalidaria todos os emails, senhas, compras e qualquer coisa do tipo, então o usuário entraria em contato para reaver a conta e acesso, passando por várias camadas de confirmação, mesmo que fosse massante e tedioso, como chato, seria seguro, mostraria preocupação pelos clientes.

OBVIAMENTE ESSA SENHA NINGUÉM, ALÉM DO USUÁRIO TERIA ACESSO, O PRÓPRIO USUÁRIO CRIARIA E ELE MESMO FICASSE RESPONSÁVEL DE CUIDAR DELA, CASO ELE QUISESSE.