26 de setembro: Dia Nacional do Surdo

Oi, NuCommunity!

:love_you_gesture:

26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo. Além dessa data, há também outros dias importantes como o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23/9) e o Dia Mundial do Surdo, que acontece sempre no último domingo desse mês.

Um dos principais objetivos dessas datas é promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para as pessoas surdas. E a difusão da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, é parte fundamental para gerar mais empatia, inclusão e acessibilidade. Pensando nisso, que tal fazermos juntos dois breves desafios de aprendizagem?

1) Como se apresentar em Libras

Este exercício leva uns cinco minutos. É rapidinho e garanto que vai valer a pena! :wink: Para facilitar, vamos dividir em dois passos, ok? Bom treino!

Passo 1 – Aprenda a soletrar seu nome usando o alfabeto manual. Procure na imagem abaixo as letras do seu primeiro nome e treine a soletração. Dica: As letras H, J, K, X, Y e Z têm um movimento para ser feito, indicado pela setinha. E pode soletrar devagar, sem pressa.

Imagem: Gov.br

Passo 2 – Apresente-se. Agora que você já viu como soletrar seu nome, o próximo passo é se apresentar. Para isso, uma das maneiras é usar os sinais de “meu” e “nome”, como nas imagens abaixo.

Imagens: aplicativo Hand Talk

Se preferir, assista ao vídeo.

Viu como é fácil? Agora é com você. Faça os sinais de “meu” e “nome”. Depois, soletre as letras do seu nome, como você fez no passo 1.

Pronto! Agora é só treinar algumas vezes. :grinning:

2) O que você já sabe sobre Libras

Veja algumas curiosidades sobre Libras. O objetivo não é apontar o que não sabemos, mas nos motivar a continuar aprendendo e nos aprofundando sobre esse tema.

A língua de sinais é universal?

Não. Cada país tem a sua própria língua de sinais, por isso não existe uma língua de sinais universal. Por exemplo, enquanto no Brasil temos a Libras, em Portugal há a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e nos EUA a Língua de Sinais Americana (ASL).

Além disso, temos o regionalismo. Dependendo da região do Brasil, há sinais diferentes para se referir à mesma coisa. É como no português. Em diferentes regiões, por exemplo, pode-se usar as palavras mexerica, bergamota ou tangerina para se referir à mesma fruta.

Libras é a única língua de sinais no Brasil?

Não. Além da Libras, há outras línguas de sinais como a Cena e a Língua de Sinais Kaapor Brasileira (LSKB).

É verdade que Libras é a segunda língua oficial do Brasil?

Desde 2002, com a Lei nº 10.436, a Libras foi reconhecida como uma língua independente com estrutura própria e como meio legal de comunicação e expressão no Brasil. Assim, a Libras é reconhecida por lei mas, conforme a Constituição Federal, no art. 13º, a língua portuguesa é o único idioma oficial do Brasil.

Existe música para surdos?

Sim, com certeza. A música é para todos! As pessoas surdas sentem a música e a interpretam de um modo diferente dos ouvintes. As músicas também podem ser interpretadas ou traduzidas para a língua de sinais, como neste vídeo em que Jair Oliveira e Luiza Caspary cantam com tradução para Libras.

Como é 'Nubank' em Libras?

nubank

O que significa aquele emoji?

O emoji :love_you_gesture: significa “i love you” (eu te amo). Não confunda com :metal: (lembrou do @Itamar não foi? kkkk) (saudação do rock), já que os dois são parecidos.

ILY

E aí, conseguiu? O que achou? Agora você já pode se apresentar na próxima vez que encontrar uma pessoa surda e talvez até aprendeu algo novo sobre a língua de sinais.

E se quiser tirar “aprender Libras” da sua lista de quem sabe no ano que vem :eyes:, há várias opções de cursos on-line para começar agora mesmo. Duas ótimas opções gratuitas são o curso da Escola Virtual do Governo (com certificado) e o curso de Libras da USP.

Inclusão financeira

Você sabia que o Nubank tem uma playlist no YouTube, chamada NuAcessível? Lá você encontra vídeos em Libras e com legendas sobre dúvidas, produtos do Nubank e muito conteúdo financeiro. :moneybag:

Além dessa iniciativa, o Nu também possui um canal exclusivo para atendimento em Libras, que já atendeu mais de 10 mil clientes. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. :deaf_woman: :deaf_person:

Agora, me conta: você já sabe ou tem vontade de aprender a língua de sinais para poder conversar com pessoas surdas?

