Comprei 60 ações da Oibr e quando fui ver só aparecem 6 ações. Alguém pode me explicar.
Olá @Karla_Vilas_Boas_Tei, bem vindo a NuCommunity!
As ações da Oi passaram por um agrupamento no dia 09/01/2023.
Cada 10 ações da Oi foram agrupadas em uma só.
Informações mais detalhadas aqui:
Entendi. E os valores das ações subiram? Não consegui compreender.
Pense nas ações agrupadas como uma nova divisão do bolo.
Imaginando um bolo que antes era dividido em 1000 fatias e você tinha 60.
Com o agrupamento 1:10, o bolo foi juntado novamente e depois dividido em 100 fatias, você passou a ter 6, mas tem exatamente a mesma quantidade de bolo.
No caso da OIBR3, alguns gráficos que a gente encontra online não fazem o ajuste correto e acabam mostrando um salto irreal no valor das ações. No gráfico mostrado no site da B3, eles já fazem o ajuste do valor de negociação com o agrupamento, mesmo antes da data do evento, e fica fácil acompanhar se houve valorização ou desvalorização.
O agrupamento permite reduzir um pouco a volatilidade. Para uma ação que vale 1 real, qualquer variação de 1 centavo no preço de negociação já é 1% de valorização/desvalorização. Depois do agrupamento, a variação de 1 centavo no preço de negociação passa a ter um impacto menor na valorização/desvalorização e permite ajustar melhor os preços de oferta de compra e venda.
Veja nesse gráfico da B3 que capturei hoje, como antes do dia 9 as variações de preço se dão em saltos de 10 centavos, e depois passaram a ser variações mais suaves:
As respostas te ajudaram a entender?
Houve sim um aumento grande esses últimos, dias, você consegue acompanhar melhor em apps como TradeMap, TradingView e etc.
Sim subiram e muito, quando a justiça anunciou que a Oi havia saído da condição de Recuperação Judicial, houve uma euforia no mercado, um boom na operação de compra, que fez o preço da ação saltar mais de 40%
E bom que tem que declarar acoes todo ano:sunglasses:
Suas 60 ações se transformaram em 6 pelo mesmo valor que vc pagou,entao pode fica tranquila
e algo normal de se acontecer em algumas situações em ativos que necessitam disso
Um bom lembrete pra 2024, visto que o agrupamento aconteceu em janeiro/2023. A DIRPF de 2023 segue com as informações referentes a 31/12/2022.
Se o preço médio de aquisição por ação é informado na declaração, esse valor vai precisar ser ajustado (na declaração de 2024) em razão deste agrupamento.