🔴 【ATENÇÃO】 - Contactless - Prós e Contras

Só tome cuidado, a gente se empolga e sai querendo pagar tudo via contactless, e assim gastando com coisas fúteis ou desnecessárias.

Tenha controle financeiro sobre seus gastos, e ñ se empolgue HAHAHA :sweat_smile:

1 Like

Os atendentes ficam meio perdidos quando toca o cartão e a gente guarda. Daí eles estão preparados pra pedir a senha e vêem que a compra foi aprovada.

2 Likes

Né! KKK

E eu nem pego comprovante, digo q cai no meu app.
E eles ficam mais perdidos, quando ñ sabem oq fazer com o papel q já imprimiram.

Ps: Pior é quando peço para refazer a transação pq meu cartão estava “bloqueado”, dai saco o celular e digo q vou desbloquear pelo APP."
A pessoa já regala os OLHOS :flushed: pensando q tu ñ terá como pagar a conta, pq o banco bloqueou seu cartão por algum motivo ruim. KKKKKKKKKKKK eu racho o bico.
1s depois, pode passar agora vai dar certo, e PLIM… Pagamento efetuado. :slightly_smiling_face:

2 Likes

Cara muito interessante seu tópico até porque eu estava pensando aqui, e por acaso que seu cartão seja roubado, o mesmo que roubou não precisará de senha para passar compras abaixo de 50 reais, que não exigem senha, mais pense só o cara pode simplesmente pega uma máquina do pagseguro, e ficar passando toda hora 50 reais que Zeraria o limite do seu cartão, acho que mesmo tendo essa funiconalidade, deveria pedir a senha para confirmar…( Meu pensamento )

3 Likes

Grato pelo seu comentário positivo.

Sim, porém ñ da para passar o msm valor repetidas vezes.
E tb eu li em algum lugar aq na comunidade q só da para passar até 500,00 diário via contactless. Então ñ acredito q a pessoa consiga zerar teu limite disponível, a ñ ser q seja abaixo disto HAHAHA.

Eu particularmente, gosto do sistema e utilizo. (Moro em cidade do interior, riscos de fraudes e ser roubado BEM menor)
Mas ainda sim, continuo achando q Nubank ñ deveria obrigar todos a aderir o sistema, com os novos cartões.
Acredito eu q deveria ter uma opção de cartão com esta função e outra sem. Ou apenas um lugar no app q vc alterasse o valor minimo de 50,00 por exemplo para 5 ou 10,00. Ou simplesmente ativasse e desativasse a função, coisa q a NuBank já deixou bem claro q ñ existirá tao cedo, já q a tecnologia é da MasterCard.

Em relação a pedir senha, seria contraditório a proposta q é a tecnlogia contactless (pagamento por aproximação) justamente ñ pedir senha.

Então, ñ faria mt sentido pedir senha, msm utilizando o contactless.

2 Likes

Falando assim até parece que não se pode dar “chargeback” no cartão e “desfazer” a compra indevida.

Transações de cartão ficam pelo menos uns 2 dias no limbo até o dono da maquininha poder sacar, mas que pagam em menos tempo tecnicamente fazem empréstimo do valor como antecipação dos recebíveis, por isso as taxas das maquininha sobem conforme o prazo pra receber diminui, embora agora as maquininhas de cartão estejam numa guerra pra reduzir taxas ou tempo de pagamento, se uma maquininha receber um certo número de transações fraudulentas automaticamente cai na lista negra, por isso as maquininhas do PagSeguro recusam pagamentos por aproximação das contas que não foram totalmente válidadas.

Por chip e senha até vai, mas se pedir uma maquininha deles e não validar completamente a conta o NFC fica inutilizado.

5 Likes

Concordo contigo

1 Like

Informação Nova: Contactless(Pagar por aproximação)AGORA PODEMOS DESATIVAR

3 Likes

O meu fica desativado, eu mesmo já fiz o teste no meu estabelecimento com uma PagSeguro portátil, coloquei um valor até 50 reais, apenas encostei na carteira e o pgto foi aprovado :slightly_frowning_face:

1 Like

Esse negócio de permitir compras de até 50 reais é estratégico.

Os cartões Contactless tem muito mais funções que somente aprovar compras.

Esses cartões podem ser usados para pagamentos de ônibus (disponível até no Brasil), metrô, passes para festas, chaves e etc. São diversas funções que, por conta da logística, não podem pedir senha (imagine num metrô 7h da manhã todo mundo tendo que digitar a senha para passar pela catraca!)

Além disso, 50 reais é um valor baixo que o próprio Nubank deve cobrir em caso de fraude.

6 Likes

É verdade as vezes temos que ensinar pro vendedor como que faz…

1 Like

Sim, tb entendo que o valor de 50 reais seja por segurança mesmo, mas que é perigoso é.

Tem umas carteiras próprias pra guardar cartões contactless, já viu? É forrada por umas placas de aço, que impedem o contato com o terminar, forçando vc a retirar o cartão da carteira pra usar o recurso.

Vou comprar pra mim.

1 Like

Só pegar um papel alumínio e fazer um pequeno envelope pro cartão, ou por 2 cartões com contactless juntos que já impede a leitura.

Mas nem tenho medo disso pois fico de olho no meu uso e se aparecer alguma compra indevida o nubank é obrigado a fazer o chargeback (cancelar a transação).

3 Likes

Galera bom dia, hoje dando uma olhada no meu app do nubank vi uma nova função na qual você pode desabilitar o contactless, alguém já usou?

1 Like

Nunca usei essa função, mas vejo muito o pessoal usando por aqui.

O pessoal aqui da Comunidade costuma usar.

Mas eu, particularmente, não uso. Gosto bastante de usar o contactless :wink:

Gosto muito dessa função mas me preocupo muito com a questão da segurança também. Assim que foi liberado no meu, fiquei muito feliz mas logo de início não consegui usar pois a maioria dos comércios apesar das maquininhas terem o selo informando que tem, a função não fica habilitada. De uns tempos pra cá tenho passado um pouco de raiva com isso. Tem alguns estabelecimentos aqui como padaria por exemplo, que é o funcionário que insere o seu cartão na maquininha deles para você digitar a senha, quando pegam o meu cartão e veem que ele tem a função habilitada, eles mesmo já vão passando no contact class e sem ao menos eu ver o valor que foi inserido na maquininha. E não é só 1,2 que fazem isso, são vários. Cansa ficar reclamando toda hora com todo mundo. Amo essa função e acho super prático, porém na prática realmente é mais fácil de levar golpe com ele. :disappointed:

Isso é pra aprender a não dar o cartão, deixa falarem quanto deu, fale se é crédito ou débito e quando falarem pra inserir você aproxima.

É o que eu faço, só que ao invés do cartão, uso o Apple Pay.

Quando não aceitam aproximação eu mesmo insiro e retiro o meu cartão, e tenho um adesivo tampando os números do cartão pra se algum espertinho for olhar/fotografar se dar mal

3 Likes

Meu cartão não sai da.minha mão por nada. Visualizo o valor na máquina, aproximo ou insiro, dígito a senha e pronto. Se me pedirem, faço a seguinte pergunta: Pra que você quer??

1 Like

Como eu havia falado, tem estabelecimentos em que é necessário entregar o cartão para o atendente inserir na maquininha. Na região onde moro é assim.