Muitos devem saber, mas todo banco deve oferecer aos seus correntista a opção de ter uma conta sem custo, com direito a alguns serviços essenciais inclusos.
Isso é uma resolução do Banco Central. Resolução 3.919, art. 2º, inciso I
Entendo que o Nubank não possui agências, e espero que continue assim, mas um desses serviços essenciais que devem ser prestados sem cobrança é o de 4x saques mensais.
Espero que o Nubank reveja sua cobrança para esse limite.
Abaixo o link do Banco Central onde podem encontrar mais informações sobre isso:
( ( EDIT ) )
Corrigindo o erro sobre essa tese, o problema nao tem nada a ver com o nubank ser banco ou nao ser banco, nem com o saque ter custo ou não ter custo
(tudo tem custo),
o que não enquadra a Nuconta nesse caso é que ela não é uma conta corrente.
Mas falando da disrupção do Nubank nesse setor - que é algo super positivo pra gente - eu particularmente faço uns 2 saques por ano, então não vejo necessidade grande nem nada. Porém a necessidade desse saque super eventual é a única coisa que faz com que eu me mantenha ligado aos dinossauros dos bancos velhos torcendo pra eles não inventarem problema pra eu resolver.
Se tivesse UM saque grátis por ano, eu já fechava minha conta no dinossauro e ficava finalmente só com o roxo na carteira.
Acredito que os bancos aceitam 4 saques mensais grátis por terem caixa eletrônico em suas agências.
O nubank só usa os caixas 24 horas que cobram valores altos por cada saque. E o calor que o nubank cobra por saque é o q a rede 24 horas cobra.
Também tenho conta no banco Inter, sei que eles não cobram taxa alguma. Nubank está entrando agora como banco, antes era só o cartão. Assim que se estbilizar como banco, tendo um bom lucro, acredito que não será mais cobrado a taxa.
Sobre o saque gratuito, tecnicamente o Nubanknão cobra pelo serviço de saque, mas sim a Rede Banco 24h por conta do IOF, o Nubank apenas repassa o valor ao consumidor final, coisa que o Banco Inter não faz, o Banco Inter assume o valor para não prejudicar seus clientes, eles inclusive divulgaram uma nota sobre esse gesto. Essa informação que o Nubank não cobra tarifa de saque mas sim as redes de caixa está disponível na ajuda do app, abaixo segue trecho retirado da ajuda do app:
IMPORTANTE
O Nubank não cobra nenhuma tarifa, mas algumas redes de caixas cobram.
Como o saque é considerado uma transação financeira, é cobrado IOF sobre o valor sacado (saque nacional: IOF fixo de 0,38% + IOF diário de 0,0082%; saque internacional: IOF de 6,38%).
Em suma: no meu ponto de vista, o Nubank está em acordo com essa resolução do Banco Central porque tecnicamente eles não cobram tarifa de saque. Tecnicamente.
A Nuconta não se encaixa em Conta Corrente. Acho um produto super válido e considero o rendimento um diferencial. Quanto aos saques não pretendo realizar tão cedo, consigo me organizar e realizar transferências quando necessário.
Sobre a tarifa dos caixas 24h.
Eu tenho também conta no Banco Inter, um outro serviço digital, e ele não cobra pelo saques nos caixa da rede 24h, não importa quantos você fizer. O banco Neon permite um saque gratuito por mês nos caixas 24h. Não creio que disponibilizar pelo menos um saque gratuito seja um problema.
Na verdade, a NuConta é conta de pagamentos, ela pode ser semelhante, mas a regulamentação dela é diferente, pela Lei 12.865/2013 (art. 6°). Acredito que, por isso, essa obrigatoriedade não é válida, seria um benefício opcional.
Mas tomara que um dia a gente receba saques gratuitos!
Por enquanto, transfiro o valor pra outro banco pra sacar
Sim, mas isso faz parte de um compromisso da empresa com o cliente. Iria amar se tivéssemos a mesma coisa aqui na Nu, mas pelo menos entra foram transparentes e ofereceram o serviço pelo preço dele, sem “cestinha” ou outras formas de cobrar por serviços básicos. Como a premissa é ser 100% digital, também entendo que fornecer dinheiro físico na nossa mão pode não ser lá uma grande prioridade. Eu por exemplo quase não faço saques e, se faço, sempre é com consciência.
O Banco Inter também é sujeito a essa tarifa, porém, o Banco Inter assume o valor para não prejudicar seus clientes, ou seja, não repassa o valor ao consumidor final, eles inclusive divulgaram uma nota sobre esse gesto.
@Willam e @anon69515571 Acho essa ideia de alguns saques gratuitos super bacana. Mas isso seria um comodidade, ou um beneficio ofertado pelo NuBank. Uma vez que a NuConta é classificada como “Conta de Pagamento” (essa info está no blog do roxinho) a resolução do BC que a regulamenta é a Circular 3.680.