2024 – Melhor App Controle Financeiro Para Pessoas Ocupadas

[Objetivo do Post: definirmos o melhor sistema de controle SEMI-AUTOMÁTICO pra quem quer comodidade, funcionalidade, praticidade e segurança]

[Usuários-foco: para você que ainda não confia em integração automática de Apps terceiros e se recusa a usar papel e caneta ou entradas manuais]

Convenhamos, hoje temos um fluxo de transações muito mais intenso que antigamente.

Tava olhando meu excel de controle financeiro de 2015 e como era tão menos complexo e tão mais fácil de gerir. Desde então tenho testado vários Apps, sistemas, e NUNCA MAIS tive um controle PRECISO e por categorias pra saber para onde de fato o dinheiro está indo.

Vou compartilhar minha análise com vocês sobre o tema pra encontrarmos junto uma ou algumas opções interessantes considerando que vários Apps não estão funcionando em 2024 como antes.

Sistemas a serem excluídos desta discussão pelos motivos a seguir:

  1. Papel e caneta: vi em outros posts que pessoas ainda fazem assim. Para quem tem pressa e milhões de coisas no dia, essa opção não é factível.

  2. 100% Excel/Sheets: primeiro que é ruim criar entradas via mobile, e mesmo que fosse fácil, vamos supor que precisa chamar um Uber para um compromisso, você vai focar 100% no seu compromisso ou vai criar mais uma tarefa mental pra anotar aquele gasto no final da corrida? Se você vai de um lado pra outro, compra muitas coisas, não é factível.

  3. App de entradas manuais: motivo - idem anterior

Por isso, o sistema-foco sugerido pra discussão é:

A) Importação OFX, CSV, etc. pra um App no final do mês (se você concentra todos os gastos no cartão de crédito - já que o Nubank Web dá essa opção de importar pra faturas fechadas).

Manualmente você ainda tem que lançar seus ganhos e transações da conta, mas quem usa muito mais o crédito, já é um bom alívio.

A grande questão é: QUAL O MELHOR APP PRA ISSO?

[Minhas Economias]
Um membro @WellytonBarbosa em outro post sugeriu: Minhas Economias porém eles tão de site novo e pelo que eu fucei hoje (25/1) não tem opção de importar. Tentei importar pelo site antigo deles um arquivo OFX do Nubank e não mostra os totais por categorias, achei bem ruim de usar.

[Mobilis]
Tem que pagar pra importar.

[Organizze]
Ainda testando.

[Wallet by Budgetbakers]
É um App gringo e gigante, o que pode ser mais perene, porém tem problemas na importação, é complexa e não mostra o total por categorias.

Nas próximas semanas vou continuar testando e volto pra comentar. Enquanto isso, queria saber qual a experiência mais recente de vocês em relação a esses e outros Apps? :grinning: :face_with_peeking_eye:

8 curtidas

Olá @TimeIsMoney (Ester), seja bem vinda aqui na Comunidade.

Encontrar o equilíbrio entre automação e controle preciso nas finanças em 2024 pode ser desafiador. Entre as opções analisadas, o autor sugere testar o Minhas Economias, apesar das limitações no novo site.

Outras alternativas em consideração são o Organizze, em fase de testes, e o Wallet by Budgetbakers, embora tenha problemas na importação.

A busca continua, e a pergunta que proponho é:

Qual tem sido a experiência com esses ou outros aplicativos financeiros?

10 curtidas

Ola @TimeIsMoney tudo bem?

Eu uso o Minhas finanças a uns 5 anos+ou-

Tem para Android e a versão de IOs anda em beta fechado.

8 curtidas

Nao seria legal nao precisar de nenhum aplicativo adicional para ter um controle efetivo de gastos?

Pois é… bastaria convergir todos os gastos no cartao do nubank e utilizar a “falecida” funcionalidade “Organizador de gastos” que descrevi abaixo.

Dá uma olhada…

2 curtidas

Anos atrás cheguei a usar o Guia-Bolso, dei acesso para consultar algumas contas que tinha. Achei até bem organizado ele.

1 curtida

Massa, pior que não achei pra iOS, pelo menos não mostra na App Store, só se tem que baixar via algum link?

E pelo que pesquisei seria esse o site: http://minhasfinancas.webflow.com
Porém não tem versão Web né?
Aí pra fazer importação acho que dificulta.

2 curtidas

Problema é que o Guia Bolso faleceu igual ao “Organizador de gastos” do Nubank :joy:

Acho que o site não é esse.

No Android o app captura as notificações e já salva a transação.

Sobre a versão de IOS ta disponível em beta fechado, se tiver vaga ainda o dev libera o link no grupo do telegram do app.

5 curtidas

Uso o Excel há um bom tempo seja para investimentos ou controle de finanças.

Com ele consigo expor o valor gasto e coloco uma letra pré estabelecida na célula ao lado com o intuido daquilo, se foi um custo fixo (F), educação (E), presentes (Pr) etc.

No final, há uma tabela que me apresenta quanto foi gasto e quanto eu tenho ainda destinado para determinados fins, permitindo maior controle financeiro com base no comportamento.

A vantagem do excel é que ele pode ser todo automatizado e personalizado. Prefiro ele ao uso de aplicativos por este motivo. Além de que já fazia uso pelos investimentos. O ideal seria se fosse possível automatizar o custo imediato na tabela para depois preenchimento do intuito, já vi usarem, mas me carece conhecimento de como fazer

Interessante isso, tem alguma ideia de como pode se chamar essa função? Uso excel também, porém só pra acompanhar gastos/ganhos a nível macro… agora os pequenos e milhares de gastos que temos no dia a dia (Uber, compras online, food, recorrências), não é prático usar o excel. Não sei como ou se você anota seus gastos micro

1 curtida

Essa parte que detalhei, não sei como. Vi sendo utilizado algumas vezes por quem entendia de script. Meu controle acaba sendo pela =SOMASE definindo a soma de cada categoria por uma letra. Eu não costumo ter gastos múltiplos de baixo valor, quando ocorre são isolados, então, acaba não impactando muito no preenchimento e controle

1 curtida

Caramba, que genial isso de salvar a partir da notificação!!!

Li as avaliações do app e parece excelente, mas não acho por nada esse telegram :sob:

Googlei isso “Minhas Finanças - Despesas telegram beta fechado iOS” e nada.

Você teria esse Telegram? :grinning:

4 curtidas

Esse aqui é o insta do app:

6 curtidas

Cheguei a usar no passado Olivia, GuiaBolso, mas infelizmente foram encerrados e larguei mesmo a organização por apps.

2 curtidas

E qual você utiliza atualmente @ree?

1 curtida

Atualmente nenhum, eu era muito apegado ao Olivia IA

2 curtidas

Ah perfeito então!

1 curtida

Por muitos anos utilizei um gerenciador financeiro que eu mesmo desenvolvi baseado em excel + VBA. Chamava ele de agenda financeira. Ele eh bem interessante, funciona ate hoje mas confesso que nao desenvolvi todas as funcionalidades que eu pretendia. Mas enfim, atendia minha necessidade.
Fiz isso porque nunca confiei em agregadores financeiros que guardavam informacoes tao sensiveis sobre mim sei la onde.
Se quiser posso compartilhar aqui com voces.