Eaí família, como vocês estão?
2019 já está quase no fim, né? As luzes natalinas começaram a se espalhar pela cidade, os panetones pelos mercados e tudo isso anuncia a chegada de uma época que muitos amam: festas de fim de ano!
Aproveitando que ainda estamos em Novembro e que essa época costuma ser muito corrida, que tal trocarmos algumas figurinhas sobre como se planejar para os gastos de fim de ano? Existem muitas dicas valiosas que podem nos ajudar! Vamos lá?
Seja sincero consigo mesmo: como está sua situação financeira atual?
Para começar 2020 com mais tranquilidade, é muito importante botar tudo no papel.
Tenho contas atrasadas? Já levei em consideração os gastos fixos no início de 2020? São perguntas interessantes para se fazer antes de gastar horrores, embora muitas vezes a tentação seja grande, principalmente com algumas promoções que estão chegando com a Black Friday. Se planejar desta forma evita que a gente comece 2020 com os dois pés na jaca.
Não compre por impulso!
Essa dica vai especialmente para pessoas um pouco mais ansiosas, assim como eu. Viu aquele celular com um preço imperdível? Pois bem, vale a pena procurar o mesmo aparelho em outras lojas. É bem possível que você encontre um preço melhor. Lembre-se: economizar não é passar vontade! Abuse de sites que comparam os preços de um produto em várias lojas e cuidado com promoções falsas.
Não empreste seu roxinho!
Já emprestou seu cartão pra algum amigo ou familiar nessa época do ano e teve problemas depois? Você não foi o único. Segundo uma pesquisa realizada pelo CNDL/SPC Brasil, o empréstimo de nome é responsável por 24% dos casos de inadimplência. 35% dos casos ocorreu através do empréstimo de cartão de crédito, então precisamos ficar atentos, heim?
Eaí, o que acharam? Que tal compartilhar com a gente uma boa prática pra economizar?
Até a próxima, pessoal!