+1 pirâmide no Brasil

Nossa descobriram mais uma pirâmide no :brazil:. … quem diria. Zero surpresas e não é o INSS :crazy_face:. Tem mais pirâmide por aqui do que no Egito e México somados.

Brincadeiras à parte, é impressionante como essas coisas prosperam por aqui. Daí quando a coisa desaba, todo malandro ganancioso vira vítima e vai protestar na porta da “empresa” e fica postando: “alô CVM, alô Bacen” etc. Mas, enquanto estava “faturando” estava bem quietinho e defendendo com unhas e dentes o esquema, chamando de trouxa quem não participava.

pira

E como não cair nesse tipo de golpe ? É relativamente fácil e requer pouco esforço.

1º) Veja todo o conteúdo do Se Liga Na Fraude da Anbima. Seja uma pessoa minimamente informada.

https://seliganafraude.anbima.com.br/

2º) Veja o tracking record, ou seja, o mapa dos retornos:


Observe que neste caso NÃO há retornos negativos :face_with_monocle:. Com criptoativos ? Pode isso, Arnaldo :eyes: ? E num mercado em franca queda ? Desconfie de quem só dá retorno positivo, isto é estatisticamente impossível. Até o CDI teve retorno negativo num mês em 2020 ou 2021, não lembro direito.
Uma das características mais evidentes numa pirâmide é o tal “retorno garantido sem risco”: Não existe almoço grátis, muito menos no mercado financeiro !!! Os retornos são SEMPRE proporcionais aos riscos incorridos.

Spoiler alert: no documentário sobre Bernie Madoff na Netflix, esta foi uma das pistas para os investigadores perceberem que era “gópi”.

3º) Verifique se a empresa ofertante tem CNPJ e se o veículo de investimento ofertado tem registro na CVM, Bacen, CETIP ou outras autoridades financeiras. Se não for imediatamente identificável, desconfie e solicite mais dados à empresa para fazer a checagem você mesmo :index_pointing_at_the_viewer:.

4º) Fuja de “indicações” em redes sociais, de influencers ou que usam pessoas famosas alheias ao mercado financeiro etc. Só querem te vender algo.
Indicação de investimento é COISA DE PROFISSIONAL HABILITADO, especificamente neste caso: AAI (Agente Autônomo de Investimento da Ancord), CEA (Certificação Anbima de Especialistas em Investimento), Consultor de Valores Mobiliários (da CVM), Analista CNPI (da Apimec) e CFP® (Certified Financial Planner na Planejar). Mesmo que hipoteticamente ele te indique algo que não esteja alinhado aos seus objetivos, você tem com quem reclamar depois sem ser o bispo, ou seja, pode fazer denúncia nestas entidades.

5º) Essa é óbvia: o dinheiro é seu, você o ganhou trabalhando duro. Então, fique “mais esperto” com ele, seja tão diligente com seus investimentos como é com seu trabalho.
#nu-invest

33 curtidas

Valeu por compartilhar @anon30102627! O pior é que isso acontece com certa frequência e muita gente ainda acaba entrando nesses esquemas.

Importante se atentar aos pontos que você chamou a atenção! :slightly_smiling_face::handshake:

17 curtidas

Obrigada por compartilhar essa informação com nós! Vivendo e aprendendo…

15 curtidas

Bom dia! Parabéns pelo excelente conteúdo, @anon30102627. :star_struck:

Esse ponto me chamou bastante atenção! Ultimamente o tanto de cursos que vêm surgindo é bem considerável, felizmente é notável quando o influenciador é de uma área e surge do nada divulgando cursos milagrosos sobre o mercado financeiro.

Esses detalhes me chamam bastante atenção, ainda mais pelo jeito que a pessoa tenta vender, jogando palavras ao ar sem dar detalhe, no mínimo tem que entender o produto.

14 curtidas

Exato @ranielreis . Atualmente este tema de cursos está pacificado por aqui. Os conteúdos gratuitos disponibilizados por entidades acreditadas, como p.ex CVM, Anbima, Ancord, [B]³, Planejar etc, já são mais do que suficientes. Alguns são até avançados para o investidor pessoa física.

12 curtidas

Essa dai não é de agora não rs já tem um tempo que rolou uma confusão, lembro que ate fiz um comentario no google sobre ser uma piramede mas não achei o comentario agora.

