Gostaria de trazer 2 métodos que podem auxiliar na organização do dinheiro, para conseguirmos poupar mais e, consequentemente, ter mais para investir.
O primeiro deles é o método Método 50-30-20
A fórmula divide os custos fixos e variáveis em três categorias. É só seguir a regra:
Reserve 50% para gastos essenciais (alimentação, transporte, saúde, moradia etc.);
Separe 30% para gastos variáveis, supérfluos, de lazer e estilo de vida (o que inclui viagens, roupas, cuidados pessoais, como unha e cabelo e passeios);
Guarde 20% para poupar e investir (é com esse valor que você vai pagar dívidas, criar uma reserva de emergência, aplicar e investir a longo prazo).
O segundo método (o qual me ajudou bastante) é o Desafio das 52 semanas.
Ele consiste em começar guardando uma quantia bem pequena e aumentar progressivamente esse valor semanalmente. Você pode começar separando R$ 1. Na semana seguinte, guarde R$ 2. Na terceira semana, R$ 3. E assim por diante. Ao final de um ano (52 semanas), você terá poupado R$ 1.378.
Com essa ideia em mente, basta adaptar os valores de R$ 1, R$ 2 ou R$ 3 à sua realidade e manter o foco durante todo o período.
Ps.: São apenas dicas e que, com foco, pode te ajudar atingir mais facilmente seus objetivos. Eu, particularmente, já usei o segundo método e me ajudou bastante!
Espero ter contribuído de alguma forma! Tenham um excelente fim de semana!
@Inglyd_Santos isso mesmo! Comece aos poucos… com uma meta menor, que você consiga cumprir. E com o tempo, você vai aumentando na medida que consegue poupar mais. Apenas comece, vai dar certo!
Tai Thiago com tanta coisa disponível de graça hoje, tem gente que não consegue poupar, acaba se perdendo nos excessos, e bota a culpa no salário.
Essa é uma metodologia muito boa, o neon inclusive disponibiliza uma planilha pra quem quiser tentar . Bem legal da parte deles.
Os blogs (Neon, e Nubank) são bem parecidos e tem muita coisa boa. Mas eu prefiro esse aqui porque temos mais proximidade e sentimento de pertencer à marca.
Obrigado por trazer esse conteúdo!
Ah, e lembrando que não há limite pra aumentar o valor mensal, o único problema, é que se por exemplo você aumenta de 10 em 10 reais, no último mês você terá 520+510+500+490 Pra mim é inviável, porque aí seria um desafio sabotado. Então quem tem intenção de começar, se liguem nisso
Porque aqui, se eu começo uma coisa é pra terminar.
Mesmo sendo um salario de 2000,nao tem como ser só 50% moradia, saude ,transporte,alimentacao.nem todos recebem 2000 reais ou mais.se pagar aluguel e tbm ter filho ai que nao o custo aumentara,tipo 99% para essenciais,e 1% talvez sobra.
Mas na teoria e na realidade de uma pessoa que ganha mais e uma dica boa.
@Zoio_de_Tandera é por isso que são estratégias e requerem muita disciplina, planejamento e organização. É claro, tem que se adequar à realidade de cada um. O simples exercício de organizar as finanças e poupar, se torna um hábito. Você começa com pouco e gradativamente consegue ir administrando e poupando mais!