[Objetivo do Post: definirmos o melhor sistema de controle SEMI-AUTOMÁTICO pra quem quer comodidade, funcionalidade, praticidade e segurança]
[Usuários-foco: para você que ainda não confia em integração automática de Apps terceiros e se recusa a usar papel e caneta ou entradas manuais]
Convenhamos, hoje temos um fluxo de transações muito mais intenso que antigamente.
Tava olhando meu excel de controle financeiro de 2015 e como era tão menos complexo e tão mais fácil de gerir. Desde então tenho testado vários Apps, sistemas, e NUNCA MAIS tive um controle PRECISO e por categorias pra saber para onde de fato o dinheiro está indo.
Vou compartilhar minha análise com vocês sobre o tema pra encontrarmos junto uma ou algumas opções interessantes considerando que vários Apps não estão funcionando em 2024 como antes.
Sistemas a serem excluídos desta discussão pelos motivos a seguir:
-
Papel e caneta: vi em outros posts que pessoas ainda fazem assim. Para quem tem pressa e milhões de coisas no dia, essa opção não é factível.
-
100% Excel/Sheets: primeiro que é ruim criar entradas via mobile, e mesmo que fosse fácil, vamos supor que precisa chamar um Uber para um compromisso, você vai focar 100% no seu compromisso ou vai criar mais uma tarefa mental pra anotar aquele gasto no final da corrida? Se você vai de um lado pra outro, compra muitas coisas, não é factível.
-
App de entradas manuais: motivo - idem anterior
Por isso, o sistema-foco sugerido pra discussão é:
A) Importação OFX, CSV, etc. pra um App no final do mês (se você concentra todos os gastos no cartão de crédito - já que o Nubank Web dá essa opção de importar pra faturas fechadas).
Manualmente você ainda tem que lançar seus ganhos e transações da conta, mas quem usa muito mais o crédito, já é um bom alívio.
A grande questão é: QUAL O MELHOR APP PRA ISSO?
[Minhas Economias]
Um membro @WellytonBarbosa em outro post sugeriu: Minhas Economias porém eles tão de site novo e pelo que eu fucei hoje (25/1) não tem opção de importar. Tentei importar pelo site antigo deles um arquivo OFX do Nubank e não mostra os totais por categorias, achei bem ruim de usar.
[Mobilis]
Tem que pagar pra importar.
[Organizze]
Ainda testando.
[Wallet by Budgetbakers]
É um App gringo e gigante, o que pode ser mais perene, porém tem problemas na importação, é complexa e não mostra o total por categorias.
Nas próximas semanas vou continuar testando e volto pra comentar. Enquanto isso, queria saber qual a experiência mais recente de vocês em relação a esses e outros Apps?