15 de março - Dia Internacional do Consumidor

Bom dia Comunidade! Hoje, 15/03, é celebrado o Dia Mundial do Consumidor. A data tem como objetivo conscientizar os consumidores sobre seus direitos e responsabilidades, é a oportunidade perfeita para refletirmos sobre a importância do consumo consciente e como podemos nos proteger contra algumas práticas comerciais desonestas. Vem comigo!

A data foi instituída em 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, quando enviou uma carta ao congresso norte-americano expressando as suas preocupações a respeito dos direitos do consumidor. A carta reforçava que o consumidor deveria ser respeitado pelos comércios e tinha uma série de direitos no momento da compra. Desde então, tem sido comemorada em todo o mundo como uma forma de aumentar a conscientização sobre a importância de uma relação justa e transparente entre consumidores e fornecedores.

Uma das principais questões que a data nos faz refletir é sobre a necessidade de consumir de forma consciente. Isso significa que devemos escolher produtos e serviços que sejam duráveis, seguros e que tenham um impacto reduzido sobre o meio ambiente. Além disso, é importante que saibamos como usar esses produtos de forma correta e segura, a fim de evitar danos a nós mesmos ou ao meio ambiente.

Outra questão importante relacionada ao Dia Mundial do Consumidor é a proteção contra práticas comerciais desonestas. Infelizmente, muitas empresas usam táticas enganosas para vender produtos ou serviços, como publicidade enganosa, preços abusivos e cobranças indevidas. É importante estarmos cientes dessas práticas e como nos protegermos contra elas.

Uma forma de se proteger contra práticas comerciais desonestas é conhecendo seus direitos como consumidor. Em muitos países, existem leis que protegem os direitos dos consumidores, como o direito à informação clara e precisa sobre produtos e serviços, o direito a um ambiente seguro e saudável e o direito a um tratamento justo e respeitoso por parte dos fornecedores.

Além disso, é importante que os consumidores saibam como reclamar caso seus direitos sejam violados. Isso pode incluir o registro de uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor ou a apresentação de uma ação judicial.

Caso você passe perrengue em alguma loja, fique tranquilo, aqui seguem alguns links úteis: Portal de Defesa do Consumidor, Consumidor.gov, Procon SP

Vamos de enquete?

Você pratica consumo consciente?
  • Procuro consumir produtos e serviços que tenham um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
  • Faço pesquisas sobre as empresas antes de adquirir produtos ou serviços para ter certeza de que elas compartilham os mesmos valores que eu.
  • Prefiro comprar de empresas que valorizam a diversidade e a inclusão em seus processos de contratação e produção.
  • Sempre procuro me informar sobre as práticas comerciais das empresas antes de tomar uma decisão de compra.
  • Preciso melhorar minhas práticas de consumo consciente. :dotted_line_face:

0 votantes

Em suma, o Dia Mundial do Consumidor é uma oportunidade para refletir sobre a importância do consumo consciente e como nos proteger contra práticas comerciais desonestas. Devemos escolher produtos duráveis, seguros e com impacto reduzido no meio ambiente, além de conhecer nossos direitos e reclamar caso sejam violados. Com essas atitudes, podemos ter uma relação mais justa e transparente entre consumidores e fornecedores. Gostaram do conteúdo? Comentem aqui em baixo!

30 curtidas

A clássica frase que escuto quase que todos os dias na cantina da faculdade, quando não tem o troco completo, uma balinha sempre deixa a sua presença pra completar o troco. :joy:

Amei! Não conhecia a história por trás de um dia tão importante ao valorizar todos nós (e o nosso bolso também).

16 curtidas

Excelente conteúdo! É sempre válido fazer essa reflexão sobre o consumo consciente!

Obrigado por trazer esse tópico, @Alexandre_Niess! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::slightly_smiling_face:

16 curtidas

Parabéns pelo tópico!! Informações importantíssimas :clap::clap:

Tem o https://www.reclameaqui.com.br/ que também quebra o galho😅

14 curtidas

Bem lembrado, @Limah! Esse site já me salvou de cada perrengue como cobranças errôneas por SMS e por aí vai, muito bom. :clap:

13 curtidas

@Alexandre_Niess valeu pelo ótimo tópico meu amigo

13 curtidas