Olá, comunidade! Tudo bem?
O segundo mês do ano já chegou e a gente sabe que brasileiro gosta de dizer que o ano só começa oficialmente em fevereiro, não é mesmo? Então bora que começou!
E aí, conta pra mim, como está o planejamento para o seu mês de fevereiro?
A - FOCO EM IPTU, IPVA E MATERIAL ESCOLAR. Tudo ok e planejado!
B - Não me planejei (calma, tá tudo bem!! Tenho dicas pra você)
C - Contas em dia, planejamento do ano feito e reserva de emergência em construção
D - Tudo em dia, reserva de emergência crescendo e começando a investir
E - Outra situação (me conta nos comentários)
Sabemos que pagar as contas e ainda ter um dinheiro extra é uma realidade distante para muitas pessoas. Mas, quando possível, ter uma organização financeira te ajuda a ter mais controle sobre o seu orçamento.
Confira 3 dicas para organizar as contas do mês:
1 - O primeiro passo, por mais que pareça óbvio, é o mais importante. Antes de tudo, você precisa entender o seu orçamento.
Anote seus gastos, registre todo o dinheiro que entra e sai durante o mês, anote despesas desnecessárias, as importantes para o seu dia a dia e também as essenciais. Se ainda não montou o seu planejamento financeiro, confira todas as dicas aqui: https://blog.nubank.com.br/planejamento-financeiro-como-fazer-o-seu/
Monitorar seus hábitos e ter um planejamento financeiro vai te ajudar a ter uma melhor organização em cada mês, e também permite ter noção de quanto dinheiro você pode juntar, como não terminar o mês no vermelho, além de te preparar melhor para lidar com possíveis imprevistos.
2 - Organizar as contas é um passo muito importante. Coloque no papel suas despesas, o valor e as datas de vencimento de cada uma delas. Pagar em dia também é essencial para evitar multas e juros.
3 - Sobrou algum dinheirinho? Que tal começar a investir? Aproveite para atualizar ou começar a montar a sua reserva de emergência!
Leituras recomendadas: