5w2h da vida financeira

Sempre bom ter aquele “framework da vida” para nos planejarmos e como 2021 está chegando (Já chegou), compartilhem ai, qual a metodologia aplicada por vocês para organizar e planejar a vida financeira de vocês?

Planilhas de Excel?
Anotações na sacola de pão?
Aquela caderneta de R$ 5,00 que tem 20 páginas?
Software integrado com ERP altamente tecnologico?
Comprar tudo no Nubank para manter histórico em um só local (até bigbig)?

Eu normalmente utilizo o bom e velho Excel no formado básico de fluxo de caixa (entradas e saídas, saldo Mês e Saldo Acumulado) mas nos últimos anos eu tenho tornado o controle mais refinado, colocando targets dos projetos futuros e carteira de investimentos etc.

Para as ações (o que ainda irei fazer) eu uso uma caderneta pequena, e vou riscando o que vou fazendo e comprando e adicionando mais coisas por ultimo.

Mas uma coisa eu sempre faço, todo mês de Dezembro eu projeto minhas entradas e saídas para o próximo ano, e quando comprei meu primeiro imóvel fiz isso para os próximos 30 anos (naquela época).

Então todo mês eu tenho algo parecido com um orçamento, e vou comparando meus gastos com minhas projeções. Tem dado muito certo por aqui.

Abs.

Até Mais pessoal.

4 curtidas

Por aqui planilha de excel para ter um overview mais amplo dos custos fixos e variáveis. Os gatos de rotina mantenho o controle dentro da própria conta corrente mesmo. :memo:

6 curtidas

Ultimamente os gastos estão tão curtos que dá pra acompanhar concentrando tudo no meu cartão azul, e daria até pra acompanhar anotando numa sacola de pão :joy:

4 curtidas

:point_up::point_up::point_up::point_up::point_up::point_up::point_up::point_up::point_up:
Faço isso e também uso o gerenciador financeiro Olívia. :wink:

3 curtidas

Pra nos dar uma luz rápida dos gastos, usamos o Gerenciador de finanças Guia Bolso.

Na hora das compras, costumamos diferenciar um pouco.
As necessidades da casa minha esposa concentra mais no cartão dela.
As outras necessidades concentramos no meu.

São detalhes que nos ajudam um pouco na visão de gastos mensal.

O resto, vai pro caderno mesmo.
Todo mês sentamos um dia e conversamos um pouco sobre o mês seguinte.

Tá dando certo… mas o processo estamos melhorando a cada ano.

(As dicas que surgirem neste post, certamente vai pra nossa reuniaozinha de Janeiro) rsrsrs…

5 curtidas

Me entreguei ao app Olivia, consegui integrar quase todas as contas que tenho(Falta C6) e funciona bem, os desafios que ela me passa ajudam muito. a equilibrar a vida financeira.

4 curtidas

Eu normalmente utilizo o bom e velho Excel no formado básico de fluxo de caixa (entradas e saídas, saldo Mês e Saldo Acumulado) mas nos últimos anos eu tenho tornado o controle mais refinado, colocando targets dos projetos futuros e carteira de investimentos etc.

Para as ações (o que ainda irei fazer) eu uso uma caderneta pequena, e vou riscando o que vou fazendo e comprando e adicionando mais coisas por ultimo.

Mas uma coisa eu sempre faço, todo mês de Dezembro eu projeto minhas entradas e saídas para o próximo ano, e quando comprei meu primeiro imóvel fiz isso para os próximos 30 anos (naquela época).

Então todo mês eu tenho algo parecido com um orçamento, e vou comparando meus gastos com minhas projeções. Tem dado muito certo por aqui.

Abs.

4 curtidas

Que ótimo isso, quero, porém não tenho feito no detalhe. Parabéns! :clap:

4 curtidas

Eu uso uma planilha do Excel e volta e meia anoto algumas coisas em um caderninho que fica na minha mesa! :sweat_smile:

5 curtidas

Os caderninhos nos ajudam demais. São uma “mão na roda”! :sweat_smile:

4 curtidas

Sempre ajuda… aqui não é diferente!

3 curtidas