Oi, NuCommunity!
26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo. Além dessa data, há também outros dias importantes como o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23/9) e o Dia Mundial do Surdo, que acontece sempre no último domingo desse mês.
Um dos principais objetivos dessas datas é promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para as pessoas surdas. E a difusão da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, é parte fundamental para gerar mais empatia, inclusão e acessibilidade. Pensando nisso, que tal fazermos juntos dois breves desafios de aprendizagem?
1) Como se apresentar em Libras
Este exercício leva uns cinco minutos. É rapidinho e garanto que vai valer a pena! Para facilitar, vamos dividir em dois passos, ok? Bom treino!
Passo 1 – Aprenda a soletrar seu nome usando o alfabeto manual. Procure na imagem abaixo as letras do seu primeiro nome e treine a soletração. Dica: As letras H, J, K, X, Y e Z têm um movimento para ser feito, indicado pela setinha. E pode soletrar devagar, sem pressa.
Imagem: Gov.br
Passo 2 – Apresente-se. Agora que você já viu como soletrar seu nome, o próximo passo é se apresentar. Para isso, uma das maneiras é usar os sinais de “meu” e “nome”, como nas imagens abaixo.
Imagens: aplicativo Hand Talk
Se preferir, assista ao vídeo.
Viu como é fácil? Agora é com você. Faça os sinais de “meu” e “nome”. Depois, soletre as letras do seu nome, como você fez no passo 1.
Pronto! Agora é só treinar algumas vezes.
2) O que você já sabe sobre Libras
Veja algumas curiosidades sobre Libras. O objetivo não é apontar o que não sabemos, mas nos motivar a continuar aprendendo e nos aprofundando sobre esse tema.
A língua de sinais é universal?
Não. Cada país tem a sua própria língua de sinais, por isso não existe uma língua de sinais universal. Por exemplo, enquanto no Brasil temos a Libras, em Portugal há a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e nos EUA a Língua de Sinais Americana (ASL).
Além disso, temos o regionalismo. Dependendo da região do Brasil, há sinais diferentes para se referir à mesma coisa. É como no português. Em diferentes regiões, por exemplo, pode-se usar as palavras mexerica, bergamota ou tangerina para se referir à mesma fruta.
Libras é a única língua de sinais no Brasil?
Não. Além da Libras, há outras línguas de sinais como a Cena e a Língua de Sinais Kaapor Brasileira (LSKB).
É verdade que Libras é a segunda língua oficial do Brasil?
Desde 2002, com a Lei nº 10.436, a Libras foi reconhecida como uma língua independente com estrutura própria e como meio legal de comunicação e expressão no Brasil. Assim, a Libras é reconhecida por lei mas, conforme a Constituição Federal, no art. 13º, a língua portuguesa é o único idioma oficial do Brasil.
Existe música para surdos?
Sim, com certeza. A música é para todos! As pessoas surdas sentem a música e a interpretam de um modo diferente dos ouvintes. As músicas também podem ser interpretadas ou traduzidas para a língua de sinais, como neste vídeo em que Jair Oliveira e Luiza Caspary cantam com tradução para Libras.
Como é 'Nubank' em Libras?
O que significa aquele emoji?
O emoji significa “i love you” (eu te amo). Não confunda com (lembrou do @Itamar não foi? kkkk) (saudação do rock), já que os dois são parecidos.
E aí, conseguiu? O que achou? Agora você já pode se apresentar na próxima vez que encontrar uma pessoa surda e talvez até aprendeu algo novo sobre a língua de sinais.
E se quiser tirar “aprender Libras” da sua lista de quem sabe no ano que vem , há várias opções de cursos on-line para começar agora mesmo. Duas ótimas opções gratuitas são o curso da Escola Virtual do Governo (com certificado) e o curso de Libras da USP.
Inclusão financeira
Você sabia que o Nubank tem uma playlist no YouTube, chamada NuAcessível? Lá você encontra vídeos em Libras e com legendas sobre dúvidas, produtos do Nubank e muito conteúdo financeiro.
Além dessa iniciativa, o Nu também possui um canal exclusivo para atendimento em Libras, que já atendeu mais de 10 mil clientes. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Agora, me conta: você já sabe ou tem vontade de aprender a língua de sinais para poder conversar com pessoas surdas?
Ah! Se você tiver alguma dica sobre esse assunto, não deixa de compartilhar aqui nos comentários.