Lembro que o pessoal da Suno fez um alerta tambem, acho que em 2021, e eles processaram eles.

Essa ate que demorou pra cair

12 curtidas

Bem bom @anon30102627 você trazer este alerta por aqui, beneficiará muita gente, valeu :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5: :purple_heart:

13 curtidas

@anon30102627

Belo tópico, é sempre bom alertar as pessoas gananciosas , distraídas ou somente sem conhecimento, a prestarem atenção nesse mundo dos “investimentos”

:metal::metal::metal::metal:

16 curtidas

Cara, eu acho a CVM muito omissa e passiva. Ela como autarquia federal deveria prevenir esses tipos de golpe junto com PF de forma mais enérgica, evitando que mais pessoas caiam.

6 curtidas

Excelente ponto! :clap:

Na maioria dos casos, as indicações de “investimento” desses influencers só é vantajosa para eles mesmos e os seguidores que paguem o pato. Fiquem espertos pessoal! :eyes:

15 curtidas

Pior que tem influencer que vai no golpe tambem,

é bem complicado isso

11 curtidas

Não tenho informação suficiente pra atacar nem defender a CVM, a PF ou qualquer outra organização que possa atuar para desbaratar esses “esquemas”, mas sou da corrente de que a melhor ferramenta é a prevenção através da conscientização.

Os “esquemas” existem e prosperam enquanto tiver gente caindo neles.

Ficar correndo atrás de esquema, um-a-um, pra depois desbaratar é o famoso jogo de whack-a-mole*, a gente até consegue bater em uma ou outra toupeira, mas elas continuam aparecendo nos buracos. É um exercício sem fim e querer estruturar a CVM e a PF para desbaratar todo e qualquer “esquema” que possa surgir é um ralo insaciável por onde se esvaem recursos.

Não que não exista valor na fiscalização e nas operações conjuntas dos órgãos, pelo contrário, acho extremamente necessário, mas considero que tem alcance limitado e a prevenção pela conscientização é fundamental para compensar essa limitação.


* whack-a-mole: aquele brinquedo onde a gente tem uma mesa com vários buracos de onde surgem toupeiras, muito rapidamente, e a gente tem que martelá-las antes que se abaixem novamente)

12 curtidas

Esses esquemas de piramides sempre vão existir enquando ouver pessoas com vontade de ter o famoso “Ganho facil”. A promessa do trabalhe pouco e ganhe muito, ou só indique as pessoas que você ficará milhonario, é o que mais nos assusta. As piramides financeiras ao longo do tempo fez muitas pessoas sairem da pobreza e ir para a miseria. E fez muitos milhonarios serem presos.

Vamos ficar de olho e abrir os olhos das pessoas para esse tipo de golpe que inclusive pode usar o nome do Banco. (A famosa piramide do pix).

Excelente postagem.

7 curtidas

não é só aqui não

uma vez conversei com um cara que faz o jogo da tampinha em frente ao terminal de onibus aqui da cidade, e perguntei pra ele como ele ainda consegue ganhar dinheiro com isso todo mundo sabe que é pilantragem, e ele respondeu

“enquanto tiver mulher parindo no mundo tem gente trouxa pra jogar”

fiquei pensando comigo e cheguei a conclusão que ele tem razão…

5 curtidas

Bruno, eu entendo seu ponto, de fato esses golpes “comem soltos” por aí. Só que a CVM é o órgão do Governo Federal responsável pela regulação e fiscalização do mercado de capitais no Brasil, ou seja, ela atua quando for valor mobiliário (precisa de registro para isso).
E ela atua mais no sentido de regulação, fiscalização e punições administrativas neste segmento. Só que essas pirâmides não tem registros (por óbvio) e daí sai da alçada e competência da CVM. Vira um caso de estelionato que é denunciado pelos Ministérios Públicos e investigado pelas Polícias. Então, veja que o “pepino” vai ficando grande, porque nesses rolos acabamos tendo que reclamar com “o bispo” mesmo. Não que a CVM seja lá um primor na área de atuação dela.
O melhor a se fazer é o que o @FernandoLacerda escreveu: estudar e prevenir-se porque quando a coisa desanda o prejuízo é quase líquido e certo. Vide Atlas Quantum, Faraó dos Bitcoins, Bitcoin Banco, JJ Invest, Unick Forex e outras mais.

10 curtidas