15 de março de 2024 - Dia Mundial do Sono

Oi, comunidade!

Alguém aí já está com sono? :sleeping:

Hoje, dia 15 de março de 2024, é o Dia Mundial do Sono e o tema escolhido aborda práticas para uma qualidade de sono acessível para todos. O tema deste ano é: “Oportunidade de sono a todos para saúde global”.

Que dormir bem é essencial para a saúde física e mental, todo mundo já sabe não é mesmo? Pensando nisso, veja 5 dicas para melhorar a qualidade do seu sono.

tom--

5 dicas para ter um sono melhor:

1. Estabeleça uma rotina de sono regular:

Vá para a cama e acorde no mesmo horário todos os dias. Crie uma rotina relaxante para a hora de dormir, como ler um livro ou meditar.

2. Crie um ambiente de sono ideal:

Mantenha o quarto escuro e silencioso. Evite o uso de dispositivos eletrônicos no quarto.

3. Pratique exercícios regularmente:

A atividade física regular pode ajudar a melhorar a qualidade do sono mas evite exercícios intensos perto da hora de dormir.

4. Evite estimulantes:

Evite cafeína e álcool antes de dormir. Prefira refeições leves próximo da hora de ir para a cama.

5. Consulte um médico:

Se você tiver dificuldades para dormir, consulte um médico para descartar qualquer problema de saúde subjacente.

Dica bônus: Se for necessário usar o celular perto da hora de ir dormir, prefira utilizar o modo escuro. Clique aqui para ver como ativar o Modo Escuro no app do Nubank.

Saiba mais: Baixe a Cartilha do Sono 2024

image

E bom sono pra você!

donaldduck

Fonte: semanadosono.com.br

33 curtidas

Timing do horário do tópico foi espetacular! Bom sono a todos :rofl:

20 curtidas

:joy: Bom sono meu amigo @ranielreis e boa noite a todos! :sleeping: :zzz: :bed:

18 curtidas

Surpreso como vocês ainda tão acordados, já tô indo me embora que amanhã é sabadou :rofl:

20 curtidas

Já tava terminando de arrumar a cama por aqui quando apareceu a notificação do tópico, fiquei surpreso quando li por ter acertado em cheio :rofl:

18 curtidas

Só o barulho do ventilador pra aguentar esse calor terrível :rofl:

@MaxC é vidente :face_with_hand_over_mouth:

17 curtidas

Esse é o único som que tem feito dormir ultimamente, o calor está terrível por aqui também (e isso que tá 24°), agora a pouco faltou a energia no meio do filme, só escutei o povo na rua toda vez que cai energia na cidade, mas voltou rápido :hot_face:

16 curtidas

Prezado @MaxC , parabéns e muito obrigado por mais um excelente tópico.

Eu vi recentemente uma reportagem sobre o tema, bem na linha deste artigo, e percebo que de um modo geral não estou seguindo nenhuma das 5 dicas. Vou ter que me policiar.

Além dessas dicas, li que não basta dormir uma quantidade razóavel de horas, é preciso ter uma boa e confortável noite de sono.

As dicas são ótimas!

18 curtidas

kkkk que nada. Não foi intencional rs queria ter postado mais cedo, mas o dia hoje foi daqueles… bem corrido. Agora vou relaxar e torcer pra bebê não acordar de madrugada. rs

16 curtidas

Mesma coisa, aproveitei essa pauta importantíssima do tópico pra puxar o meu histórico de sono e tô em uma média baixíssima para a média de um adulto que seria em torno de ± 7 horas segundo diz Associação Brasileira do Sono, preciso policiar também e não só a questão de dormir bem, como também o horário de dormir.

15 curtidas

Outro ponto que acho bem válido nesse assunto, mesmo tendo um sono excelente, é preciso ajustar o horário também e tá disposto a mudar isso é o primeiro passo, já que o seu horário realmente tá bem tarde, só de imaginar já me dá sono :rofl:

16 curtidas

Eu mesmo dormindo pouco, não perco a disposição.
Mas, uma noite bem dormida fsz muita diferença na nossa vida, faz muito bem!
Tenho tentando observar mais isso.
Não é o caso de hoje. Olha eu aqui! :slightly_smiling_face::face_with_peeking_eye::sleeping_bed:

E não é sono que me falta.
Não tenho problema pra dormir. Eu sou o problema. :slightly_smiling_face:

14 curtidas

Agora eu vou dormir… :sleeping_bed:t5:
Boa noite, comunidade!! :crescent_moon: :purple_heart:

12 curtidas

Até amanhã, uma boa noite de sono! :sleeping:

16 curtidas

Uma boa noite de sono é algo revigorante. :yawning_face: :zzz:

14 curtidas

Aí sim @MaxC. Dormir é uma das coisas boas da vida. :handshake::grin::sunglasses:

17 curtidas

É verdade @Manoel_Enio dormir bem é diferente de dormir muito.

É verdade @FabioAssis2 :grinning:

Compartilhando o meu também.

Média de 5h41m por dia.

E só de ver o gráfico já dá pra ver que meu sono tá uma bagunça nos últimos meses. :joy:

17 curtidas

Vida de recém pai :rofl:

15 curtidas

Tá dormindo pouco hein. :face_with_open_eyes_and_hand_over_mouth:

13 curtidas

Sim. No tempo de sono é como se eu tivesse mais de 65 anos.

Das dicas eu preciso melhorar a nº 1 (meu horário de ir dormir varia muito a cada dia) e a nº 3 (desde a pandemia que estou 100% sedentário). Mas sei que preciso mudar isso e voltar pra academia rs, é questão de saúde.

15 curtidas