Ah! Se você tiver alguma dica sobre esse assunto, não deixa de compartilhar aqui nos comentários. :love_you_gesture:

30 curtidas

Parabéns pelo o tema importantíssimo! Além de aprimorar o inglês, também quero aprender língua de sinais. :purple_heart:

19 curtidas

@MaxC , isso não é só um tópico, é uma verdadeira aula!

Conteúdo muito rico e necessário, parabéns!

17 curtidas

Bem legal a imagem que representa Nubank em libras :purple_heart:

15 curtidas

Muito bom parabens pelo topico.

Agora fica aqui o desafio no ar.
quem vai completar o tutorial e postar um video aqui se apresentando ?

12 curtidas

Eu fui batizado por um surdo, quando eu trabalhava em uma Faculdade com o Curso de Letras Libras, foi bem emocionante!

14 curtidas

Quem deu a ideia tem que fazer, hein! :eyes:

Parabéns pelo conteúdo! :purple_heart:

15 curtidas

Na minha época de escola eu cheguei aprender algumas coisas em libra ( o mínimo do mínimo) e é algo que faz uma diferença tremenda do dia-a-dia.

13 curtidas

\o/ aehh que legal Raniel. Sempre é bom aprender novos idiomas.

tmj @Manoel_Enio :hugs:

Gostei do desafio. Daqui a pouco vou mandar o meu.

É um momento marcante né? @FelipeMoraes O meu sinal é a letra M passando no cabelo. Na época tinha um topetão kkk

15 curtidas

O meu, é passando no cavanhaque, pq eu tenho ele desde sempre, muito bacana!

15 curtidas

:eyes::eyes:

Faz mesmo viu @Rafael_Ricardo E aprender algumas frases curtas já permite que a gente consiga interagir em Libras. :clap::clap::clap:

13 curtidas

Muito bacana o post @MaxC

O Nu é para todos :clap:

14 curtidas

Olá @MaxC ,excelente postagem…
Empregados surdos da POUPEX apresentam curiosidades sobre a ...

12 curtidas

Parabéns pelo Tópico @MaxC,
Conteúdo abrangente e relevante.

Convivemos com um deficiente auditivo (sogro) e, apesar de utilizar um dispositivo de alto ganho, possui limitações.

No nosso caso, apesar de parcialmente, em alguns momentos a linguagem de sinais é a melhor forma de nos comunicarmos.

11 curtidas

Excelente tópico @MaxC
Como sempre vc da show sobre o tema. :clap:t2:

11 curtidas

Uau!!
Excelente tópico!
Muito rico!
Parabéns e obrigada, @MaxC!
Eu já fiz curso online básico de Libras. Mas, eu espero mesmo um dia ter fluência em Libras.
Nunca aceitei que na escola não estudamos Libras como disciplina obrigatória, estudamos Inglês.
Sendo uma aluna dedicada a pessoa sai da escola com condições de se comunicar, mesmo que o básico com uma pessoa estrangeira de língua inglesa, mas se não formos em busca de educação em Libras por conta própria, não conseguimos nos comunicar com pessoas surdas, que são nossos conterrâneos.

11 curtidas

Parabéns pelo excelente conteúdo de extrema importância, @MaxC! :clap:

10 curtidas

Que bom @LuizGSF que sua família usa a língua de sinais com seu familiar. :clap: :clap: :clap:

Isso é muito bom não é mesmo @Dieguito ? Bem legal que o Nubank dá destaque para a acessibilidade e a inclusão. Acho isso essencial para as empresas, principalmente as financeiras.

Tem um artigo bem legal no blog sobre educação financeira em Libras vou deixar o link aqui embaixo. Inclusive nesse artigo tem um depoimento do Gabriel Isaac, @isflocos e conta a história de uma empresa chamada il Sordo Gelato, em que todos os atendentes são pessoas surdas, bem interessante.

7 curtidas

Que bom @LuizGSF que sua família usa a língua de sinais com seu familiar. :clap: :clap: :clap:

Isso é muito bom não é mesmo @Dieguito ? Bem legal que o Nubank dá destaque para a acessibilidade e a inclusão. Acho isso essencial para as empresas, principalmente as financeiras.

Tem um artigo bem legal no blog sobre educação financeira em Libras vou deixar o link aqui embaixo. Inclusive nesse artigo tem um depoimento do Gabriel Isaac, @isflocos e conta a história de uma empresa chamada il Sordo Gelato, em que todos os atendentes são pessoas surdas, bem interessante.

8 curtidas

As ferramentas de IA vão ser fundamentais para promover maior acessibilidade aos clientes do Nu e outras empresas. Viva a tecnologia! :tada:

2 curtidas