🔴 【ATENÇÃO】 - Contactless - Prós e Contras

É exatamente sobre isto q estamos discutindo aq, vc fica PASMO com a facilidade q o atendente tem para receber a conta sem vc precisar de fazer nada praticamente, só aproximar o cartão.

É algo novo, normal estranharmos, eu simplesmente já me adaptei e inclusive uso mt o contactless. Mas ainda continuo afirmando é um sistema falho, vulnerável e q precisa de métodos de segurança melhores, pois da para facilmente ser “roubado” com 1 cartão desses.

Ps: Ele aumenta a segurança em relação as clonagens e durabilidade dos cartões, porém deixa a desejar no quesito proteção. A opção de ativar ou desativar esta função ou diminuir o valor mínimo de 50,00 deveria ser algo primordial.

1 Like

É VIDA SIM, Mas…

@a_felipegois
Então respondendo a sua pergunta, q foi feita em outro tópico mas me dei o direito de citar aq…

A forma q eu vejo mais eficiente é sendo educado e chegando para o dono/atendente do estabelecimento e explicando como funciona.

Eu q já entendo mt bem da função, sempre q vejo 1 cartão roxinho, só confirmo "pagamento por aproximação senho(a)r? (Contatcless) e se a pessoa confirmar, eu aproximo o cartão, se ñ peço para digitar a senha, e se por acaso eles me perguntarem como funciona isto, eu explico numa boa.

Mas acredito q a unica forma mais eficiente, além é claro de investir mt em Marketing, é vc tendo a paciencia e ousadia de chegar pro dono e pedir para passar, caso ñ souber, explicar.

E claro a NuBank tb, reforçar a segurança, pq vejo q a maioria ñ usa ou ñ gostou pelo fato de está 1 pouco vulnerável este negocio de valor mínimo 50,00 e todo mundo ser obrigado a aderir a nova tecnologia, com os novos cartões, sem ter a opção de ñ ATIVAR o serviço.

1 Like

Pera, alguns munícipios permitem que você use CC ou débito para pagar a tarifa? Que maneiro! Isso é vantagem mesmo. Que sonho, cara. O Rio de Janeiro é tão atrasado…

Tirando esse fim que você listou, eu sinceramente não vi nenhuma diferença entre só aproximar o cartão nas maquininhas de pagamentos e botar a senha. Para mim, é uma etapa a menos que foi reduzida mas não vi nenhuma vantagem gritante.

1 Like

Nossa!!! :scream::scream::scream:
Nesse caso, é contar com a ética dos outros!!! E buscar meios para não cair em situações desse tipo!!!
Não há algo que bloqueie a função?!?

1 Like

O metrô Rio já aceita em algumas catracas (ainda não é em todas as estações, veja as catracas do canto, se tiver alguma diferente, aquelas com adesivo giro) :wink:

Acho que até 2021 teremos isso mais comum no Rio Transportes do Rio vão aceitar cartões de crédito e débito e pagamentos via celular | Rio de Janeiro | O Dia

2 Likes

Cara, seria um sonho o pagamento de transporte coletivo com cartão de banco se popularizar aqui no Brasil. Sou super entusiasta.

Inclusive tem um outro tópico super bem escrito que alguém conta da experiência dele com isso no Rio.

2 Likes

Tecnologia sempre tem seu lado bom e ruim … Nem sempre ela é utilizado para o lado bom.

1 Like

@paulovmaya No Rio já houve a aceitação do cartão de crédito pra pagar passagem nos trens da SuperVia, de 2017 até o mês passado. Era um convênio com a mastercard.

Isso seria ótimo. Fui testar essa funcionalidade e foi cobrado 2 vezes o valor mas consegui estornar. Seria bom ter a aprovação no aplicativo para não termos dor de cabeça depois. Ou uma opção no aplicativo para ativar ou desativar a função.

3 Likes

Acredito que pagamentos com QR Code seja mais seguro, espero um dia que isso se torne padrão, igual ja acontece no Japão.

1 Like

Ah sim, além de carteiras e bolsas com bloqueadores.
Existem capinhas com este material aq q nosso amigo @Monteiro explicou em post.

1 Like

Ao menos um FaceID ou TouchID ne?

1 Like

Hum… Muito bom saber disso…
Onde se encontra no mercado essas cases que bloqueiam hein?!?

1 Like

Geralmente em sites gringos, mas há rumores q vc encontra no mercado livre tb, porém já sabe ne… Ñ da para garantir nada vindo de la.

Procura no eBay por: Secrid

2 Likes

Vlw… Vou procurar sim!

1 Like

Achei uma no mercado livre.

1 Like

boa, elas são massa d+

1 Like

Eu não deveria opniar pois estou por fora da discussão, mas acho que uma maneira de evitar certos imprevistos seria bloquear sempre o cartão e somente desbloquear na hora da compra.

O Contactless sem dúvida é uma funcionalidade que vai facilitar a vida de todo mundo, mas certas facilidades tem seus preços, então a segurança tem que partir primeiramente de nós que somos usuários dela.

Poderiam diminuir em pelo menos 50% também esse limite para pagamentos por aproximação, mas acredito que isso será pensado mais para frente.

2 Likes

Acho que deveria pedir a senha pra qualquer valor, aí estaria resolvido.

4 Likes