É exatamente sobre isto q estamos discutindo aq, vc fica PASMO com a facilidade q o atendente tem para receber a conta sem vc precisar de fazer nada praticamente, só aproximar o cartão.
É algo novo, normal estranharmos, eu simplesmente já me adaptei e inclusive uso mt o contactless. Mas ainda continuo afirmando é um sistema falho, vulnerável e q precisa de métodos de segurança melhores, pois da para facilmente ser “roubado” com 1 cartão desses.
Ps: Ele aumenta a segurança em relação as clonagens e durabilidade dos cartões, porém deixa a desejar no quesito proteção. A opção de ativar ou desativar esta função ou diminuir o valor mínimo de 50,00 deveria ser algo primordial.
@a_felipegois Então respondendo a sua pergunta, q foi feita em outro tópico mas me dei o direito de citar aq…
A forma q eu vejo mais eficiente é sendo educado e chegando para o dono/atendente do estabelecimento e explicando como funciona.
Eu q já entendo mt bem da função, sempre q vejo 1 cartão roxinho, só confirmo "pagamento por aproximação senho(a)r? (Contatcless) e se a pessoa confirmar, eu aproximo o cartão, se ñ peço para digitar a senha, e se por acaso eles me perguntarem como funciona isto, eu explico numa boa.
Mas acredito q a unica forma mais eficiente, além é claro de investir mt em Marketing, é vc tendo a paciencia e ousadia de chegar pro dono e pedir para passar, caso ñ souber, explicar.
E claro a NuBank tb, reforçar a segurança, pq vejo q a maioria ñ usa ou ñ gostou pelo fato de está 1 pouco vulnerável este negocio de valor mínimo 50,00 e todo mundo ser obrigado a aderir a nova tecnologia, com os novos cartões, sem ter a opção de ñ ATIVAR o serviço.
Pera, alguns munícipios permitem que você use CC ou débito para pagar a tarifa? Que maneiro! Isso é vantagem mesmo. Que sonho, cara. O Rio de Janeiro é tão atrasado…
Tirando esse fim que você listou, eu sinceramente não vi nenhuma diferença entre só aproximar o cartão nas maquininhas de pagamentos e botar a senha. Para mim, é uma etapa a menos que foi reduzida mas não vi nenhuma vantagem gritante.
O metrô Rio já aceita em algumas catracas (ainda não é em todas as estações, veja as catracas do canto, se tiver alguma diferente, aquelas com adesivo giro)
@paulovmaya No Rio já houve a aceitação do cartão de crédito pra pagar passagem nos trens da SuperVia, de 2017 até o mês passado. Era um convênio com a mastercard.
Isso seria ótimo. Fui testar essa funcionalidade e foi cobrado 2 vezes o valor mas consegui estornar. Seria bom ter a aprovação no aplicativo para não termos dor de cabeça depois. Ou uma opção no aplicativo para ativar ou desativar a função.
Eu não deveria opniar pois estou por fora da discussão, mas acho que uma maneira de evitar certos imprevistos seria bloquear sempre o cartão e somente desbloquear na hora da compra.
O Contactless sem dúvida é uma funcionalidade que vai facilitar a vida de todo mundo, mas certas facilidades tem seus preços, então a segurança tem que partir primeiramente de nós que somos usuários dela.
Poderiam diminuir em pelo menos 50% também esse limite para pagamentos por aproximação, mas acredito que isso será pensado mais para frente.