Nossa descobriram mais uma pirâmide no . … quem diria. Zero surpresas e não é o INSS . Tem mais pirâmide por aqui do que no Egito e México somados.
Brincadeiras à parte, é impressionante como essas coisas prosperam por aqui. Daí quando a coisa desaba, todo malandro ganancioso vira vítima e vai protestar na porta da “empresa” e fica postando: “alô CVM, alô Bacen” etc. Mas, enquanto estava “faturando” estava bem quietinho e defendendo com unhas e dentes o esquema, chamando de trouxa quem não participava.
E como não cair nesse tipo de golpe ? É relativamente fácil e requer pouco esforço.
1º) Veja todo o conteúdo do Se Liga Na Fraude da Anbima. Seja uma pessoa minimamente informada.
https://seliganafraude.anbima.com.br/
2º) Veja o tracking record, ou seja, o mapa dos retornos:
Observe que neste caso NÃO há retornos negativos . Com criptoativos ? Pode isso, Arnaldo ? E num mercado em franca queda ? Desconfie de quem só dá retorno positivo, isto é estatisticamente impossível. Até o CDI teve retorno negativo num mês em 2020 ou 2021, não lembro direito.
Uma das características mais evidentes numa pirâmide é o tal “retorno garantido sem risco”: Não existe almoço grátis, muito menos no mercado financeiro !!! Os retornos são SEMPRE proporcionais aos riscos incorridos.
Spoiler alert: no documentário sobre Bernie Madoff na Netflix, esta foi uma das pistas para os investigadores perceberem que era “gópi”.
3º) Verifique se a empresa ofertante tem CNPJ e se o veículo de investimento ofertado tem registro na CVM, Bacen, CETIP ou outras autoridades financeiras. Se não for imediatamente identificável, desconfie e solicite mais dados à empresa para fazer a checagem você mesmo .
4º) Fuja de “indicações” em redes sociais, de influencers ou que usam pessoas famosas alheias ao mercado financeiro etc. Só querem te vender algo.
Indicação de investimento é COISA DE PROFISSIONAL HABILITADO, especificamente neste caso: AAI (Agente Autônomo de Investimento da Ancord), CEA (Certificação Anbima de Especialistas em Investimento), Consultor de Valores Mobiliários (da CVM), Analista CNPI (da Apimec) e CFP® (Certified Financial Planner na Planejar). Mesmo que hipoteticamente ele te indique algo que não esteja alinhado aos seus objetivos, você tem com quem reclamar depois sem ser o bispo, ou seja, pode fazer denúncia nestas entidades.
5º) Essa é óbvia: o dinheiro é seu, você o ganhou trabalhando duro. Então, fique “mais esperto” com ele, seja tão diligente com seus investimentos como é com seu trabalho.
#nu-invest