5 hábitos com o cartão para eliminar o quanto antes
Se usado com sabedoria, um cartão de crédito é uma ferramenta fantástica. O problema é que muitas pessoas se atrapalham e acabam se endividando. Para não cair nesse erro, é essencial abandonar alguns maus hábitos:
1. Não ler a fatura
Crie o costume de, ao longo do mês, ler cada compra e garantir que sabe de onde ela veio. Essa é uma maneira de monitorar possíveis fraudes e erros, mas também de manter o controle sobre seus gastos.
2. Atrasar o pagamento
Se isso é comum pra você, busque entender o que está acontecendo. Faça um alarme mensal se for esquecimento, mude a data de vencimento, veja como priorizar essa conta. Os juros são muito altos para aparecerem todos os meses.
3. Pagar apenas o mínimo e/ou parcelar a fatura com frequência
Se não tiver possibilidade de cobrir o valor total da fatura, o ideal é pagar o máximo possível para que os juros sejam aplicados a uma quantia menor. Manter uma organização desta dívida também é essencial para não acabar gerando uma bola de neve a perder devista.
4. Usar o cartão sem estratégia
Sem planejamento, é fácil cair nas ciladas dos itens acima. O cartão de crédito deve ser usado com atenção: saiba quais tipos de gastos precisará fazer nele para não ter grandes surpresas no fim do mês.
5. Não aprender com os erros
Se você contraiu uma dívida, negocie, entenda como chegou nesta situação e desenvolva estratégias para não cair nela de novo. A saúde financeira é construída no dia a dia.