28 de abril - Dia mundial da Educação [2024]

O Dia da Educação é comemorado anualmente em 28 de abril.

A data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.

A referida temática, no suscita à inúmeras críticas negativas, mas,

este tópico, tem como desafio, o compartilhamento de casos de sucessos, nossas experiências e visão de importâncias da educação para nossas vidas e para o desenvolvimento de uma nação.

Vamos aproveitar bem o tópico e compartilhá-las?!!

23 curtidas

Origem do Dia da Educação

O dia da Educação foi escolhido no dia 28 de abril quando terminava o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000.

Neste Fórum firmou-se o compromisso com 164 países de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo com metas estabelecidas até 2030

Fonte: Calendarr

16 curtidas

Estou na educação há 7 anos e tenho muitas histórias boas…

Sou filho/neto de professoras (my girls) e uma das coisas que não podia faltar em casa era Boas notas e disciplina. E como funcionário, eu inicei na área de laboratório de informática, ensinando meus baixinhos dos 5 aos 17 anos em como mexer no computador, ter aquele primeiro contato.

E uma das minhas experiências bem marcantes, apesar de todo dia receber carinho foi nesse dia que eu estava pra baixo/deprê, o aluno especial me disse:

“Tio, sabe pq eu gosto de vir aqui?”
“Por que?”
“Eu gosto de vir aqui só por causa de vc!”

Nesse momento eu enchi os olhos de água e percebi que não importa o dia que você tem, a vida que você tem, os amigos/colegas… Sempre terá alguém que segue os teus conselhos, segue os seus defeitos tbm e as suas qualidades…

Esse não é um caso, mas um mantra, pois a partir daquele dia tudo mudou pra mim, comecei a observar que minhas atitudes refletem nas pessoas a minha volta. E comecei a ser mais eu mesmo, menos fechado e mais aberto no que penso, além de falhar na maioria das vezes…


Então, deixo aqui como mensagem, a nós adultos sobre ser um exemplo para as nossas crianças. Pois um dia essas crianças serão adultos e traços do dia a dia vão refletir no que elas conviveram…

10 curtidas

Wow @Lucas.R, que massa seu compartilhamento.

Seu post, sua mensagem, é uma lição para a vida.

Obrigado para compartilhar.

6 curtidas

Gosto muito de uma frase sobre educação…
“Educação é a base”.

11 curtidas

Educação é fundamental como ferramenta de transformação para uma sociedade com equidade e progresso econômico.

Basta existir POLÍTICAS PÚBLICAS PERMANENTES.

→ Tratar educação como investimento.

→ Mudar o conceito de despesa que pode ser contigenciada a qualquer momento ou ideologia de regime.

→ Valorização e plano de carreira para os colaboradores.

→ Formar as classes populares para terem acesso e suporte no acesso à Universidade.

→ Formar para interpretar o mundo e seus significados.

Em fim, Educação é resistência, denúncia, protesto e reivindicação de um mundo e seres humanos melhores do que no passado.

11 curtidas

Isso deixa uma marca e uma sensação de dever cumprido

7 curtidas

Essa frase é muito forte e verdadeira, @claudiolsa. Obrigado por traze-la para o tópico.

Abaixo coloco completação dela que encontrei no site pensador.

A educação é a base de uma nação; um país sem educação de qualidade não se desenvolve; logo, estará fadado ao fracasso!
Leandro Barros (não encontrei a bibliografia)

10 curtidas

Ótima reflexão. Educação torna o ser humano mais humano.

9 curtidas

Recompensa o “espírito”. É uma sensação de dever cumprido e de ser importante muito boa.

8 curtidas

Mesmo que o custo seja alto,sempre será um investimento.

9 curtidas

Educação faz parte da vida, nunca deixamos de aprender, do primeiro ao último dia de nossa breve existência nessa Terra.

7 curtidas

Sim eu entendo.

Há um porém, um panorama de como está a situação da educação principalmente nas cidades do interior onde a habilidade de remanejar recursos é mais limitada, é possível observar a remuneração quanto à estrutura física das escolas não é tratada como assunto prioritário…


Mas, existem casos de sucesso como as escolas do Ceará que são bem avaliados no ENEM.


Contextualizando, em geral precisa melhorar e muito o investimento na Educação Básica, pelo fato de enfrentar uma realidade de sucateamento, desvalorização do profissional e até ausência de conexão de Internet, tudo isso vira um obstáculo de crescimento econômico no país, por causa da qualificação da mão de obra, o resultado reflete no impacto de crescimento do PIB…

10 curtidas

Gente é inegável que a educação, em todas as suas formas, é a base para o desenvolvimento pessoal e da sociedade.

Penso que, apesar das críticas muitas vezes surgirem, principalmente quando enfrentamos desafios no sistema educacional, é importante reconhecer e celebrar os sucessos e progressos alcançados. Cada história de sucesso é um testemunho do poder transformador da educação.

Na minha própria experiência, a educação foi uma ferramenta essencial que me proporcionou oportunidades e abriu portas que eu nunca imaginei que seriam possíveis. Seja no ambiente escolar, aprendendo com os professores, ou nos orfanatos que passei, com ensinamentos dos cuidadores, cada parte do meu aprendizado contribuiu para quem eu sou hoje.

8 curtidas

A base educacional Cearense é fortíssima. Tenho orgulho demais quando alguém cita as escolas daqui como referência educacional. :heart::school_satchel::ledger::pencil2:

6 curtidas