3 dicas para organizar as contas

Olá, comunidade! Tudo bem?

O segundo mês do ano já chegou e a gente sabe que brasileiro gosta de dizer que o ano só começa oficialmente em fevereiro, não é mesmo? Então bora que começou!

E aí, conta pra mim, como está o planejamento para o seu mês de fevereiro?

A - FOCO EM IPTU, IPVA E MATERIAL ESCOLAR. Tudo ok e planejado! :grin:

B - Não me planejei :weary: (calma, tá tudo bem!! Tenho dicas pra você)

C - Contas em dia, planejamento do ano feito e reserva de emergência em construção :wink::tada:

D - Tudo em dia, reserva de emergência crescendo e começando a investir :heart_eyes:

E - Outra situação (me conta nos comentários) :arrow_down:

Sabemos que pagar as contas e ainda ter um dinheiro extra é uma realidade distante para muitas pessoas. Mas, quando possível, ter uma organização financeira te ajuda a ter mais controle sobre o seu orçamento.

Confira 3 dicas para organizar as contas do mês:

1 - O primeiro passo, por mais que pareça óbvio, é o mais importante. Antes de tudo, você precisa entender o seu orçamento.

Anote seus gastos, registre todo o dinheiro que entra e sai durante o mês, anote despesas desnecessárias, as importantes para o seu dia a dia e também as essenciais. Se ainda não montou o seu planejamento financeiro, confira todas as dicas aqui: https://blog.nubank.com.br/planejamento-financeiro-como-fazer-o-seu/

Monitorar seus hábitos e ter um planejamento financeiro vai te ajudar a ter uma melhor organização em cada mês, e também permite ter noção de quanto dinheiro você pode juntar, como não terminar o mês no vermelho, além de te preparar melhor para lidar com possíveis imprevistos.

2 - Organizar as contas é um passo muito importante. Coloque no papel suas despesas, o valor e as datas de vencimento de cada uma delas. Pagar em dia também é essencial para evitar multas e juros.

3 - Sobrou algum dinheirinho? Que tal começar a investir? Aproveite para atualizar ou começar a montar a sua reserva de emergência!

Leituras recomendadas:

22 curtidas

Fala, @Victoriaferreira!

Aquele tópico sensacional!
Ótimo manhã e semana pra gente :tada::pinched_fingers:t4:

Meu planejamento está de acordo com a letra C!

Tudo certinho por aqui comigo! Desde dezembro que eu já venho fazendo o planejamento para que ao longo desse primeiro semestre do ano tudo esteja calculado certinho… E se caso não tiver aí damos aquela analisada para ficar nos conformes! :purple_heart::wink:

10 curtidas

Achei uma fã do Homer

@Victoriaferreira :sweat_smile::rofl::sweat_smile::rofl::rofl::rofl:

Já programei todos os pagamentos do IPVA e IPTU ( viva o DDA! :clap::clap:)

Ótimo tópico, planejamento sempre pra tudo na vida!

:metal::metal::metal::metal:

11 curtidas

Por aqui tudo ótimo

É sim, geralmente depois do carnaval começa oficialmente o ano.

Por aqui estou nessa, começando a focar mais nos investimentos, já que a reserva de emergência está pronta.

E valeu pelas dicas de organização são extremamente importantes.

11 curtidas

Estou bastante otimista com o novo ano! :smiley:

12 curtidas

Ótimas dicas @Victoriaferreira sabemos que muitas vezes as coisas não estão 100% mas sempre começar a se ajustar é a melhor solução.

9 curtidas